...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Hoje é Dia: semana tem luta das mulheres rurais e combate à transfobia

Hoje é Dia: semana tem luta das mulheres rurais e combate à transfobia

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Confira as principais efemérides entre 15 a 21/10 na seção Hoje é Dia


Pub­li­ca­do em 15/10/2023 — 07:15 Por Pollyane Mar­ques — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A sem­ana entre 15 e 21 de out­ubro chama atenção para o des­cumpri­men­to de uma série de dire­itos uni­ver­sais. Entre eles, está o dire­ito à ali­men­tação, a igual­dade de gênero no cam­po e a val­oriza­ção dos edu­cadores. 

Em ocasião ao Dia do Pro­fes­sor (15), o pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem (TV Brasil) leva ao ar o episó­dio Vida em sala de aula, que con­ta um pouco da roti­na com­plexa e exaus­ti­va de mul­heres e home­ns que real­mente con­stroem a edu­cação no país. Acom­pan­he no play­er abaixo:

Neste domin­go, tam­bém se cel­e­bra os 45 anos da Assi­natu­ra da Declar­ação Uni­ver­sal dos Dire­itos dos Ani­mais. Ativis­tas e pesquisadores apon­tam que uma for­ma de garan­tir o dire­ito dess­es seres é mudan­do os hábitos ali­menta­res e de con­sumo. Em 2017, o jor­nal­is­mo web da EBC pro­duz­iu o espe­cial Veg­e­tar­i­an­is­mo: enten­da esse esti­lo de vida. O mate­r­i­al expli­ca, por exem­p­lo, como a ciên­cia evoluiu para um con­ceito de que os ani­mais são seres sen­cientes

Luta das mulheres do campo

Um dos destaques mais impor­tantes da sem­ana é o Dia Inter­na­cional das Mul­heres Rurais (15). O o relatório “The sta­tus of women in agri­food”, feito pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Ali­men­tação e a Agri­cul­tura (FAO/ONU), desta­ca as desigual­dades de gênero no cam­po.

Entre os prob­le­mas que as mul­heres encon­tram, estão as piores condições de tra­bal­ho, menos aces­so à posse da ter­ra, ao crédi­to e à for­mação e tam­bém o fato de elas gan­harem 18% menos que os tra­bal­hadores home­ns em mes­ma situ­ação.

A pesquisa rev­ela que o com­bate às desigual­dades de gênero no cam­po e empodera­men­to de mul­heres nos sis­temas agroal­i­menta­res pode­ri­am aumen­tar o PIB mundi­al em US$ 1 bil­hão e acabar com a inse­gu­rança ali­men­tar de 45 mil­hões de pes­soas.

Brasília (DF) 16/08/2023 - Mulheres agricultoras realizam a 7ª Marcha das Margaridas. O evento, que é feito de quatro em quatro anos, traz para a capital federal as pautas políticas das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. A
Repro­dução: Brasília (DF) 16/08/2023 — Mul­heres agricul­toras real­izam a 7ª Mar­cha das Mar­gari­das. O even­to, que é feito de qua­tro em qua­tro anos, traz para a cap­i­tal fed­er­al as pau­tas políti­cas das mul­heres do cam­po, da flo­res­ta, das águas e das cidades. Joéd­son Alves/Agência Brasil

No Brasil, a 7ª edição da Mar­cha das Mar­gari­das, reuniu mais de 100 mil mul­heres em Brasília, reforça a luta por dire­itos das mul­heres rurais. Sobre o even­to, vale a pena con­ferir o espe­cial da Agên­cia Brasil Por que mar­cham as Mar­gari­das?, que traz um com­pi­la­do de pau­tas das mul­heres do cam­po, da cidade e da flo­res­ta hoje no Brasil.

Alimentação e erradicação da pobreza

O Dia Mundi­al da Ali­men­tação (16), cri­a­do pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) em 1980 e ampla­mente difun­di­do pela FAO, é um con­vite à reflexão sobre com­er, des­perdiçar e lutar para que todos este­jam ali­men­ta­dos e nutri­dos. O tema pro­pos­to para o debate deste ano é “Comi­da, Água, Dire­itos e Equidade”. Para aju­dar a refle­tir sobre o tema, con­fi­ra algu­mas reporta­gens pub­li­cadas pela Agên­cia Brasil no espe­cial Vidas secas no país das águas.

A errad­i­cação da pobreza é uma das metas da Agen­da 2030 dos Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el. Por isso, o Dia Inter­na­cional para a Errad­i­cação da Pobreza (17) fun­ciona como um aler­ta para que esse obje­ti­vo não fique de lado. Mas parece que ain­da esta­mos longe de atin­gir a meta. Segun­do a ONU, no ano pas­sa­do, cer­ca de 1,3 bil­hão de pes­soas no mun­do vivi­am em diver­sas dimen­sões da pobreza.

Em 10 de out­ubro, o Repórter Brasil noti­ciou os dados de uma pesquisa fei­ta pelo Fun­do das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef): de um total de 53 mil­hões de cri­anças e ado­les­centes no Brasil, quase 31,9 mil­hões deles estão pri­va­dos de um ou mais dire­itos. E cer­ca de 36% dessas cri­anças e ado­les­centes vivem com recur­sos insu­fi­cientes para aten­der às suas neces­si­dades.

Agên­cia Brasil tam­bém falou sobre o assun­to mostran­do o desafio do com­bate à pobreza na Améri­ca.

Dia Mundial da Menopausa

A menopausa é o nome dado à últi­ma men­stru­ação e, ape­sar de ocor­rer com todas as mul­heres, ain­da é trata­da como um tabu. Para com­bat­er quais­quer estig­mas em torno desse perío­do, a Sociedade Inter­na­cional da Menopausa, com o apoio da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) e de difer­entes orga­ni­za­ções não-gov­er­na­men­tais, cel­e­bra o Dia Mundi­al da Menopausa em 18 de out­ubro.

Em entre­vista à Rádio Nacional, a endocri­nol­o­gista Dolores Par­dinih, da Sociedade Brasileira de Endocrinolo­gia e Metabolo­gia Region­al São Paulo (SBEM-SP), deu dicas de como viv­er bem após a menopausa:

E a Nacional da Amazô­nia con­ver­sou com o gine­col­o­gista Luiz Fran­cis­co Bac­caro, inte­grante da Fed­er­ação Brasileira das Asso­ci­ações de Gine­colo­gia e Obstetrí­cia (Febras­go) para tirar dúvi­das sobre o cli­matério:

O pro­gra­ma Brasil em Dia, que era veic­u­la­do na TV Brasil, tam­bém trouxe infor­mações sobre o acom­pan­hamen­to ofer­e­ci­do pelo Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) a mul­heres nesse perío­do, inclu­sive com ter­apia de reposição hor­mon­al e atendi­men­to psi­cológi­co.

Luta contra a Patologização da Transexualidade

No dia 21 se cel­e­bra o Dia Mundi­al de Luta con­tra a Patol­o­giza­ção da Tran­sex­u­al­i­dade. Des­de 2009, o mês de out­ubro tem con­cen­tra­do esforços em prol da con­tínua luta pela despa­tol­o­giza­ção das iden­ti­dades trans.

Em 2019, as lutas resul­taram na reti­ra­da da tran­sex­u­al­i­dade ou trav­es­til­i­dade do rol da Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doenças e Prob­le­mas Rela­ciona­dos à Saúde (CID) e deixaram de ser vis­tas por insti­tu­ições médi­co-psiquiátri­c­as como uma for­ma de transtornos men­tais. Mas ain­da é pre­ciso com­bat­er o pre­con­ceito e a vio­lên­cia que matam diari­a­mente essa pop­u­lação.

Em 2016, a equipe de jor­nal­is­mo web da EBC criou o espe­cial mul­ti­mí­dia #PraTe­Mostrar­Quem­Sou que dis­cu­tia a trans­fo­bia a par­tir de entre­vis­tas real­izadas pelo Por­tal EBC e Agên­cia Brasil durante o 12° Sem­i­nário LGBT do Con­gres­so Nacional e a Con­fer­ên­cia de Mul­heres Livres. Acesse aqui.

Atual­mente, uma das expoentes da luta con­tra a trans­fo­bia tem sido a dep­uta­da fed­er­al Éri­ka Hilton (Psol-SP), que faz o enfrenta­men­to da pau­ta con­ser­vado­ra no Con­gres­so Nacional.

Recen­te­mente, Éri­ka Hilton foi a con­vi­da­da do pro­gra­ma Dan­do a Real com Demori e falou sobre sua tra­jetória, o movi­men­to LGBTQIA+ e religião. Reve­ja:

 

Confira a lista mensal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

8 a 14 de out­ubro de 2023
15

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e vio­lin­ista flu­mi­nense Alber­to de Cas­tro Simões da Sil­va, o Bororó (125 anos)

Morte do com­pos­i­tor e can­tor flu­mi­nense Romeu Scovi­no, o Romeu Gen­til (40 anos)

Morte do com­pos­i­tor, jor­nal­ista, locu­tor e disc-jóquei capix­a­ba Jair Amor­im (30 anos)

Morte do can­tor e instru­men­tista mineiro de músi­ca ser­tane­ja de raiz José Dias Nunes, o Tião Car­reiro (30 anos)

Assi­natu­ra da Declar­ação Uni­ver­sal dos Dire­itos dos Ani­mais (45 anos)

Nel­son Piquet con­quista o bicam­pe­ona­to mundi­al de Fór­mu­la 1 (40 anos)

Dia Inter­na­cional das Mul­heres Rurais

Dia do Pro­fes­sor — comem­o­ra­do por brasileiros, con­forme Decre­to Nº 52.682 de 14 de out­ubro de 1963, para mar­car a data do Decre­to do imper­ador Dom Pedro I, emi­ti­do em 15 de out­ubro de 1827, que insti­tu­iu o ensi­no das primeiras letras no Brasil

16

Nasci­men­to do jogador de fute­bol, comen­tarista e coor­de­nador esporti­vo catari­nense Paulo Rober­to Fal­cão, con­heci­do com o “Rei de Roma” (70 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e can­tor flu­mi­nense Mário Pereira, o Mar­in­ho da Muda (95 anos) — um dos fun­dadores do Grêmio Recre­ati­vo e Esco­la de Sam­ba Império da Tiju­ca

Karol Wojity­la, cardeal polonês, é eleito Papa, com o nome de João Paulo II (45 anos)

Dia Mundi­al da Ali­men­tação — comem­o­ração inter­na­cional insti­tuí­da pela Assem­bleia Ger­al da ONU na Res­olução 35/70 de 5 de dezem­bro de 1980, tam­bém comem­o­ra­do no Brasil como Dia Nacional da Ali­men­tação

17

Nasci­men­to do can­tor e com­pos­i­tor paulista Ful­gên­cio San­ti­a­go, o Baby San­ti­a­go (90 anos) — um dos primeiros com­pos­i­tores de rock brasileiro, com letras bem humoradas e temas brasileiros, ao con­trário da maio­r­ia dos out­ros can­tores que gravavam ver­sões de rocks amer­i­canos

Dia Inter­na­cional Para a Errad­i­cação da Pobreza — comem­o­ração inter­na­cional, que foi insti­tuí­da pela Assem­bleia Ger­al da ONU na sua Res­olução A/RES/47/196 de 22 de dezem­bro de 1992

18

Nasci­men­to do dra­matur­go, teatról­o­go, jor­nal­ista, cro­nista e pro­fes­sor flu­mi­nense da Acad­e­mia Brasileira de Letras Jora­cy Camar­go (125 anos)

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor e arran­jador vocal flu­mi­nense Mil­ton Lima dos San­tos Fil­ho, o Milt­in­ho (80 anos) — inte­grante e atual­mente empresário do grupo MPB4

Morte da pianista e com­pos­i­to­ra per­nam­bu­cana Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia (40 anos) — emb­o­ra ten­ha ini­ci­a­do sua car­reira como pianista eru­di­ta, pas­sou a dedicar-se sobre­tu­do à músi­ca brasileira, par­tic­u­lar­mente ao choro, sendo muito com­para­da à sua pre­de­ces­so­ra Chiquin­ha Gon­za­ga; em crôni­ca denom­i­na­da “A Bênção, Ti’Amélia”, Vini­cius de Moraes chega a afir­mar que Tia Amélia é uma ressur­reição de Chiquin­ha Gon­za­ga com bossas novas

Morte do com­pos­i­tor francês Charles Goun­od (130 anos) — famoso sobre­tu­do por suas óperas e músi­cas reli­giosas, inclu­sive “Ave Maria”

Morte do ator e dire­tor de teatro, cin­e­ma e tele­visão polonês Zbig­niew Mar­i­an Ziem­bin­s­ki (45 anos)

Dia Mundi­al da Menopausa — comem­o­ração inter­na­cional, que tem sido pro­movi­da pela Sociedade Inter­na­cional da Menopausa com o apoio da Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde e de várias ONGs do Brasil e do mun­do

19

Nasci­men­to do poeta, can­tor, com­pos­i­tor, jor­nal­ista, dra­matur­go e diplo­ma­ta flu­mi­nense Viní­cius de Moraes (110 anos)

Beat­i­fi­cação de Madre Tereza de Cal­cutá (20 anos)

20

Nasci­men­to do can­tor, com­pos­i­tor, pro­du­tor e radi­al­ista flu­mi­nense Paulo Tapa­jós (110 anos) — foi can­tor, dire­tor e pro­du­tor de diver­sos pro­gra­mas da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, até sair em 1946 para a Rádio Tupi, ocu­pan­do o car­go de dire­tor artís­ti­co

Morte do com­pos­i­tor e sam­bista flu­mi­nense Luiz Car­los da Vila (15 anos)

Insta­lação da CPI do Orça­men­to (30 anos)

Dia do Arquiv­ista — comem­o­ra­do no Brasil para mar­car a data da fun­dação da Asso­ci­ação dos Arquiv­is­tas Brasileiros, que foi con­sti­tuí­da em 20 de out­ubro de 1971 na cidade brasileira do Rio de Janeiro

Dia Mundi­al da Estatís­ti­ca — comem­o­ração inter­na­cional, que foi insti­tuí­da pela 90ª Assem­bleia Ger­al da ONU na sua Res­olução A/RES/64/267 de 3 de jun­ho de 2010, em trib­u­to desse serviço que é tido como um suporte fun­da­men­tal para a toma­da de decisões gov­er­na­men­tais e para cidada­nia con­sciente

Dia Mundi­al da Osteo­porose — comem­o­ração inter­na­cional que foi insti­tuí­da em 1996 pela Sociedade Britâni­ca de Osteo­porose e que, a par­tir de 1997, foi ado­ta­da pela Fun­dação Inter­na­cional da Osteo­porose

21

Morte do políti­co per­nam­bu­cano Gregório Bez­er­ra (40 anos)

Dia Mundi­al de Luta con­tra a Patol­o­giza­ção da Tran­sex­u­al­i­dade — comem­o­ração móv­el (sába­do entre 17 e 23 de out­ubro) da comu­nidade de Lés­bi­cas, Gays, Bis­sex­u­ais, Trav­es­tis, Tran­sex­u­ais, Trans­gêneros e Sim­pa­ti­zantes, que está rela­ciona­da com a luta pela exclusão da definição tran­sex­u­al­i­dade do Man­u­al Diag­nós­ti­co e Estatís­ti­co de Transtornos Men­tais, da Asso­ci­ação Norte-Amer­i­cana de Psiquia­tria e da Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doenças da OMS

Edição: Ley­ber­son Pedrosa/ Rena­ta Batista

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em 5 anos, homicídios caem mais de 30% em seis estados e no DF

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Em 2018 e 2019, houve queda mesmo com 45,5 mil registros …