...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é dia: solidariedade e migração marcam semana da véspera de Natal

Hoje é dia: solidariedade e migração marcam semana da véspera de Natal

Repro­dução: © Zacharias Abubeker/Médicos Sem Fron­teiras

Pub­li­ca­do em 18/12/2022 — 08:15 Por Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Sob o cli­ma das vésperas de Natal e das out­ras fes­tas de final de ano, temáti­cas de val­or social mar­cam a sem­ana em todo o mun­do. Pelo menos dois assun­tos estão interli­ga­dos e e tocam fun­do cada um de nós.  Migração e sol­i­dariedade.

Neste domin­go (18), há uma reflexão impor­tante em relação ao Dia dos Migrantes. Já o dia 20 de dezem­bro é inter­na­cional da sol­i­dariedade humana, tema que não deve estar restri­to ao espíri­to natal­i­no, mas que cos­tumeira­mente se aflo­ra em meio a sen­ti­men­tos decem­bri­nos.

As duas temáti­cas são con­stantes em mate­ri­ais jor­nalís­ti­cos e em pro­gra­mas da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC),e podem ser con­sul­ta­dos no acer­vo históri­co em vídeos, áudios e tex­tos.

Há qua­tro anos, por exem­p­lo, a luta diária de mul­heres refu­giadas no Brasil foi tema do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil. O pro­gra­ma traz pes­soas de cul­turas e cores de pele difer­entes. No Brasil, essas cidadãs são de mais de 80 nacional­i­dades, incluin­do África, Ori­ente Médio e Haiti.

O pro­gra­ma traz depoi­men­tos de mul­heres de Ugan­da, Síria, Palesti­na, Sene­gal, Haiti, Con­go e Ango­la.

Assista ao pro­gra­ma abaixo:

Se há apoio no Brasil, exis­tem aque­les com­pa­tri­o­tas que vão longe. A Agên­cia Brasil pub­li­cou reportagem espe­cial sobre ações human­itárias em difer­entes partes do mun­do no começo da pan­demia e con­ta histórias de brasileiros que fiz­er­am do apoio ao próx­i­mo a própria razão de existên­cia. Con­fi­ra o mate­r­i­al.

Dia Mundial Humanitário
Repro­dução: Hoje é Dia/Foto: Zacharias Abubeker/Médicos Sem Fron­teiras

Em 2022, o Cam­in­hos da Reportagem tam­bém tra­tou de pes­soas refu­giadas venezue­lanas, como é o caso da com­er­ciante Yuris­bel Lopes que chegou com dois fil­hos ao Brasil pela fron­teira em Roraima.

Em três malas, trouxe o que restou da vida. “Nes­sa estão as min­has roupas, nes­ta, a das cri­anças, na out­ra, os sap­atos”. Ao todo, neste ano, mais de  717 mil venezue­lanos entraram no Brasil de janeiro de 2017 a março de 2022. Con­fi­ra o pro­gra­ma:

Sobre a vida de estrangeiros no Brasil, um out­ro pro­gra­ma, feito em parce­ria com a TV Encuen­tro, da Argenti­na, mostrou a vida de tra­bal­hadores daque­le país que escol­her­am o nos­so país para viv­er. Con­fi­ra as histórias em Argenti­nos en Brasil.

Por out­ro lado, a Agên­cia Brasil tem desta­ca­do a luta de pes­soas vul­neráveis que procu­ram out­ro país para viv­er. Em ger­al, a temáti­ca da crise migratória é espaço de inter­esse das equipes de reportagem em todo o mun­do.

Dia da Solidariedade

Diante de crises humanas, econômi­cas e soci­ais em todo o mun­do, forças de sal­vação atende por nomes de orga­ni­za­ções da sociedade civ­il ou mes­mo de ini­cia­ti­vas iso­ladas partem de ini­cia­ti­vas ide­al­is­tas por comu­nidades ou mes­mo por um mun­do menos difí­cil de se viv­er.

Há quase 10 anos, o Cam­in­hos da Reportagem trouxe histórias de  peque­nas ati­tudes do dia a dia ou mes­mo em grandes pro­je­tos que cor­rem o mun­do.

O pro­gra­ma desta­ca dis­cussões sobre o apren­diza­do do altruís­mo na esco­la. O pro­gra­ma elen­ca o exem­p­lo de um grupo de pal­haços que leva ale­gria a refu­gia­dos de guer­ra, ou mes­mo a vida de leitores que emprestam sua visão para pes­soas com defi­ciên­cia visu­al lerem e estu­darem.

Out­ro con­tex­to que não escapou das câmeras da TV Brasil foi a inten­sa sol­i­dariedade naque­les piores dias da pan­demia de covid-19. Um dos pro­gra­ma expli­ca pro­je­tos soci­ais espal­ha­dos pelo Brasil que se rein­ven­taram pela inter­net para chegar a difer­entes públi­cos com ali­men­tos, roupas e atendi­men­to médi­co. Aliás, durante a pan­demia, cresce­r­am em 40% as ini­cia­ti­vas soci­ais lid­er­adas por mul­heres. Con­fi­ra o vídeo:

Na pandemia

O perío­do da pan­demia, aliás, ger­ou uma onda de sol­i­dariedade com cria­tivi­dade, como foi a cri­ação de um aplica­ti­vo para que viz­in­hos se aju­dassem para que ninguém ficas­se sem comi­da. Con­heça a história reg­istra­da pelo Revista Brasil:

Sol­i­dariedade no Revista Brasil

Out­ro cam­in­ho da sol­i­dariedade que a EBC reg­istrou foi como de como a gas­trono­mia pode trans­for­mar comu­nidades. Em 2021, a equipe de reportagem foi até a comu­nidade quilom­bo­la Cafundá Astrogil­da, na Zona Oeste da cidade do Rio, para con­hecer o restau­rante que fun­ciona lá, aber­to ao públi­co, sob o coman­do de duas mul­heres quilom­bo­las.

O pro­gra­ma Tarde Nacional, da Rádio Nacional, tam­bém obser­vou a ação da Rede Solidária Pon­tin­ho de Luz, que é uma orga­ni­za­ção comu­nitária que reúne vol­un­tários de todo o país para aju­dar o próx­i­mo. A empre­sa social englo­ba difer­entes ações de arrecadação de ali­men­tos, roupas e cober­tores para pes­soas em situ­ação de rua. Ouça abaixo:

Sol­i­dariedade é tema no Tarde Nacional

 

Leia mais sobre sol­i­dariedade na Agên­cia Brasil

Ouça mais nas Rádios EBC como par­tic­i­par de gru­pos de aju­da ao próx­i­mo

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia do mês de dezembro de 2022:

18 a 24 de dezem­bro de 2022
18

Estreia do balé Que­bra Nozes na Rús­sia (130 anos)

Dia Nacional do Museól­o­go — comem­o­ra­do por brasileiros con­forme decre­to de 31 de maio de 2004, pelo qual tam­bém se criou a Sem­ana dos Museus no Brasil

Dia Inter­na­cional dos Migrantes

19

Estreia do filme Titan­ic (25 anos)

20

Dia Inter­na­cional da Sol­i­dariedade Humana — comem­o­ração insti­tuí­da pela ONU, na Res­olução nº 60/209, de 22 de dezem­bro de 2005

21

Cri­ação do Insti­tu­to Nacional do Livro (85 anos)

Estreia de Bran­ca de Neve, primeiro lon­ga ani­ma­do da Dis­ney (85 anos)

Dia do Sol­stí­cio de Verão — comem­o­ra­do no hem­is­fério sul

Dia do Atle­ta

24

Nasci­men­to da atriz ingle­sa Ava Gard­ner (100 anos)

Nasci­men­to do goleiro paulista Félix Miél­li Veneran­do, o Félix (85 anos) — tri­cam­peão da Copa do Mun­do pelo Brasil

Edição: Alessan­dra Esteves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Rio discute medidas contra aumento do feminicídio

Um crime contra mulheres é registrado a cada 72 horas no estado Dou­glas Cor­rêa — …