...
domingo ,8 setembro 2024
Home / Meios de comunicação / Hoje é dia traz o Dia Nacional da Radiofusão, saúde e direitos humanos

Hoje é dia traz o Dia Nacional da Radiofusão, saúde e direitos humanos

Repro­dução: © Agên­cia Nacional

25 de setembro também marca o nascimento de Roquette Pinto


Pub­li­ca­do em 24/09/2023 — 07:15 Por Pollyane Mar­ques — Repórter da Radioagên­cia Nacional — Brasília

ouvir:

Nun­ca antes na história da humanidade o aces­so à infor­mação foi tão fácil, veloz e múlti­p­lo. Mas isso não sig­nifi­ca que a nos­sa for­ma de nos infor­mar seja mar­avil­hoso. Do mes­mo jeito, nun­ca antes foi tão necessário estar aten­to às fontes das infor­mações que con­sum­i­mos para evi­tar e enfraque­cer a pro­lif­er­ação das fake news. E esta quin­ta sem­ana de setem­bro é uma boa ocasião para se refle­tir sobre isso.

No dia 25 cel­e­bramos o Dia Nacional do Rádio e da Radiod­i­fusão. A data foi cri­a­da para relem­brar o nasci­men­to de Edgar Roquette-Pin­to, con­sid­er­a­do o pai da radiod­i­fusão no país. Médi­co, pro­fes­sor, escritor, antropól­o­go, etnól­o­go e ensaís­ta, Roquette-Pin­to fun­dou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, chama­da pos­te­ri­or­mente de Rádio MEC após ser doa­da, em 1936, ao Min­istério da Edu­cação. Cli­can­do aqui você poderá aces­sar um espe­cial sobre a história do rádio. Elab­o­ra­do pelos profis­sion­ais da Radioagên­cia Nacional e pub­li­ca­do pela Agên­cia Brasil as reporta­gens lem­bram a importân­cia desse veícu­lo, que con­tin­ua sendo fun­da­men­tal na comu­ni­cação brasileira. E a pro­gra­mação de todas as rádios da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) pode ser con­feri­da no Por­tal das Rádios.

Já o 28 é reser­va­do pala lem­brar­mos o Dia Inter­na­cional do Aces­so Uni­ver­sal à Infor­mação. A data foi insti­tuí­da pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas para a Edu­cação, a Ciên­cia e a Cul­tura (Unesco), com o obje­ti­vo de pro­mover o aces­so à infor­mação por meio de todas as platafor­mas, como uma maneira essen­cial de cumprir a Agen­da de Desen­volvi­men­to 2030 e os Obje­tivos de Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (ODS). A Unesco acred­i­ta que o aces­so à infor­mação é uma for­ma de reduzir o fos­so das desigual­dades soci­ais no plan­e­ta.

E fechamos a sem­ana com uma per­gun­ta: uma boa história con­ta­da ao pé do ouvi­do vale mais que muitas ima­gens? Não temos uma respos­ta defin­i­ti­va para isso, mas o que se sabe é que o cresci­men­to da audiên­cia para pod­casts no Brasil tem sido expo­nen­cial, de acor­do com a Asso­ci­ação Brasileira de Pod­cast­ers. E em 2023 a EBC entrou neste mun­do. E no Dia Inter­na­cional do Pod­cast, comem­o­ra­do no dia 30, te con­vi­damos a con­hecer Histórias Raras, Copa Delas e Sala de Vaci­na, pro­duções da Radioagên­cia NacionalÉ só clicar aqui!.

Saúde, Direitos Humanos e Cidadania

Abri­mos a sem­ana comem­o­ran­do o Dia Nacional do Trân­si­to. O tema é pau­ta con­stante nos veícu­los da EBC, e recen­te­mente foi a série de reporta­gens espe­ci­ais Trân­si­to: bons exem­p­los em movi­men­to lev­ou para os expec­ta­dores da TV Brasil o que tem sido ino­vação para mel­ho­rar a mobil­i­dade urbana e quais os desafios a serem super­a­dos no trân­si­to brasileiro. O Cam­in­hos da Reportagem tam­bém abor­dou o tema este ano, no pro­gra­ma Soluções em Trân­si­to. Assista!

O 26 de setem­bro é reser­va­do para o Dia Nacional dos Sur­dos e o Dia Inter­na­cional da Lin­guagem de Sinais. A comu­nidade sur­da é for­ma­da por mais de dez mil­hões de brasileiros, de acor­do com o Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE). E mes­mo com avanços e tec­nolo­gia, essa pop­u­lação ain­da enfrenta muitas difi­cul­dades para aces­sar serviços bási­cos do cotid­i­ano. Uma das bar­reiras é a fal­ta de comu­ni­cação. O episó­dio Brasil que usa libras, do Cam­in­hos da Reportagem, mostra que, emb­o­ra a Libras ( Lín­gua Brasileira de Sinais), seja um idioma ofi­cial no país, ape­nas dois mil­hões de pes­soas a dom­i­nam.

No dia 27 é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Teci­dos. O tema gan­hou reper­cussão recen­te­mente quan­do o apre­sen­ta­dor Faus­to Sil­va, o Faustão, foi sub­meti­do a um trans­plante de coração. Jun­to com as inúmeras infor­mações rel­e­vantes que cir­cu­laram sobre o tema, as fake news tam­bém tiver­am seu espaço. Por isso, nes­sa data, vale destacar que o Sis­tema Nacional de Trans­plantes (SNT) brasileiro, lig­a­do ao Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS), é o maior do mun­do. A Agên­cia Brasil já expli­cou como fun­ciona a lista de espera e os trans­plantes no país  e tam­bém deu destaque para os hos­pi­tais uni­ver­sitários que têm sido refer­ên­cia nesse tra­bal­ho.

Durante a pan­demia de covid-19 a doação de órgãos caiu no país, mas de acor­do com matéria veic­u­la­da pela Radioagên­cia Nacional o número de doadores voltou a crescer nesse ano. E vale sem­pre lem­brar que não há cus­tos para a família do doador, bem como não há nen­hum tipo de paga­men­to pelo órgão. E que, caso a pes­soa queira ser uma doado­ra, ela deve avis­ar à família, pois serão os famil­iares os respon­sáveis pela autor­iza­ção da cap­tação.

Uma das metas da Agen­da do Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el é “acabar com a fome, alcançar a segu­rança ali­men­tar e mel­ho­ria da nutrição e pro­mover a agri­cul­tura sus­ten­táv­el” até 2030. Mas esse obje­ti­vo parece dis­tante de ser alcança­do, e um dos motivos é a quan­ti­dade de comi­da joga­da fora diari­a­mente em todo o mun­do enquan­to a fome cresce. Por isso, cel­e­bran­do o dia 29, Dia Inter­na­cional de Con­sci­en­ti­za­ção sobre Per­da e Des­perdí­cio de Ali­men­tos, a Orga­ni­za­ção das Nações Unidas con­vi­da a todos a colab­o­rarem com as estraté­gias para reduzir a per­da de comi­da. Para con­tribuir com essa reflexão, a Agên­cia Brasil pub­li­cou, em março, o espe­cial Pra­to Vazio que traça um panora­ma do Brasil que ain­da está no mapa da fome.

Tam­bém no dia 29, é o Dia Mundi­al do Coração. A data é um chama­men­to para a atenção às doenças car­dio­vas­cu­lares e às for­mas de pre­veni-las.

As doenças car­dio­vas­cu­lares são as prin­ci­pais causas de morte em todo o mun­do, e um lev­an­ta­men­to do Insti­tu­to Nacional de Car­di­olo­gia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de inter­nações por infar­to aumen­tou no Brasil. Entre os home­ns, a média men­sal pas­sou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mul­heres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumen­to de 157% (). O aumen­to dos infar­tos e as for­mas de pre­venção tam­bém foram assun­to do jor­nal­is­mo da Rádio Nacional.

Religiosidade

O Yom Kipur, o dia do perdão eter­no, é con­sid­er­a­da a data mais sagra­da para a comu­nidade judaica. Este dia de reflexão e rec­on­cil­i­ação é cel­e­bra­do sem­pre no déci­mo dia após o Rosh Hashaná — ano novo judaico. Então, entre o entarde­cer do dia 24 e o pôr do sol do dia 25 os judeus de todo o mun­do serão con­vi­da­dos a um momen­to de pro­fun­da intro­specção, oração, arrependi­men­to e perdão.

Nos dias 26 e 27 de setem­bro são cel­e­bra­dos os irmãos Cosme e Damião. Para a igre­ja católi­ca os dois são con­sid­er­a­dos san­tos por terem prat­i­ca­do a med­i­c­i­na gra­tuita­mente na comu­nidade em que vivi­am. Os dois foram decap­i­ta­dos por vol­ta do ano 300 por não negarem a fé cristã, e são con­sid­er­a­dos már­tires pela igre­ja romana.

Já para os prat­i­cantes da umban­da e do can­domblé, a refer­ên­cia aos dois é fru­to da neces­si­dade dos africanos escrav­iza­dos terem que asso­ciar seus orixás a san­tos católi­cos para prati­carem sua fé. Para essas religiões, Cosme e Damião são, na ver­dade, os Ibejis, fil­hos gêmeos de Xangô e Ian­sã. E a tradição de entre­gar doces vem daí, da ofer­en­da aos orixás cri­anças. Para saber mais sobre essa história você pode clicar aqui e aqui.

E sobre as duas datas, vale lem­brar que até 1969 a igre­ja católi­ca tam­bém cel­e­bra­va os san­tos no dia 27, como a umban­da e o can­domblé. Mas, des­de aque­le ano, se ale­gou que a cel­e­bração seria no 26 para não coin­cidir com a fes­ta de são Vicente de Paula, out­ro san­to da religião.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

Sem­ana de 24 a 30 de Setem­bro de 2023
24

Morte do geó­grafo, sociól­o­go, pen­sador e ativista do com­bate à fome per­nam­bu­cano Josué de Cas­tro (50 anos)

Dia de Iom Kipur (Dia do Perdão) do Cal­endário Judaico — começa no crepús­cu­lo que ini­cia o déci­mo dia do mês hebreu de Tishrei (que coin­cide com Setem­bro, Out­ubro ou Novem­bro), con­tin­uan­do até ao seguinte pôr do sol

25

Nasci­men­to da atriz e dublado­ra paulista Nícia Soares (95 anos)

Nasci­men­to da can­to­ra, com­pos­i­to­ra e fol­clorista maran­hense Maria de Lour­des Argol­lo Oliv­er, a Dilu Melo (110 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor francês Jean-Philippe Rameau (340 anos) — um dos maiores com­pos­i­tores do perío­do Bar­ro­co-Rococó. Na França, porém, é tido como a maior expressão do Clas­si­cis­mo musi­cal

Dia Nacional da Radiod­i­fusão — comem­o­ra­do extrao­fi­cial­mente por brasileiros, para mar­car a data do nasci­men­to do Médi­co legista, pro­fes­sor, antropól­o­go, etnól­o­go, ensaís­ta e pio­neiro do Rádio brasileiro, Roquette-Pin­to, nasci­do em 25 de setem­bro de 1884, e que é con­sid­er­a­do o “Pai da radiod­i­fusão” no Brasil

Dia Nacional do Trân­si­to

Lança­men­to do pro­gra­ma esporti­vo “Sta­di­um”, na TVE (47 anos)

26

Nasci­men­to do can­ta­dor, vio­leiro e repen­tista per­nam­bu­cano Otacílio (100 anos) — umas de suas músi­cas de suces­so é “Mul­her Nova, Boni­ta e Car­in­hosa Faz o Homem Gemer sem Sen­tir Dor”, com­pos­ta em parce­ria com o can­tor Zé Ramal­ho, grava­da pela can­to­ra Amelin­ha para o dis­co homôn­i­mo da canção-títu­lo e pos­te­ri­or­mente foi grava­da pelo próprio Zé Ramal­ho

Nasci­men­to da can­to­ria e atriz britâni­ca Olivia New­ton-John (75 anos) — tornou-se uma estrela inter­na­cional com o suces­so do filme “Grease” (1978), que no Brasil se chamou “Nos tem­pos da bril­han­ti­na”

Dia de São Cosme e Damião (para o catoli­cis­mo)

Dia Inter­na­cional para Elim­i­nação Total das Armas Nuclear­es — data recon­heci­da pela ONU

Dia Nacional dos Surdos/Dia Inter­na­cional da Lin­guagem de Sinais/Semana Inter­na­cional dos Sur­dos — comem­o­ração insti­tuí­da pela Lei Nº 11.796 de 29 de out­ubro de 2008; tem por fim mar­car a data da cri­ação da 1ª esco­la brasileira para Sur­dos, que foi fun­da­da em 26 de setem­bro de 1857 com o nome de Colé­gio Nacional para Sur­dos-Mudos na cidade do Rio de Janeiro e que atual­mente é con­heci­da por Insti­tu­to Nacional de Edu­cação de Sur­dos

27

Dia de São Cosme e Damião (para o can­domblé e umban­da)

Dia Mundi­al do Tur­is­mo — comem­o­ração insti­tuí­da pela 3ª con­fer­ên­cia da Orga­ni­za­ção Mundi­al do Tur­is­mo para mar­car a data da adoção dos estatu­tos da OMT, ocor­ri­da em 27 de setem­bro de 1970; data recon­heci­da pela ONU

Dia Nacional da Doação de Órgãos e Teci­dos

28

Nasci­men­to do escritor, pro­fes­sor e psicól­o­go paulista Isa­ias Pes­sot­ti (90 anos)

Morte do papa ital­iano Albi­no Luciani, o João Paulo I (45 anos)

Nasci­men­to do auto­mo­bilista fin­landês Mika Häkki­nen (55 anos)

Dia Inter­na­cional do Aces­so Uni­ver­sal à Infor­mação — data recon­heci­da pela UNESCO

Dia Mundi­al da Rai­va — comem­o­ração para mar­car a data da morte do micro­bi­ol­o­gista e quími­co francês, Louis Pas­teur, que fale­ceu em 28 de setem­bro de 1895, e que, com a colab­o­ração de seus cole­gas, tam­bém desen­volveu a 1ª vaci­na efi­caz con­tra a rai­va, uma doença total­mente previnív­el que, ain­da assim, mata uma pes­soa a cada 10 min­u­tos em média; data recon­heci­da pela Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde

29

Morte do escritor flu­mi­nense Macha­do de Assis (115 anos)

Dia Marí­ti­mo Mundi­al — comem­o­ração móv­el (últi­ma sex­ta-feira de setem­bro) insti­tu­i­da pelo Con­sel­ho de Admin­is­tração da Orga­ni­za­ção Marí­ti­ma Inter­na­cional, ante­ri­or­mente con­heci­da como Orga­ni­za­ção Con­sul­ti­va Marí­ti­ma Inter­gov­er­na­men­tal e que está rat­i­fi­ca­da pela ONU

30

Morte do escritor, radi­al­ista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Sér­gio Mar­cus Rangel Por­to, o Stanis­law Ponte Pre­ta (55 anos)

Nasci­men­to da atriz paulista Dirce Migli­ac­cio (90 anos)

Nasci­men­to do radi­al­ista por­tuguês Hélio do Sover­al (105 anos) — roteirista da famosa série de radioteatro da Rádio Nacional “Teatro de Mis­tério”

Con­quista da medal­ha de ouro por Aurélio Miguel, na cat­e­go­ria meio-pesa­do do Judô nos Jogos Olímpi­cos de Seul (35 anos)

Dia Inter­na­cional da Tradução — data recon­heci­da pela ONU

Edição: Beat­riz Arcoverde

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Público destaca caráter plural do desfile de 7 de Setembro em Brasília

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil Apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi um dos destaques Publicado …