...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Hoje é Dia: voto feminino e doenças raras são os destaques

Hoje é Dia: voto feminino e doenças raras são os destaques

Confira os destaques da semana entre 23 de fevereiro e 1º de março

Ril­ton Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 23/02/2025 — 07:00
Brasília
Alagoas 24/02/2024Luta pelo voto feminino tem protagonista negra invisibilizada. História da alagoana Almerinda Farias será trazida em biografia e deve receber homenagem em cidade natal. Foto FGV
Repro­dução: © Foto FGV

Começamos com uma data que têm espe­cial sig­nifi­ca­do para a democ­ra­cia. Há 93 anos as mul­heres con­quis­tavam o dire­ito de votar no Brasil. O voto fem­i­ni­no foi esta­b­ele­ci­do pelo Códi­go Eleitoral assi­na­do pelo pres­i­dente Getúlio Var­gas, em 24 de fevereiro de 1932. A con­quista foi pre­ce­di­da de décadas de mobi­liza­ção, e muitas das mul­heres que lutaram pelo dire­ito foram ridic­u­lar­izadas e desqual­i­fi­cadas pela sociedade machista da época. O voto fem­i­ni­no foi tema des­ta reportagem de 2024, da Agên­cia Brasildes­ta out­ra aqui, exibi­da no Repórter Brasil Tarde da Brasil, em 2022; e des­ta edição do Tarde Nacional da Rádio Nacional, veic­u­la­da no ano pas­sa­do. Atual­mente as mul­heres são maio­r­ia do eleitora­do brasileiro, com­pon­do 53% dos eleitores, segun­do o Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE). Mas ain­da estão longe de ter a dev­i­da rep­re­sen­ta­tivi­dade na políti­ca. Nas eleições de 2022, ape­nas duas se elegeram como gov­er­nado­ras, qua­tro ingres­saram no Sena­do e 91 foram eleitas como dep­utadas fed­erais (17,7% das vagas), como mostra esta reportagem da Radioagên­cia Nacional

Saúde

Dia Mundi­al das Doenças Raras é cel­e­bra­do em 28 de fevereiro. A data reforça a importân­cia de con­sci­en­ti­zar a sociedade sobre as pecu­liari­dades e desafios enfrenta­dos pelos pacientes e por suas famílias. São con­sid­er­adas doenças raras aque­las que afe­tam até 65 pes­soas em cada grupo de cem mil indi­ví­du­os, ou seja, 1,3 pes­soa para cada grupo de dois mil. Esti­ma-se que exis­tam entre seis e oito mil tipos difer­entes dessas doenças em todo o mun­do. São enfer­mi­dades geral­mente crôni­cas, pro­gres­si­vas e inca­pac­i­tantes, com poten­cial degen­er­a­ti­vo e risco de levar à morte. Os desafios do diag­nós­ti­co e, prin­ci­pal­mente, do trata­men­to no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) foram retrata­dos em várias reporta­gens nos veícu­los da EBC. A Radioagên­cia Nacional pro­duz­iu e veicu­lou, durante um ano (2023–2024), o pod­cast espe­cial Histórias RarasO tema foi abor­da­do tam­bém nes­ta reportagem de 2024 da Agên­cia Gov, e nes­ta out­ra de 2023, da Agên­cia Brasil. E ain­da neste capí­tu­lo do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem e nes­ta edição do Repórter Brasil Tarde, ambos da TV Brasil.

Con­fi­ra os 11 episó­dios do pod­cast espe­cial Histórias Raras, da Radioagên­cia Nacional.

Há exatos cin­co anos, em 26 de fevereiro de 2020, o Brasil reg­is­tra­va seu primeiro caso con­fir­ma­do de covid-19. O paciente era um homem de 61 anos que mora­va em São Paulo e via­jou para a Itália. Des­de então, o país já acu­mu­lou mais de 39 mil­hões de casos e 714,5 mil óbitos, segun­do o mon­i­tora­men­to do Min­istério da Saúde. Isso nos colo­ca na alar­mante e ver­gonhosa segun­da posição entre os país­es com mais mortes. Relem­bre o iní­cio da pan­demia nes­ta reportagem da Agên­cia Brasil de 2020 e nes­ta out­ra, de 2021. Na TV Brasil, o começo da crise de saúde teve destaque nes­ta edição do Repórter Brasil.

Fechan­do esse blo­co em que falam­os de saúde, o dia 1º de março dá a larga­da para a cam­pan­ha Março Azul Mar­in­ho, de con­sci­en­ti­za­ção e pre­venção ao câncer col­or­re­tal. Esti­ma­ti­vas do Insti­tu­to Nacional de Câncer (Inca) apon­tam 45.630 novos casos no Brasil em cada ano do triênio 2023/2025. Esse é o segun­do tipo de câncer que mais mata, tan­to home­ns quan­to mul­heres. Esta reportagem da Agên­cia Brasil, de 2023, mostra que o país vem baten­do recordes de inter­nações por câncer de intesti­no. Esta out­ra, de 2024, abor­da os sin­tomas e as for­mas de diag­nós­ti­co. O Tarde Nacional, da Rádio Nacional, falou sobre o assun­to nes­ta edição de 2022. A boa notí­cia é que as chances de cura são de 90% quan­do o diag­nós­ti­co é feito de for­ma pre­coce, com mostra esta reportagem de 2022 do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.

Direitos Humanos 

Ago­ra, falan­do sobre dire­itos humanos, 1º de março é o Dia Mundi­al da Zero Dis­crim­i­nação, data cri­a­da pelo Pro­gra­ma Con­jun­to das Nações Unidas para HIV/AIDS (Unaids). E quan­do falam­os zero dis­crim­i­nação é ZERO mes­mo, porque a mobi­liza­ção com­bate o pre­con­ceito con­tra pes­soas soropos­i­ti­vas, por causa de idade, sexo, iden­ti­dade de gênero, ori­en­tação sex­u­al, defi­ciên­cia, raça, etnia, idioma, saúde, local­iza­ção geográ­fi­ca, situ­ação econômi­ca ou de migração, ou por qual­quer out­ro moti­vo. A Agên­cia Brasil deu destaque à data nes­ta reportagem de 2014 e nes­ta out­ra, de 2015. Já o pro­gra­ma Tarde Nacional, da Rádio Nacional, abor­dou o tema nes­ta edição, veic­u­la­da em 2021.

História 

O comecin­ho de março traz o fim de duas impor­tantes guer­ras na história do Brasil. Uma delas é a Guer­ra do Paraguai, o maior con­fli­to arma­do da Améri­ca Lati­na. Brasil, Argenti­na e Uruguai for­maram uma aliança, que lutou con­tra o Paraguai por cin­co anos, deixan­do mais de 370 mil mor­tos. A guer­ra acabou no dia 1º de março de 1870, com a morte do dita­dor paraguaio Solano López na batal­ha de Cer­ro Corá. Este episó­dio do Cam­in­hos da Reportagem de 2014, da TV Brasil, abor­dou o con­fli­to.

O iní­cio de março tam­bém mar­ca o fim da Guer­ra dos Far­ra­pos, tam­bém con­heci­da como Revol­ta dos Far­ra­pos ou Rev­olução Far­roupil­ha, que durou dez anos, entre 1835 e 1845. Foram muitos os motivos que levaram à revol­ta, mas entre eles podemos destacar a insat­is­fação dos estancieiros gaú­chos com a políti­ca fis­cal do gov­er­no brasileiro no perío­do regen­cial. A Guer­ra dos Far­ra­pos ter­mi­nou em 1º de março de 1845, com a assi­natu­ra do Trata­do de Ponche Verde, que aten­deu parte das reivin­di­cações dos gaú­chos. O final da revol­ta foi abor­da­do nes­ta edição do Tarde Nacional, da Rádio Nacional, de 2021. A Guer­ra dos Far­ra­pos tem um espaço espe­cial na memória e no coração dos gaú­chos, que todo ano comem­o­ram a Sem­ana Far­roupil­ha, como mostra esta reportagem da Agên­cia Brasil, de 2016, e esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil.

O primeiro dia de março não é lem­bra­do só por guer­ras. Tam­bém tem fes­ta. A cidade do Rio de Janeiro com­ple­ta 460 anos. Fun­da­da em 1º de março de 1565 pelo mil­i­tar e explo­rador por­tuguês Está­cio de Sá, a cap­i­tal flu­mi­nense encan­ta brasileiros e estrangeiros com sua beleza e foi inspi­ração para diver­sas músi­cas. A Rádio Nacional abor­dou a fun­dação do Rio nes­ta edição de 2018 do pro­gra­ma Na Tril­ha da História. E veicu­lou um pro­gra­ma espe­cial sobre a cidade mar­avil­hosa em 2022, que pode ser con­feri­do aqui. Já a TV Brasil falou sobre o aniver­sário do Rio de Janeiro nes­ta edição de 2022 do Repórter Brasil Tarde.

Cultura 

Aprovei­tan­do que começamos esta edição com a con­quista do voto pelas mul­heres, vamos encer­rar abor­dan­do ago­ra o pro­tag­o­nis­mo fem­i­ni­no nas artes. No dia 28 de fevereiro de 1920 nasceu no Rio de Janeiro a can­to­ra flu­mi­nense Virgí­nia Giac­cone, a Virgí­nia Lane. Ela foi con­sid­er­a­da uma das maiores vedetes do Brasil, na época do Teatro de Revista. Tam­bém fez suces­so no cin­e­ma, ten­do atu­a­do em 37 filmes, ao lado de ícones como Oscar­i­to e Grande Ote­lo. Vir­ginia nos deixou em 2014, e sua tra­jetória é con­ta­da nes­ta reportagem de 2014 da Agên­cia Brasil e nes­ta edição de 2016 do História Hoje, da Rádio Nacional.

Tam­bém no dia 28 de fevereiro, em 1935, mor­reu a instru­men­tista e maest­ri­na flu­mi­nense Fran­cis­ca Edwiges Neves Gon­za­ga, a Chiquin­ha Gon­za­ga. Ela foi uma pio­neira da músi­ca brasileira, desafian­do as con­venções soci­ais da época ao se sep­a­rar do mari­do para seguir sua paixão pela arte e envolver-se em causas soci­ais, como a abolição da escra­vatu­ra e a Procla­mação da Repúbli­ca. Sua car­reira foi mar­ca­da por mais de 300 com­posições, incluin­do a céle­bre march­in­ha “Ó Abre Alas”, que con­tribuiu para a for­mação do sam­ba e do choro. A vida e a obra de Chiquin­ha Gon­za­ga foram ampla­mente abor­dadas pelos veícu­los da EBC, como o História Hoje, em 2017, e o Mosaico, em 2024, ambos pro­gra­mas da Rádio Nacional. A Agên­cia Brasil falou sobre a artista nes­ta reportagem de 2020, e a TV Brasil prestou seu trib­u­to nes­tas edições do Repórter Brasil e do Repórter Brasil Tarde, ambas de 2015.

Confira a relação de datas do Hoje é Dia desta semana.

23 de Fevereiro a 1º de Março de 2025
23

Teve iní­cio no Cam­po de Marte, na cidade de São Paulo, a instrução da Esco­la de Avi­ação da Força Públi­ca de São Paulo (105 anos)

Morte do ator cômi­co, escritor e real­izador inglês Arthur Stan­ley Jef­fer­son, o Stan Lau­rel (60 anos) — tornou-se famoso prin­ci­pal­mente por seu tra­bal­ho com Oliv­er Hardy, com o qual for­mou a dupla cômi­ca Lau­rel & Hardy (con­heci­da no Brasil como “O Gor­do e o Magro”)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor alemão, nat­u­ral­iza­do cidadão britâni­co Georg Friedrich Hän­del (HAENDEL) (340 anos)

24

Nasci­men­to do auto­mo­bilista francês Alain Prost (70 anos) — con­sid­er­a­do um dos maiores auto­mo­bilis­tas de todos os tem­pos

Morte do físi­co e quími­co britâni­co Hen­ry Cavendish (215 anos) — con­heci­do por ter descober­to o hidrogênio, que ele chamou de “ar inflamáv­el”, e tam­bém por ter medi­do a den­si­dade da Ter­ra (na famosa exper­iên­cia de Cavendish), além de pesquisas em elet­ri­ci­dade

Dia da Con­quista do Voto Fem­i­ni­no no Brasil

25

Morte do poeta, escritor, críti­co literário, musicól­o­go, fol­clorista, ensaís­ta e fotó­grafo paulista Mário de Andrade (80 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor flu­mi­nense Jorge de Cas­tro (110 anos)

Nasci­men­to do radi­al­ista e locu­tor desporti­vo mineiro Jorge Curi (105 anos) — em 1943, teve a chance de faz­er um teste para a Rádio Nacional, onde, aprova­do, per­maneceu até 1972, quan­do se trans­feriu para a Rádio Globo

26

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e pro­du­tor flu­mi­nense Nazareno de Brito (100 anos)

Primeiro caso, con­fir­ma­do, de pes­soa com o novo coro­n­avírus no Brasil (05 anos)

27

Morte do empresário íta­lo-brasileiro Pas­coal Seg­re­to (105 anos) — em 1897, inau­gurou a primeira sala cin­e­matográ­fi­ca do Brasil, o Salão Novi­dades de Paris, e em 1898 lançou a revista “Ani­matographo”, con­sid­er­a­da a primeira revista espe­cial­iza­da em cin­e­ma do Brasil. Em 1919, no cen­tenário de Niterói, a “Fon-Fon” pub­li­cou a foto de um car­rossel da Empreza Paschoal Seg­re­to, então uma novi­dade. Paschoal investiu no Teatro de Revista, sendo chama­do por Procó­pio Fer­reira de “papa do teatro brasileiro”

Morte do sam­bista e com­pos­i­tor flu­mi­nense Wal­ter Nunes de Abreu, o Wal­ter Alfa­iate (15 anos)

Morte do ator, cineas­ta, poeta, pin­tor e fotó­grafo estadunidense Leonard Nimoy (10 anos) — viveu o per­son­agem Spock de Jor­na­da nas Estre­las

Fun­dação do Grêmio Recre­ati­vo Esco­la de Sam­ba Está­cio de Sá (70 anos)

Dia Nacional do Livro Didáti­co

28

Inau­gu­ração da Estra­da de Fer­ro Cara­jás (40 anos) — lig­ação entre os esta­dos do Maran­hão e Pará

Esta­b­elec­i­men­to do Ter­ritório Livre de Prince­sa (95 anos) — ter­ritório autônomo desmem­bra­do da provín­cia da Paraí­ba, por razões de descon­tenta­men­to das oli­gar­quias locais em relação ao gov­er­no cen­tral da provín­cia, dev­i­do a prob­le­mas em relação à cobrança de impos­tos

Nasci­men­to da atriz, can­to­ra e vedete flu­mi­nense Virgí­nia Giac­cone, a Virgí­nia Lane (105 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor e escritor flu­mi­nense Abel Sil­va (80 anos)

Morte da com­pos­i­to­ra, instru­men­tista e maest­ri­na flu­mi­nense Fran­cis­ca Edwiges Neves Gon­za­ga, a Chiquin­ha Gon­za­ga (90 anos)

Dia Mundi­al das Doenças Raras

1º/3

Nasci­men­to do pianista polonês Fry­deryk Fran­ciszek Chopin (215 anos) — não existe con­sen­so sobre a data exa­ta de nasci­men­to do com­pos­i­tor (esti­ma­da entre 22 de fevereiro e 1 de março de 1810); é recor­rente, porém, o uso da data de 1º de março para cel­e­brar seu aniver­sário

Nasci­men­to do jogador de bas­quete flu­mi­nense Zen­ny de Azeve­do, o Algo­dão (100 anos) — campeão mundi­al de bas­quete em 1959 e bronze olímpi­co em 1948 e 1960

Fim da Guer­ra do Paraguai, com a morte de Solano López (155 anos)

Março Azul — Mês de con­sci­en­ti­za­ção e pre­venção ao câncer col­or­re­tal por indi­cação da Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS)

Fun­dação do Rio de Janeiro (460 anos)

Aber­tu­ra do Moin­ho Mataraz­zo (125 anos)

Fim da Guer­ra dos Far­ra­pos na Região Sul do país (180 anos)

Lança­men­to do pro­gra­ma “Acon­tec­i­men­to Aris­toli­no”, na Rádio Nacional (77 anos)

Dia Mundi­al das Ervas Mar­in­has

Dia Mundi­al da Zero Dis­crim­i­nação — ini­cia­ti­va con­tra a dis­crim­i­nação de pes­soas por causa de sua idade, sexo, iden­ti­dade de gênero, ori­en­tação sex­u­al, defi­ciên­cia, raça, etnia, idioma, saúde-incluin­do esta­do sorológi­co pos­i­ti­vo para o HIV‑, local­iza­ção geográ­fi­ca, situ­ação econômi­ca ou de migração, ou por qual­quer out­ro moti­vo

*As datas são sele­cionadas pela equipe de pesquisadores do Pro­je­to Efemérides, da Gerên­cia de Acer­vo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), que traz temas rela­ciona­dos à cul­tura, história, ciên­cia e per­son­al­i­dades, sem­pre ressaltan­do mar­cos nacionais e region­ais. A Gerên­cia de Acer­vo tam­bém atende aos pedi­dos de pesquisa do públi­co exter­no. Bas­ta enviar um e‑mail para [email protected].

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …