...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Saúde / Hospital universitário no Rio Grande do Sul deixa de receber pacientes

Hospital universitário no Rio Grande do Sul deixa de receber pacientes

Repro­dução: © MS/Divulgação

Medida foi tomada por conta do aumento do nível da Lagoa do Patos


Publicado em 17/05/2024 — 12:58 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

O Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Dr. Miguel Riet Cor­rêa Jr., local­iza­do em Rio Grande (RS), deixará de rece­ber pacientes, e os atu­ais serão trans­feri­dos de for­ma grad­ual, de acor­do com a com­plex­i­dade dos casos. O anún­cio foi feito pela Empre­sa Brasileira de Serviços Hos­pi­ta­lares (Ebserh) em razão do aumen­to do nív­el da Lagoa do Patos, provo­ca­do pelos fortes tem­po­rais que atingem o esta­do.

Em nota, a Ebserh infor­mou que o hos­pi­tal está local­iza­do em uma área con­sid­er­a­da de risco, próx­i­ma à Lagoa dos Patos. Devem ser trans­feri­dos primeira­mente pacientes inter­na­dos em unidades de ter­apia inten­si­va (UTI) adul­to, pediátri­ca e neona­tal, com pri­or­i­dade para os que estão em ven­ti­lação mecâni­ca. Em segui­da, será a vez de pacientes de alta dependên­cia e, por últi­mo, os com maior autono­mia.

“Tam­bém serão real­izadas trans­fer­ên­cias dos pacientes clíni­cos para a Asso­ci­ação de San­ta Casa do Rio Grande”, desta­cou o comu­ni­ca­do. Ain­da de acor­do com a Ebserh, a refer­ên­cia de mater­nidade de alto risco para os municí­pios gaú­chos de Chuí, Rio Grande, San­ta Vitória do Pal­mar e São José do Norte pas­sa a ser o Hos­pi­tal Esco­la da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Pelotas e a San­ta Casa de Cari­dade de Bagé.

“Dessa for­ma, as ges­tantes de alto risco dev­erão procu­rar a unidade de pron­to atendi­men­to (UPA) mais próx­i­ma de sua residên­cia para encam­in­hamen­to ao hos­pi­tal de refer­ên­cia. Já em relação a risco habit­u­al, as ges­tantes serão dire­cionadas à Mater­nidade do Hos­pi­tal San­ta Casa do Rio Grande, que foi deslo­ca­da para o Hos­pi­tal de Car­di­olo­gia”, detal­hou a nota.

Recursos

Vin­cu­la­da ao Min­istério da Edu­cação, a Ebserh infor­mou ter ante­ci­pa­do a lib­er­ação de R$ 18 mil­hões em recur­sos des­ti­na­dos ao atendi­men­to de pacientes do Hos­pi­tal Esco­la da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Pelotas e do Hos­pi­tal Uni­ver­sitário de San­ta Maria. “A medi­da faz parte do con­jun­to de ações do gov­er­no fed­er­al no Plano de Enfrenta­men­to às Enchentes na Macror­região Sul.”

No Hos­pi­tal Uni­ver­sitário de San­ta Maria, 151 novos fun­cionários estão sendo con­vo­ca­dos para via­bi­lizar a ampli­ação do atendi­men­to na unidade hos­pi­ta­lar. “A medi­da per­mi­tirá a aber­tu­ra de dez novos leitos de unidade de ter­apia inten­si­va (UTI) coro­nar­i­ana e a cri­ação de seis novos leitos de UTI ger­al”, desta­ca a empre­sa.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Consumo de anabolizantes sem indicação médica é prejudicial à saúde

Dano podem ser maiores se produto for clandestino, alerta especialista Bruno de Fre­itas Moura – …