...
sábado ,15 fevereiro 2025
Home / Esportes / Hugo Calderano fica sem medalha no tênis de mesa

Hugo Calderano fica sem medalha no tênis de mesa

 

Repro­dução: Agên­cia Brasil / EBC

Brasileiro foi derrotado na disputa pelo bronze


Publicado em 04/08/2024 — 10:30 Por Luiz Henrique Ferreira Guimaraes — EBC — Rio de Janeiro

ouvir:

Hugo Calder­a­no chegou para a dis­pu­ta de medal­ha de bronze com a sen­sação de já ter feito história. Nun­ca um atle­ta de fora da Ásia ou da Europa havia chega­do à fase de semi­fi­nais no torneio olímpi­co mas­culi­no do tênis de mesa. Depois de ser der­ro­ta­do pelo sue­co Truls More­gard pelo dire­ito de dis­putar o ouro, Calder­a­no voltou a jog­ar neste domin­go (4) na briga pelo bronze. O adver­sário era uma estrela em ascen­são no tênis de mesa mundi­al: Félix Lebrun, francês de ape­nas 17 anos de idade. Para Lebrun, além do bronze, era a opor­tu­nidade de uma espé­cie de revanche, já que nas quar­tas de final Calder­a­no havia der­ro­ta­do o irmão dele, Alex­is Lebrun.

Com o apoio da tor­ci­da na Are­na Paris Sul 4, Lebrun começou mel­hor a par­ti­da. No primeiro set, Calder­a­no chegou a abrir 4 a 2, mas logo o francês virou para 8 a 4. Lebrun con­tou com erros do brasileiro para faz­er 11 a 6.

Aparentan­do ner­vo­sis­mo, Hugo seguiu erran­do muito na segun­da par­cial, o que fez com que o adver­sário chegasse a 6 a 2. O brasileiro ensaiou uma reação e encos­tou, dimin­uin­do a dis­tân­cia para 9 a 8. O téc­ni­co do francês pediu tem­po e parou a par­ti­da. Na vol­ta, Hugo empa­tou e virou para 10 a 9. Mas Félix con­seguiu revert­er a desvan­tagem e voltou a lid­er­ar o mar­cador, fechan­do o set em 12 a 10, e abrindo 2 a 0 na par­ti­da.

A ter­ceira par­cial começou com os adver­sários tro­can­do pon­tos, mas o brasileiro logo abriu 5 a 2. Na sequên­cia, Lebrun encos­tou em 6 a 6 e virou para 8 a 6. Inco­moda­do, Hugo voltou a come­ter erros. O francês se aproveitou dis­so e fechou o set em 11 a 7.

O quar­to set era tudo ou nada para o brasileiro. A par­cial começou com empate em 2 a 2, mas logo Lebrun se des­gar­rou à frente do placar, com 5 a 2. O mesa-tenista local seguiu forçan­do o jogo e Hugo não con­seguiu respon­der. E em mais um erro do brasileiro, Félix Lebrun fechou a par­cial em 11 a 6 e o due­lo em 4 a 0, con­qui­s­tan­do uma inédi­ta medal­ha de bronze olímpi­ca para a França.

Ape­sar da der­ro­ta, Hugo Calder­a­no alcançou o mel­hor resul­ta­do de um atle­ta brasileiro na história dos Jogos Olímpi­cos, ultra­pas­san­do um feito que per­ten­cia a ele mes­mo. Na edição de Tóquio, o mesa-tenista car­i­o­ca havia chega­do até as quar­tas de final.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dupla de Bia Haddad vai às quartas após bater favoritas no WTA de Doha

Brasileira e alemã Laura Siegemund voltam a competir na quinta (13) Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …