...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Saúde / Icesp promove mutirão para jovens sobre o HPV em São Paulo

Icesp promove mutirão para jovens sobre o HPV em São Paulo

Evento será das 10h às 14h, na Avenida Paulista

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 09/03/2025 — 07:30
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Neste domin­go (9), o Insti­tu­to do Câncer do Esta­do de São Paulo (Ice­sp) pro­move, das 10h às 14h, na Aveni­da Paulista, um mutirão de con­sci­en­ti­za­ção para os jovens sobre o Papi­lo­mavírus Humano, o HPV, que está asso­ci­a­do a uma série de cânceres, como o de colo uteri­no, vagi­na, vul­va, ânus, pênis e oro­faringe — fun­do da boca e gar­gan­ta.

A ini­cia­ti­va con­tem­pla uma pro­gra­mação lúdi­ca e educa­ti­va, com apre­sen­tação de teatro inter­a­ti­vo e dis­tribuição de infor­ma­tivos, como uma edição espe­cial da revista da Tur­ma da Môni­ca Jovem sobre o HPV.

O públi­co jovem, de 9 a 19 anos de idade, que for para a frente do pré­dio da Fed­er­ação das Indús­trias de São Paulo (Fiesp), onde acon­tece o even­to, poderá tomar gra­tuita­mente uma dose da vaci­na con­tra o HPV, des­de que nun­ca ten­ham toma­do o imu­nizante ante­ri­or­mente.

Os menores de 18 anos de idade que forem tomar a vaci­na têm que estar acom­pan­hados do respon­sáv­el e com a cader­ne­ta de vaci­nação.

A imu­niza­ção será fei­ta pela equipe da Sec­re­taria Munic­i­pal da Saúde de São Paulo com a vaci­na quadri­va­lente (HPV4), a mes­ma ofer­e­ci­da pelo SUS.

Espe­cial­mente neste even­to, será segui­da a estraté­gia de catch up, em uma ação sele­ti­va para atu­alizar a cader­ne­ta de vaci­nação desse públi­co-alvo.

Des­de 2014, a vaci­na con­tra o HPV é disponi­bi­liza­da gra­tuita­mente pelo Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ções (PNI), do SUS, e pro­tege con­tra qua­tro tipos difer­entes de vírus, den­tre os quais estão os tipos 6 e 11, respon­sáveis por 90% das ver­ru­gas gen­i­tais. Já os tipos 16 e 18 são cau­sadores de 70% dos cânceres de colo do útero e uma pro­porção sig­ni­fica­ti­va dos tumores em out­ros locais do cor­po.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil …