...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Saúde / Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em São Paulo

Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em São Paulo

Início da vacinação contra covid-19 em pessoas acima de 90 anos na UBS Santo Amaro.
© Rove­na Rosa/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Quem tem mais de 85 receberá a vacina a partir do próximo dia 15


Publi­ca­do em 08/02/2021 — 06:15 Por Flá­via Albu­quer­que — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

O esta­do de São Pau­lo come­ça hoje (8) a vaci­nar ido­sos aci­ma de 90 anos con­tra a covid-19. Aque­les com ida­de aci­ma de 85 anos come­çam a ser vaci­na­dos no pró­xi­mo dia 15.

O esta­do tem cer­ca de 515 mil pes­so­as com ida­de aci­ma de 85 anos. Cer­ca de 37% das pes­so­as com 85 anos ou mais e que tive­ram a doen­ça evo­luí­ram para óbi­to no decor­rer da pan­de­mia, sen­do essa a par­ce­la da popu­la­ção mais vul­ne­rá­vel ao novo coro­na­ví­rus.

Até o momen­to, estão sen­do vaci­na­dos em todo o esta­do os pro­fis­si­o­nais de saú­de, indí­ge­nas e qui­lom­bo­las, que somam cer­ca de 1,6 milhão de pes­so­as. Segun­do o Vacinô­me­tro, até o meio dia de ontem (7) 795.702 havi­am sido imu­ni­za­das con­tra a covid-19 em todo o esta­do. O Vacinô­me­tro é uma fer­ra­men­ta digi­tal, desen­vol­vi­da em par­ce­ria com a Pro­desp (empre­sa de tec­no­lo­gia da infor­ma­ção), que per­mi­te a qual­quer pes­soa acom­pa­nhar em tem­po real o núme­ro de vaci­na­dos no esta­do.

Os ido­sos aci­ma de 90 anos con­ta­rão com cin­co pon­tos na capi­tal pau­lis­ta para a vaci­na­ção em sis­te­ma dri­ve-thru: o Está­dio do Paca­em­bu, a Are­na Corinthi­ans, o Autó­dro­mo de Inter­la­gos, o Anhem­bi e a Igre­ja Boas Novas, na Vila Pru­den­te. Além des­ses locais, a pre­fei­tu­ra de São Pau­lo vai garan­tir a vaci­na­ção dos ido­sos em uma rede de 468 uni­da­des bási­cas de Saú­de (UBSs) espa­lha­das em todas as regiões da cida­de e em qua­tro cen­tros-esco­la do muni­cí­pio.

Os dri­ve-thrus fun­ci­o­na­rão das 8h às 17h. Já nas UBSs, a vaci­na­ção será rea­li­za­da das 7h às 19h. Ape­nas na capi­tal, a pre­vi­são é imu­ni­zar mais de 32 mil ido­sos aci­ma de 90 anos, de um total de 206 mil em todo o esta­do.

Pré-cadastro

Para agi­li­zar o aten­di­men­to, a reco­men­da­ção é de que seja fei­to o pré-cadas­tra­men­to no site Vaci­na Já. Com o pre­en­chi­men­to pré­vio da ficha, o tem­po de aten­di­men­to nas uni­da­des para a imu­ni­za­ção é de um minu­to. Se o cadas­tro for pre­en­chi­do pre­sen­ci­al­men­te o tem­po é mai­or, já que a cole­ta das infor­ma­ções leva cer­ca de dez minu­tos.

A fer­ra­men­ta não fun­ci­o­na como agen­da­men­to e nem é obri­ga­tó­ria para rece­ber a vaci­na. O obje­ti­vo é evi­tar as aglo­me­ra­ções nos pos­tos de vaci­na­ção. O pré-cadas­tro pode ser fei­to por fami­li­a­res de ido­sos ou de qual­quer pes­soa que par­ti­ci­pe dos públi­cos pre­vis­tos na cam­pa­nha.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pesquisa avalia sequelas da covid-19 na população brasileira

Repro­du­ção: © NEXU Sci­en­ce Communication/via REUTERS Serão feitas visitas domiciliares a 33.250 pessoas em 133 …