...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Noticias / Impeachment de Wilson Witzel será julgado hoje

Impeachment de Wilson Witzel será julgado hoje

O governador Wilson Witzel, assina licença de instalação da usina termelétrica GNA II, no Porto do Açu, durante reunião no Palácio Guanabara
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Governador do Rio foi afastado em agosto, acusado de desvios na saúde


Pub­li­ca­do em 30/04/2021 — 08:05 Por Ake­mi Nita­hara – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Começa às 9h de hoje (30) o jul­ga­men­to do pedi­do de impeach­ment de Wil­son Witzel, gov­er­nador afas­ta­do do Rio de Janeiro, pelo Tri­bunal Espe­cial Mis­to (TEM). Witzel está afas­ta­do do car­go des­de agos­to do ano pas­sa­do e foi denun­ci­a­do pelo Min­istério Públi­co Fed­er­al por par­tic­i­pação em um esque­ma de desvios de recur­sos na área da saúde, que seri­am apli­ca­dos no com­bate à pan­demia de covid-19.

A data do jul­ga­men­to foi defini­da pelo desem­bar­gador Hen­rique Car­los de Andrade Figueira, pres­i­dente do Tri­bunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), que tam­bém coman­da o TEM. O tri­bunal mis­to é com­pos­to por cin­co desem­bar­gadores e cin­co dep­uta­dos estad­u­ais. O rela­tor do proces­so, dep­uta­do estad­ual Waldeck Carneiro (PT), pro­to­colou o relatório final ontem (29) e dará seu voto na sessão de jul­ga­men­to.

O rito da sessão pre­vê 30 min­u­tos para man­i­fes­tação da acusação, segui­da por 30 min­u­tos da defe­sa. Depois será fei­ta a leitu­ra do voto pelo rela­tor e cada mem­bro do TEM pro­fere o seu voto, inter­ca­lan­do entre um desem­bar­gador e um dep­uta­do, que podem seguir ou não o rela­tor. Para que Witzel deixe o car­go em defin­i­ti­vo, são necessários pelo menos sete votos a favor do impeach­ment.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

Professora teme que crianças fiquem ansiosas Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em …