...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Implementação do 5G e avanços em conectividade serão legado do governo

Implementação do 5G e avanços em conectividade serão legado do governo

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil
Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Em entrevista, Fábio Faria falou sobre gestão, 5G, eleições e governo


Publi­ca­do em 06/04/2021 — 00:26 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Em entre­vis­ta nes­ta segun­da-fei­ra (5), o minis­tro das Comu­ni­ca­ções, Fábio Faria, falou sobre o que con­si­de­ra que será seu lega­do para os pró­xi­mos 10 anos: a imple­men­ta­ção do padrão da nova gera­ção de inter­net (5G) no Bra­sil.

“Temos um deser­to digi­tal mui­to gran­de. São 45 milhões de bra­si­lei­ros sem aces­so à inter­net. Esta­mos apro­vei­tan­do o lei­lão 5G para dimi­nuir esse deser­to digi­tal e, até 2028, vamos levar inter­net para todos os bra­si­lei­ros”. O minis­tro afir­mou que a mis­são de cone­xão de todos os bra­si­lei­ros é um esfor­ço con­jun­to e uma exi­gên­cia do gover­no.

Faria tam­bém foi ques­ti­o­na­do sobre assun­tos polí­ti­cos diver­sos, como a atu­al com­po­si­ção do gover­no, o papel da comu­ni­ca­ção e da impren­sa na atu­al ges­tão, mudan­ças polí­ti­cas e sobre o cená­rio que acre­di­ta que será o pal­co das elei­ções fede­rais de 2022.

Sobre as recen­tes mudan­ças na estru­tu­ra polí­ti­ca, e as mudan­ças de coman­do nas For­ças Arma­das, Faria afir­mou que há con­ti­nui­da­de no pro­je­to demo­crá­ti­co do atu­al gover­no fede­ral e que espe­cu­la­ções sobre inge­rên­cia ou inter­fe­rên­cia polí­ti­ca nos coman­dos mili­ta­res são infun­da­das.

Sobre a tro­ca efe­tu­a­da pelo pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro no coman­do do Minis­té­rio da Defe­sa e a con­se­quen­te mudan­ça no coman­do da Mari­nha, For­ça Aérea e Exér­ci­to, Faria afir­mou que não há qual­quer razão para pre­o­cu­pa­ção. Faria expli­cou que o pro­ces­so faz par­te da tra­di­ci­o­nal hie­rar­quia mili­tar, que geral­men­te orga­ni­za posi­ções de coman­do pelo cri­té­rio de anti­gui­da­de.

“É nor­mal que os coman­dan­tes das For­ças sejam mais jovens do que o minis­tro da Defe­sa. Foram tro­cas con­sen­su­ais. O minis­tro Bra­ga Net­to é mais moder­no. Os três anti­gos coman­dan­tes e os três novos coman­dan­tes esta­rão pre­sen­tes na tro­ca para demons­trar que há total har­mo­nia no pro­ces­so. Não muda em nada o res­pei­to à demo­cra­cia”, expli­cou.

Eleições 2022

Sobre polí­ti­ca e a pre­vi­são do cená­rio elei­to­ral de 2022, Faria afir­mou “Lula ain­da não está na vitri­ne”. Segun­do o minis­tro, o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro tem ple­na cons­ci­ên­cia de que have­rá um emba­te polí­ti­co que pode­rá levar ao segun­do tur­no em 2022, seja con­tra Lula ou con­tra o adver­sá­rio esco­lhi­do pela opo­si­ção. “O pre­si­den­te Bol­so­na­ro sem­pre sou­be que iria enfren­tar o PT em 2022 em segun­do tur­no. Não mudou nada”, afir­mou.

“O pre­si­den­te Bol­so­na­ro foi anti-PT e der­ro­tou gran­des polí­ti­cos. Ago­ra, temos um gover­no que rea­li­zou mui­ta coi­sa. As pes­so­as estão pre­o­cu­pa­das com a pan­de­mia e as pes­so­as não que­rem saber de polí­ti­ca, que­rem saber quan­do vão se vaci­nar.”

Legado

O minis­tro reve­lou tam­bém o que con­si­de­ra o pior momen­to de sua atu­al ges­tão: os momen­tos ini­ci­ais fren­te ao Minis­té­rio das Comu­ni­ca­ções — quan­do, segun­do Faria, havia gran­de atri­to entre os pode­res.

Sobre o ápi­ce de sua car­rei­ra como minis­tro, Faria afir­mou que a entre­ga do edi­tal do lei­lão da tec­no­lo­gia 5G para o Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU) foi o momen­to mais mar­can­te. Fábio Faria dis­se ain­da que seu lega­do será o 5G no Bra­sil, a ampli­a­ção da conec­ti­vi­da­de em áre­as remo­tas e a expan­são de diá­lo­go em um Bra­sil “ampla­men­te divi­di­do.”

Res­pon­sá­vel pela pas­ta des­de 17 de junho de 2020, o minis­tro está a fren­te das nego­ci­a­ções para a imple­men­ta­ção da nova gera­ção de inter­net no Bra­sil e tra­ba­lha como con­sul­tor do assun­to na comis­são espe­ci­al do 5G no Con­gres­so. Ele está, ain­da, no coman­do de esta­tais incluí­das no Pla­no Naci­o­nal de Deses­ta­ti­za­ção (PND) do gover­no fede­ral. Fábio Faria é con­si­de­ra­do figu­ra estra­té­gi­ca na arti­cu­la­ção polí­ti­ca do gover­no com o Legis­la­ti­vo e tam­bém é ava­li­a­do como apa­zi­gua­dor de even­tu­ais con­fli­tos entre os Pode­res.

Fábio Faria foi entre­vis­ta­do na estreia do novo for­ma­to do pro­gra­ma Sem Cen­su­ra, que foi ao ar nes­sa segun­da-fei­ra (6) na TV Bra­sil, sob o coman­do da jor­na­lis­ta Mari­na Macha­do. Em suas con­si­de­ra­ções finais, Faria relem­brou o his­tó­ri­co do Sem Cen­su­ra, que des­de 85 colo­ca temas de inte­res­se públi­co em deba­te.

Fábio Faria foi entre­vis­ta­do pelos jor­na­lis­tas Mari­an­na Holan­da, do Esta­dão, e por Fábio Mura­kawa, do Valor Econô­mi­co, sobre a atu­al con­jun­tu­ra polí­ti­ca, mudan­ças no gover­no e sobre a arti­cu­la­ção do gover­no antes e duran­te a pan­de­mia de covid-19.

Veja aqui a ínte­gra do pro­gra­ma Sem Cen­su­ra

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Maestro Marlos Nobre chega aos 85 anos e recebe homenagem na Rádio MEC

Repro­du­ção: © Maria Lui­za Nobre/Divulgação Ele foi o primeiro a reger Royal Philarmonic Orchestra de …