...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Inca registra queda de 30% no número de doadores de sangue em setembro

Inca registra queda de 30% no número de doadores de sangue em setembro

Repro­dução: © Myke Sena/MS

Média diária ideal é de 50 bolsas de todos os tipos sanguíneos


Pub­li­ca­do em 21/10/2022 — 17:28 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

As doações de sangue rece­bidas pelo Insti­tu­to Nacional de Câncer (Inca) em setem­bro deste ano caíram 30% em relação ao mes­mo mês do ano pas­sa­do, o que sig­nifi­cou menos 272 bol­sas. Ao lon­go deste ano, foram cole­tadas pouco mais de 7 mil bol­sas, cer­ca de mil a menos do que no ano ante­ri­or.

Segun­do o hemo­ter­apeu­ta do Inca, Edmil­son Assunção, o ide­al, para abaste­cer o ban­co de sangue do órgão, vin­cu­la­do ao Min­istério da Saúde, é garan­tir média diária de 50 bol­sas de todos os tipos san­guí­neos para as trans­fusões.

Assunção disse à Agên­cia Brasil que, em alguns perío­dos, os doadores têm difi­cul­dade de chegar ao Serviço de Hemo­ter­apia . O médi­co lem­brou que o Inca não dis­põe de um sis­tema em que o sangue seja cole­ta­do no local onde o doador está ou que o leve até o setor onde poderá faz­er a doação.

“A primeira difi­cul­dade diz respeito às pes­soas chegarem até aqui. Em segun­do lugar, inde­pen­den­te­mente do trans­porte, tam­bém não temos esta­ciona­men­to para os can­didatos a doar sangue”. Out­ras difi­cul­dades para que os inter­es­sa­dos se apre­sen­tem para faz­er doações são os deslo­ca­men­tos em perío­dos chu­vosos, ou quan­do vêm as doenças sazon­ais, como a gripe e a covid-19, acres­cen­tou.

Preocupação

Uma pre­ocu­pação do Inca, no momen­to, é aumen­tar o número de doadores ante a prox­im­i­dade dos feri­ados que ocor­rerão em novem­bro. Por isso, o médi­co pediu que a pop­u­lação se mobi­lize. “Nós con­tin­u­amos a pre­cis­ar de doadores de sangue. Fun­cionamos aqui de segun­da a sex­ta-feira, das 8h às 14h30 para cole­ta e, aos sába­dos, das 8h às 12h.”

Assunção desta­cou que, emb­o­ra o Inca não dispon­ha de trans­porte para cole­tar o sangue do doador ou para levá-lo ao Serviço de Hemo­ter­apia, as pes­soas podem mar­car a doação pelo Serviço Social do insti­tu­to ou faz­er o agen­da­men­to para rece­bi­men­to de vans ou out­ro tipo de trans­porte, para que os fun­cionários do Inca se orga­nizem e rece­bam essas pes­soas. Segun­do Assunção, os doadores que usam o serviço de vans cos­tu­mam preferir os sába­dos para faz­er as doações.

O Serviço de Hemo­ter­apia do Inca está local­iza­do na Praça da Cruz Ver­mel­ha, 23, 2º andar, região cen­tral do Rio de Janeiro, O agen­da­men­to pode ser feito pelos números 3207–1580 ou 3207–1021.

“Pre­cisamos de doações reg­u­lares de sangue. Os pro­to­co­los de trata­men­to devem ser man­ti­dos e o sangue disponi­bi­liza­do no exa­to momen­to que o paciente pre­cis­ar. A que­da acen­tu­a­da tem grande impacto no trata­men­to das pes­soas”, reforçou a chefe do setor de Hemo­ter­apia do Inca, Iara Mot­ta.

Componentes

As bol­sas se divi­dem por tipos de com­po­nentes do sangue em con­cen­tra­dos de hemá­cias e con­cen­tra­dos de pla­que­tas, plas­ma fres­co con­ge­la­do e crio­pre­cip­i­ta­do, que é um con­cen­tra­do de pro­teí­nas.

Edmil­son Assunção infor­mou que o Inca tem esto­ques razoáveis de plas­ma e crio­pre­cip­i­ta­do, mas ressaltou que a deman­da maior na trans­fusão é pelos con­cen­tra­dos de hemá­cias e de pla­que­tas, inclu­sive porque têm perío­do de val­i­dade bem infe­ri­or aos dos demais com­po­nentes. Os con­cen­tra­dos de hemá­cias têm 35 dias de val­i­dade e os de pla­que­tas, pra­zo máx­i­mo de cin­co dias para uso. “Nos­sa neces­si­dade diz respeito, par­tic­u­lar­mente, aos con­cen­tra­dos de hemá­cias e de pla­que­tas.”

Exis­tem tam­bém dois tipos de doações: a doação de sangue total, cuja bol­sa é, habit­ual­mente, fra­ciona­da nos qua­tro com­po­nentes do sangue cita­dos, e a doação de pla­que­tas por aférese, ou doação de pla­que­tas por doador úni­co. “Um úni­co indi­ví­duo vem aqui e doa exclu­si­va­mente, de for­ma sele­ti­va, um deter­mi­na­do tipo de com­po­nente do sangue chama­do pla­que­tas.” Aférese é a sep­a­ração dos com­po­nentes do sangue por cen­trifu­gação, por meio de um equipa­men­to autom­a­ti­za­do.

Para a doação de pla­que­tas, entre­tan­to, há alguns req­ui­si­tos a mais a serem cumpri­dos que na doação do sangue total. Uma das condições é que a pes­soa ten­ha doa­do sangue total nos últi­mos cin­co meses, com todos os resul­ta­dos neg­a­tivos. Em segun­do lugar, ele deve ter cal­i­bre venoso mel­hor que o do doador de sangue total. Isso é avali­a­do pela equipe do Serviço de Hemo­ter­apia.

De acor­do com Assunção, a doação de sangue total dura em torno de 10 min­u­tos, enquan­to a de doador úni­co vai de uma hora a uma hora e 30 min­u­tos. É feito na hora um hemogra­ma com­ple­to para ver se o doador preenche todos os req­ui­si­tos – estando tudo cor­re­to, a doação é fei­ta no mes­mo dia. “Isso é fun­da­men­tal porque a pla­que­ta é um ele­men­to indis­pen­sáv­el para pacientes sub­meti­dos a cirur­gia, quimioter­apia ou radioter­apia, quan­do cai muito a quan­ti­dade de pla­que­tas e eles podem san­grar, o que, inclu­sive, os colo­ca sob risco de morte em algu­mas cir­cun­stân­cias. Então, pla­que­ta é um dos com­po­nentes do sangue que a gente mais pre­cisa ter em estoque.”

Apelo

O médi­co Edmil­son Assunção insis­tiu que o Inca pre­cisa de doadores de sangue, porque a quan­ti­dade que tem vin­do no momen­to é peque­na para aten­der à deman­da dos pacientes.

“E mais do que isso, o Inca, se tiv­er estoque ade­qua­do, pode disponi­bi­lizar sangue para out­ros lugares, como o Insti­tu­to Estad­ual de Hema­tolo­gia Arthur de Siqueira Cav­al­can­ti (Hemorio); o Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Pedro Ernesto, da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro ; e o Hos­pi­tal Uni­ver­sitário Clementi­no Fra­ga Fil­ho, da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Rio de Janeiro”, con­cluiu.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …