...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Meio Ambiente / Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Repro­dução: © Foto Instagram/ Ele­fantes Brasil

Nota da instituição diz que animais estão seguros


Pub­li­ca­do em 29/12/2023 — 21:31 Por Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Um incên­dio aci­den­tal, que teve iní­cio nes­ta quin­ta-feira (28), atingiu os fun­dos da pro­priedade do San­tuário dos Ele­fantes – Brasil (SEB), que tem aprox­i­mada­mente 1.200 hectares e está local­iza­da na Cha­pa­da dos Guimarães, em Mato Grosso.

De acor­do com o SEB, um viz­in­ho queima­va entul­hos de con­strução em uma pro­priedade rur­al que faz divisa com o ter­reno do san­tuário. Ao sair rap­i­da­mente do con­t­role, o fogo se espal­hou até a divisa do local de refú­gio dos ani­mais. Os admin­istradores da pro­priedade garan­ti­ram, porém, que o incên­dio está no pon­to mais dis­tante do habi­tat dos ele­fantes.

“O local onde o incên­dio está local­iza­do é um ter­reno difí­cil de atrav­es­sar a pé, difi­cul­tan­do assim o seu com­bate. Então, os pas­sos ini­ci­ais foram mon­i­torá-lo e deixá-lo queimar até um local onde os bombeiros pudessem chegar até ele [o incên­dio]. Ou, se a situ­ação pio­rasse, usar uma aeron­ave para der­rubar água sobre o local”, diz a nota do San­tuário dos Ele­fantes do Brasil.

Na rede social da insti­tu­ição, os rep­re­sen­tantes do San­tuário dos Ele­fantes com­par­til­haram com inter­nau­tas detal­h­es sobre o incên­dio, mon­i­tora­men­to real­iza­do des­de que começaram a sen­tir cheiro de fogo. As men­sagens infor­mam os defen­sores de ani­mais que os ele­fantes estão seguros. “A infor­mação mais impor­tante é que os ele­fantes estão seguros. Eles estão muito longe da veg­e­tação em chamas. Nen­hum deles está respon­den­do neg­a­ti­va­mente ao que está acon­te­cen­do à dis­tân­cia, não há cheiro forte de fumaça per­to deles, e o ar está limpo”, diz o SEB.

O pres­i­dente e cofun­dador do san­tuário no Brasil, Scott Blais, cap­tou remo­ta­mente ima­gens aéreas do incên­dio com um drone de pro­priedade do san­tuário. Com o equipa­men­to, é pos­sív­el pre­cis­ar a que dis­tân­cia o fogo está e qual a dimen­são dele. Os vídeos foram envi­a­dos ao Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar de Mato Grosso, e os agentes “teri­am fica­do sur­pre­sos com a rapi­dez com que [o fogo] pare­cia estar se espal­han­do”, diz a nota.

O gov­er­no mato-grossense deve enviar um helicóptero para obter mais detal­h­es da situ­ação que pos­sam con­tribuir para o plane­ja­men­to do com­bate ao fogo no local. Segun­do a insti­tu­ição, os bombeiros mil­itares visi­tam reg­u­lar­mente a pro­priedade para mon­i­tora­men­to, mes­mo sem a ocor­rên­cia de incên­dios.

A organização

Chapada dos Guimarães. 29/12/2023 Incêndio atinge divisa entre santuário de elefantes e fazenda em Chapada dos Guimarães (MT) Foto Instagram/ Elefantes Brasil.
Repro­dução: San­tuário abri­ga atual­mente seis fêmeas  — Foto Instagram/Elefantes Brasil

San­tuário de Ele­fantes — Brasil é o primeiro  e úni­co san­tuário de ele­fantes na Améri­ca Lati­na. O pro­je­to é con­duzi­do pelo Glob­al Sanc­tu­ary for Ele­phants (GSE) e pela Ele­phantVoic­es, ambas orga­ni­za­ções inter­na­cionais dirigi­das por espe­cial­is­tas nestes ani­mais.

Atual­mente, a orga­ni­za­ção sem fins lucra­tivos abri­ga seis ele­fantes fêmeas, de espé­cie asiáti­ca.

Os ani­mais res­i­dentes no san­tuário, res­gata­dos de cir­cos, zoológi­cos e de um eco­par­que na Argenti­na, são Bam­bi, Lady, Maia, Mara, Guiller­mi­na e Rana, e têm idades que vari­am de 23 e 61 anos.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …