...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Meio Ambiente / Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Incêndio atinge divisa do Santuário de Elefantes em Mato Grosso

Repro­du­ção: © Foto Instagram/ Ele­fan­tes Bra­sil

Nota da instituição diz que animais estão seguros


Publi­ca­do em 29/12/2023 — 21:31 Por Dani­el­la Almei­da – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Um incên­dio aci­den­tal, que teve iní­cio nes­ta quin­ta-fei­ra (28), atin­giu os fun­dos da pro­pri­e­da­de do San­tuá­rio dos Ele­fan­tes – Bra­sil (SEB), que tem apro­xi­ma­da­men­te 1.200 hec­ta­res e está loca­li­za­da na Cha­pa­da dos Gui­ma­rães, em Mato Gros­so.

De acor­do com o SEB, um vizi­nho quei­ma­va entu­lhos de cons­tru­ção em uma pro­pri­e­da­de rural que faz divi­sa com o ter­re­no do san­tuá­rio. Ao sair rapi­da­men­te do con­tro­le, o fogo se espa­lhou até a divi­sa do local de refú­gio dos ani­mais. Os admi­nis­tra­do­res da pro­pri­e­da­de garan­ti­ram, porém, que o incên­dio está no pon­to mais dis­tan­te do habi­tat dos ele­fan­tes.

“O local onde o incên­dio está loca­li­za­do é um ter­re­no difí­cil de atra­ves­sar a pé, difi­cul­tan­do assim o seu com­ba­te. Então, os pas­sos ini­ci­ais foram moni­to­rá-lo e dei­xá-lo quei­mar até um local onde os bom­bei­ros pudes­sem che­gar até ele [o incên­dio]. Ou, se a situ­a­ção pio­ras­se, usar uma aero­na­ve para der­ru­bar água sobre o local”, diz a nota do San­tuá­rio dos Ele­fan­tes do Bra­sil.

Na rede soci­al da ins­ti­tui­ção, os repre­sen­tan­tes do San­tuá­rio dos Ele­fan­tes com­par­ti­lha­ram com inter­nau­tas deta­lhes sobre o incên­dio, moni­to­ra­men­to rea­li­za­do des­de que come­ça­ram a sen­tir chei­ro de fogo. As men­sa­gens infor­mam os defen­so­res de ani­mais que os ele­fan­tes estão segu­ros. “A infor­ma­ção mais impor­tan­te é que os ele­fan­tes estão segu­ros. Eles estão mui­to lon­ge da vege­ta­ção em cha­mas. Nenhum deles está res­pon­den­do nega­ti­va­men­te ao que está acon­te­cen­do à dis­tân­cia, não há chei­ro for­te de fuma­ça per­to deles, e o ar está lim­po”, diz o SEB.

O pre­si­den­te e cofun­da­dor do san­tuá­rio no Bra­sil, Scott Blais, cap­tou remo­ta­men­te ima­gens aére­as do incên­dio com um dro­ne de pro­pri­e­da­de do san­tuá­rio. Com o equi­pa­men­to, é pos­sí­vel pre­ci­sar a que dis­tân­cia o fogo está e qual a dimen­são dele. Os víde­os foram envi­a­dos ao Cor­po de Bom­bei­ros Mili­tar de Mato Gros­so, e os agen­tes “teri­am fica­do sur­pre­sos com a rapi­dez com que [o fogo] pare­cia estar se espa­lhan­do”, diz a nota.

O gover­no mato-gros­sen­se deve envi­ar um heli­cóp­te­ro para obter mais deta­lhes da situ­a­ção que pos­sam con­tri­buir para o pla­ne­ja­men­to do com­ba­te ao fogo no local. Segun­do a ins­ti­tui­ção, os bom­bei­ros mili­ta­res visi­tam regu­lar­men­te a pro­pri­e­da­de para moni­to­ra­men­to, mes­mo sem a ocor­rên­cia de incên­di­os.

A organização

Chapada dos Guimarães. 29/12/2023 Incêndio atinge divisa entre santuário de elefantes e fazenda em Chapada dos Guimarães (MT) Foto Instagram/ Elefantes Brasil.
Repro­du­ção: San­tuá­rio abri­ga atu­al­men­te seis fême­as  — Foto Instagram/Elefantes Bra­sil

San­tuá­rio de Ele­fan­tes — Bra­sil é o pri­mei­ro  e úni­co san­tuá­rio de ele­fan­tes na Amé­ri­ca Lati­na. O pro­je­to é con­du­zi­do pelo Glo­bal Sanc­tu­ary for Elephants (GSE) e pela Elephant­Voi­ces, ambas orga­ni­za­ções inter­na­ci­o­nais diri­gi­das por espe­ci­a­lis­tas nes­tes ani­mais.

Atu­al­men­te, a orga­ni­za­ção sem fins lucra­ti­vos abri­ga seis ele­fan­tes fême­as, de espé­cie asiá­ti­ca.

Os ani­mais resi­den­tes no san­tuá­rio, res­ga­ta­dos de cir­cos, zoo­ló­gi­cos e de um eco­par­que na Argen­ti­na, são Bam­bi, Lady, Maia, Mara, Guil­ler­mi­na e Rana, e têm ida­des que vari­am de 23 e 61 anos.

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sem Censura reestreia e fica entre assuntos mais comentados nas redes

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Programa histórico da televisão brasileira voltou à grade da TV …