...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%

Balanço preliminar foi divulgado na noite deste domingo (3) pelo MEC

Gilber­to Cos­ta — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/11/2024 — 21:54
Brasília
O ministro da Educação, Camilo Santana, concede entrevista coletiva após primeiro dia de provas do Enem 2024. Frame Canal GOV
Repro­dução: © Frame Canal GOV

Bal­anço pre­lim­i­nar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o per­centu­al de can­didatos inscritos que não se apre­sen­taram para faz­er as provas de lin­gua­gens e ciên­cias humanas, além da redação dis­ser­ta­ti­va-argu­men­ta­ti­va. A infor­mação foi divul­ga­da na noite deste domin­go (3) pelo min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana.

O MEC tam­bém reg­istrou que, em 2024, 94% dos estu­dantes que estão con­cluin­do o ensi­no médio em esco­las públi­cas este ano se inscrever­am no Enem. O per­centu­al em 2023 foi de 58%. Em 14 esta­dos, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o úni­co esta­do que não atingiu essa pro­porção foi o Maran­hão (83%).

“A gente con­sid­era que foi um salto impor­tante, um esforço que o min­istério tem feito para estim­u­lar que o aluno se inscre­va no Enem. Até antes de 2023, sem­pre havia uma que­da, um declínio no número de inscritos, e ago­ra nós esta­mos retoman­do o cresci­men­to, são quase 1 mil­hão [de can­didatos] a mais”, com­parou Cami­lo San­tana.

As provas e a redação foram apli­cadas em 1.753 municí­pios, 10.776 locais de pro­va, e quase 150 mil salas. De acor­do com o min­istro, 90% dos can­didatos inscritos foram alo­ca­dos em até 10 quilômet­ros das suas residên­cias. “Isso foi um pas­so impor­tante este ano”, disse o min­istro que afir­mou que “todas as ações este ano foram cumpri­das no horário da entre­ga das provas” e que hou­ve apri­mora­men­to dos pro­to­co­los de segu­rança.

Quase 5 mil can­didatos (4.999) foram elim­i­na­dos por deixarem o local da pro­va levan­do o cader­no de questões antes dos 30 min­u­tos finais de apli­cação; por por­tar equipa­men­to eletrôni­co; por se ausen­tar antes do horário per­mi­ti­do; por uti­lizar impres­sos; ou por não aten­der ori­en­tações dos fis­cais.

O primeiro dia do Enem tam­bém reg­istrou 689 ocor­rên­cias e prob­le­mas logís­ti­cos como emergên­cias médi­cas; inter­rupções tem­porárias de ener­gia elétri­ca e prob­le­mas de abastec­i­men­to de água. “O par­tic­i­pante que foi afe­ta­do com algu­ma ocor­rên­cia de prob­le­ma logís­ti­co pode req­ui­si­tar realizar a nova pro­va”, asse­gurou Cami­lo San­tana. O can­dida­to deve faz­er a solic­i­tação de reapli­cação na pági­na do Enem, no perío­do de 11 a 15 de novem­bro.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …