...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Meio Ambiente / Indígenas sofrem com incêndio em área próxima a parque de Brasília

Indígenas sofrem com incêndio em área próxima a parque de Brasília

Repro­dução: © Wil­son Dias/Agência Brasil

Fogo destruiu encanamento e parte da plantação de mandioca


Publicado em 18/09/2024 — 19:21 Por Gilberto Costa — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

Cer­ca de 20 indí­ge­nas da etnia Tukano que resi­dem em área des­ti­na­da no Setor Noroeste, em Brasília, foram sur­preen­di­dos com incên­dio que começou às 7h40 da man­hã da últi­ma segun­da-feira (16,) próx­i­mo à casa Yepá-Mah­sã, onde resi­dem.

A casa fica na altura das quadras 706/707 do Noroeste, tem aces­so ao lado dire­ito da igre­ja evangéli­ca Núcleo da Fé, e fica aos fun­dos do Hos­pi­tal da Cri­ança de Brasília José Alen­car.

Brasília (DF), 18/09/2024 - O guardião da Casa de Cerimônias Indígenas Bahsakewi'í, Álvaro tucano fala sobre incendio no Setor Noroeste em Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução: Guardião da Casa de Cer­imô­nias Indí­ge­nas Bah­sakewi’í, Álvaro tucano fala sobre incen­dio no Setor Noroeste em Brasília. Foto — Wil­son Dias

De acor­do com Álvaro Tukano, líder da etnia, o incên­dio foi proposi­tal. “Esta­mos na beira da estra­da, naque­la hora da man­hã esta­va frio. O que ocor­reu foi crim­i­noso”, disse à Agên­cia Brasil. O indí­ge­na, no entan­to, não apre­sen­tou denún­cia à polí­cia e não tem sus­peitos.

O Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al foi chama­do pelos indí­ge­nas duas vezes no dia. No iní­cio da man­hã para debe­lar o incên­dio e depois das 10h após o fogo voltar a queimar a mata do cer­ra­do.

O incên­dio ocor­reu no mes­mo momen­to que os bombeiros com­ba­t­i­am o fogo no Par­que Nacional de Brasília.

O fogo der­re­teu o encana­men­to que lev­a­va água potáv­el à casa dos indí­ge­nas e destru­iu parte da plan­tação de man­dio­ca. A neta de Álvaro Tukano pos­tou nas redes soci­ais ima­gens do momen­to do incên­dio.

Brasília (DF), 18/09/2024 - O guardião da Casa de Cerimônias Indígenas Bahsakewi'í, Álvaro tucano fala sobre incendio no Setor Noroeste em Brasília. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Repro­dução: Incên­dio no Noroeste: fogo se aprox­i­ma das comu­nidades indí­ge­nas. Foto: Wil­son Dias/Agência Brasil

No Setor Noroeste, resi­dem indí­ge­nas de difer­entes etnias. Além do povo Tukano, há indí­ge­nas gua­ja­jara, boro­ro, xucu­ru. Na área for­mal­mente con­heci­da como San­tuário dos Pajés estão o povo ful­ni ô, e na reser­va indí­ge­na do DF kariri-xocó e tuxá

Matheus Ter­e­na, que tam­bém reside na reser­va indí­ge­na, infor­mou à reportagem que, no sába­do (6), hou­ve um princí­pio de incên­dio próx­i­mo a área ao lado da rodovia Estra­da Par­que Indús­tria e Abastec­i­men­to (Epia).

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …