...
domingo ,14 julho 2024
Home / Educação / Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Publicação no DOU também traz datas para Revalida, Encceja e Enade


Pub­li­ca­do em 21/01/2022 — 11:04 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) con­fir­mou hoje (21) a real­iza­ção do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2022 nos dias 13 e 20 de novem­bro. Já o exame para pes­soas pri­vadas de liber­dade, o Enem PPL, será real­iza­do nos dias 13 e 14 de dezem­bro.

Além do Enem, o Inep tam­bém apre­sen­tou o cal­endário de out­ros exam­es, como o Exame Nacional de Reval­i­dação de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Insti­tu­ição de Edu­cação Supe­ri­or Estrangeira (Reval­i­da) 2022, o Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) 2022 e Exame Nacional de Desem­pen­ho dos Estu­dantes (Enade), assim como de exam­es inter­na­cionais.

Revalida

primeira eta­pa da primeira edição do Reval­i­da será real­iza­da no da 6 de março e a segun­da eta­pa nos dias 25 e 26 de jun­ho. Já a segun­da edição do Reval­i­da está pre­vis­to para o dia 7 de agos­to (primeira eta­pa), com a segun­da eta­pa ocor­ren­do nos dias 3 e 4 de dezem­bro.

O Reval­i­da é com­pos­to por uma eta­pa teóri­ca e out­ra eta­pa práti­ca que abor­dam, de for­ma inter­dis­ci­pli­nar, as cin­co grandes áreas da med­i­c­i­na: clíni­ca médi­ca, cirur­gia, gine­colo­gia e obstetrí­cia, pedi­a­tria e med­i­c­i­na da família e comu­nidade (saúde cole­ti­va).

Apli­ca­do des­de 2011, o exame tem por obje­ti­vo sub­sidiar a reval­i­dação, no Brasil, de diplo­ma de grad­u­ação em med­i­c­i­na expe­di­do no exte­ri­or. O exame avalia as habil­i­dades, as com­petên­cias e os con­hec­i­men­tos necessários para o exer­cí­cio profis­sion­al ade­qua­do aos princí­pios e neces­si­dades do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Encceja

O Enc­ce­ja está mar­ca­do para o dia 28 de agos­to. O exame serve para con­ced­er o diplo­ma de con­clusão do ensi­no fun­da­men­tal ou médio para jovens e adul­tos que não con­seguiram obter a cer­ti­fi­cação na idade ade­qua­da. O Enc­ce­ja para as pes­soas pri­vadas de liber­dade ocor­rerá nos dias 11 e 12 de out­ubro.

Para quem mora no exte­ri­or, o Enc­ce­ja será apli­ca­do no dia 18 de setem­bro. As pes­soas pri­vadas de liber­dade no exte­ri­or poderão realizar o exame (Enc­ce­ja exte­ri­or PPL) no perío­do de 19 a 30 de setem­bro.

Enade

O Enade está mar­ca­do para o dia 27 de novem­bro. A pro­va é usa­da como instru­men­to de avali­ação do ensi­no supe­ri­or brasileiro. Este ano, o Enade será com­pos­to por uma pro­va com 40 per­gun­tas.

O con­teú­do é divi­di­do entre dez questões de for­mação ger­al, com temas comuns a todos os cur­sos, e 30 questões de com­po­nente especí­fi­co, com per­gun­tas próprias de cada área. No total, são cin­co questões dis­cur­si­vas e 35 de múlti­pla escol­ha. Os estu­dantes terão qua­tro horas para realizar a pro­va.

Exames internacionais

Já a apli­cação do exame do Pro­gra­ma Inter­na­cional de Avali­ação de Estu­dantes (Pisa) será real­iza­da no perío­do de 11 de abril a 31 de maio. O Pisa é refer­ên­cia mundi­al, em ter­mos de avali­ação de estu­dantes.

Out­ro exame inter­na­cional, o Inter­na­tion­al Civic and Cit­i­zen­ship Edu­ca­tion Study (ICCS) terá a apli­cação teste no perío­do de 17 a 30 de maio de 2022, com a apli­cação prin­ci­pal no perío­do de 12 a 30 de setem­bro de 2022.

O Inep tam­bém pub­li­cou o cal­endário de apli­cação do Cer­ti­fi­ca­do de Profi­ciên­cia em Lín­gua Por­tugue­sa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que ocor­rerá no perío­do de 23 a 26 de maio de 2022. Apli­ca­do em mais de 100 pos­tos no Brasil e no exte­ri­or, o exame é volta­do para per­mi­tir a com­pro­vação ofi­cial da profi­ciên­cia em Lín­gua Por­tugue­sa.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Polícia faz operação contra facções que atuam no RJ e AM

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil Agentes cumprem 26 mandados de prisão por venda ilícita de …