...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Educação / Inep corrige duas respostas do gabarito oficial do Enem

Inep corrige duas respostas do gabarito oficial do Enem

Especial Caiu no Enem realiza correção das provas após exame
Espe­cial Caiu no Enem real­iza cor­reção das provas após exame (Repro­dução)

Questões abordavam o racismo e respostas oficiais causaram polêmica


Pub­li­ca­do em 28/01/2021 — 18:52 Por Marce­lo Brandão — Brasília

O Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) alter­ou hoje (28) a respos­ta de duas questões do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem). A questão de Lin­gua­gens, Códi­gos e Suas Tec­nolo­gias trazia um tex­to em inglês, tre­cho do romance Amer­i­canah, da escrito­ra nige­ri­ana Chi­ma­man­da Ngozi Adichie. O gabar­i­to divul­ga­do ontem afir­ma­va que a respos­ta cor­re­ta era a alter­na­ti­va D. Hoje, o Inep fez a cor­reção para a alter­na­ti­va C.

A questão ger­ou polêmi­ca. O tex­to mostra um diál­o­go entre uma mul­her negra e sua cabeleireira. Na con­ver­sa, a cabeleireira per­gun­ta porque a mul­her não alisa o cabe­lo e a cliente responde “eu gos­to do meu cabe­lo do jeito que Deus o fez”. A questão per­gun­ta­va sobre o posi­ciona­men­to da cliente. O primeiro gabar­i­to divul­ga­do dizia que a respos­ta cor­re­ta era a letra D, em que se afir­ma­va que a pos­tu­ra da mul­her “demon­stra­va uma pos­tu­ra de ima­turi­dade”.

Can­didatos chegaram a chamar atenção nas redes soci­ais para a questão e um supos­to cun­ho racista do gabar­i­to. Pouco depois, o Inep divul­gou a cor­reção com a respos­ta cor­re­ta: “[os argu­men­tos da cliente] rev­e­lam uma ati­tude de resistên­cia”.

Con­fi­ra aqui o gabar­i­to ofi­cial das provas do primeiro dia do Enem

Out­ra alter­ação veio numa questão tam­bém de Lin­gua­gens. A questão apre­sen­ta­va um tex­to sobre um soft­ware que faz uma pré-seleção de pes­soas que devem se sub­me­ter a uma entre­vista para ingres­sar numa fac­ul­dade de med­i­c­i­na britâni­ca. De acor­do com o tex­to, esse soft­ware excluía pes­soas do proces­so sele­ti­vo ape­nas pelo sobrenome e local de nasci­men­to. Em segui­da, o tex­to diz que ao bus­car nomes de pes­soas negras norte-amer­i­canas, há maior prob­a­bil­i­dade de anún­cios automáti­cos ofer­e­cerem checagem de antecedentes.

A questão per­gun­ta­va qual alter­na­ti­va era cor­re­ta para com­ple­tar a frase: “O tex­to per­mite o desnuda­men­to da sociedade ao rela­cionar as tec­nolo­gias de infor­mação e comu­ni­cação com o(a)”. A respos­ta divul­ga­da no primeiro gabar­i­to foi a alter­na­ti­va C, “lin­guagem”. Hoje, o Inep cor­rigiu e a alter­na­ti­va cor­re­ta é a D, “pre­con­ceito”.

Inep explicou

Em nota, o Inep expli­cou que após a divul­gação dos gabar­i­tos “foi iden­ti­fi­ca­da uma incon­sistên­cia no mate­r­i­al” e que a mod­i­fi­cação fei­ta no gabar­i­to antes da sua divul­gação não havia sido sal­va no ban­co de dados. Os gabar­i­tos cor­rigi­dos já estão disponíveis no site do insti­tu­to

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …