...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Noticias / Influenciadores são alvo de operação no RJ por esquema ilegal de rifas

Influenciadores são alvo de operação no RJ por esquema ilegal de rifas

Polícia investiga fraude em sorteios de rifas pelas redes sociais

Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/11/2024 — 10:05
Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Distrito Federal faz operação - Foto Sinpol/DF
Repro­dução: © Sinpol/DF

A Polí­cia Civ­il do Rio defla­grou, nes­ta sex­ta-feira (1º), a Oper­ação Rifa Limpa con­tra influ­en­ci­adores dig­i­tais envolvi­dos em um esque­ma ile­gal de sorteios de rifas pelas redes soci­ais. Na ação, os agentes foram às ruas para cumprir dez man­da­dos de bus­ca e apreen­são con­tra influ­en­ci­adores dig­i­tais e seus com­parsas, sus­peitos de envolvi­men­to em uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa respon­sáv­el por um esque­ma ile­gal de sorteio de rifas pelas redes soci­ais e lavagem de din­heiro.

De acor­do com a Sec­re­taria de Esta­do de Polí­cia Civ­il do Rio, a sus­pei­ta é de que os autores tam­bém este­jam envolvi­dos em lavagem de din­heiro.

“A ação tem como obje­ti­vo apreen­der doc­u­men­tos que com­pro­vem fraudes nos proces­sos de real­iza­ção das rifas e dos bens sortea­d­os aos supos­tos gan­hadores”, infor­mou a sec­re­taria em nota.

Con­forme as inves­ti­gações, por meio das divul­gações das ativi­dades em redes soci­ais, os influ­en­ci­adores visavam lucros ilíc­i­tos à cus­ta de grande número de pes­soas, uti­lizan­do mecan­is­mos fraud­u­len­tos.

“Os sorteios são basea­d­os em parâmet­ros da Lote­ria Fed­er­al, crian­do fal­sa aparên­cia de legit­im­i­dade e segu­rança. No entan­to, não existe audi­to­ria ofi­cial para ver­i­ficar o gan­hador real. Os agentes tam­bém con­stataram que os inte­grantes do esque­ma uti­lizam um aplica­ti­vo per­son­al­iza­do, que lev­an­tam fortes sus­peitas de fraude e em com­ple­to desacor­do com a leg­is­lação vigente.”

A real­iza­ção de rifas exige autor­iza­ção prévia da Sec­re­taria de Avali­ação, Plane­ja­men­to, Ener­gia e Lote­ria (Secap), lig­a­da ao Min­istério da Fazen­da. Além dis­so, somente insti­tu­ições sem fins lucra­tivos têm per­mis­são para pro­mover ess­es sorteios. Nota da sec­re­taria não infor­ma os alvos da oper­ação e nem os locais onde os agentes foram cumprir os man­da­dos de bus­ca e apreen­são.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …