...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Noticias / InfoDengue lança e‑book sobre dengue e mudanças climáticas

InfoDengue lança e‑book sobre dengue e mudanças climáticas

Repro­dução: © Eras­mo Salomão/MS

Sistema foi desenvolvido pela Fiocruz e FGV


Pub­li­ca­do em 05/03/2023 — 17:26 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O sis­tema Info­Dengue, de mon­i­tora­men­to de arbovi­ros­es desen­volvi­do por pesquisadores da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) e da Fun­dação Getulio Var­gas (FGV), lançou um e‑book (livro dig­i­tal) gra­tu­ito sobre dengue e mudanças climáti­cas em ter­ritórios per­iféri­cos. O livro mostra que tem­per­at­uras altas, mudanças no ciclo de chu­va e a incidên­cia de secas, decor­rentes do proces­so de mudanças climáti­cas e inten­si­fi­cadas, muitas vezes, por ações humanas, favore­cem a expan­são de doenças trans­mi­ti­das por mos­qui­tos, como Aedes aegyp­ti, trans­mis­sor da dengue, zika, chikun­gun­ya e febre amarela.

Segun­do a pesquisado­ra da Fiocruz e coor­de­nado­ra do Info­Dengue, Cláu­dia Codeço, o livro dig­i­tal pode ser uti­liza­do tam­bém como mate­r­i­al de apoio em sala de aula e em ações de edu­cação em saúde. Ela disse que a fer­ra­men­ta vem preencher uma neces­si­dade de mate­ri­ais didáti­cos para uma grande parcela da pop­u­lação que vive em locais vul­neráveis aos even­tos extremos do cli­ma. O e‑book bus­ca traz­er a reflexão sobre esse tema e, tam­bém, ações que podem ser real­izadas para enfrenta­men­to do prob­le­ma, disse Cláu­dia à Agên­cia Fiocruz de Notí­cias.

Relatório

As anális­es do Info­Dengue reforçam o relatório Con­tagem regres­si­va sobre a saúde e as mudanças climáti­cas, feito em parce­ria com 35 insti­tu­ições, entre as quais a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS). O relatório salien­ta que o aque­c­i­men­to glob­al pro­move a expan­são dos mos­qui­tos respon­sáveis pela trans­mis­são da dengue, ofer­e­cen­do um ambi­ente quente e de chu­vas, propí­cio à repro­dução dos inse­tos e vírus.

O doc­u­men­to foi pub­li­ca­do na revista The Lancet e mostra que a plu­viosi­dade ele­va a quan­ti­dade de cri­adouros aptos para o desen­volvi­men­to das lar­vas dos mos­qui­tos, prop­i­cian­do condições ambi­en­tais apro­pri­adas para o alas­tra­men­to dos inse­tos já adul­tos. Da mes­ma for­ma, acel­era a trans­mis­são do vírus entre mos­qui­tos e humanos.

De acor­do com dados do segun­do vol­ume do Sex­to Relatório de Avali­ação do Painel Inter­gov­er­na­men­tal sobre Mudanças Climáti­cas da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (IPCC/ONU), habi­tantes de regiões vul­neráveis em todo o mun­do mor­reram 15 vezes mais em decor­rên­cia de secas, enchentes e tem­pes­tades do que aque­les que vivem em áreas seguras.

InfoDengue

O sis­tema Info­Dengue mon­i­to­ra, atual­mente, dados de dengue, zika e chikun­gun­ya em todo o país de for­ma integra­da. São anal­isa­dos dados epi­demi­ológi­cos de noti­fi­cação, dados climáti­cos e dados de menção às doenças nas redes soci­ais, cor­rigin­do atra­so das noti­fi­cações dos dados para agilizar a toma­da de decisão. As infor­mações são envi­adas sem­anal­mente, em boletins, para as sec­re­tarias de Saúde.

Aplicativo

Ao iden­ti­ficar o aumen­to do aces­so ao site e visan­do otimizar o tem­po dos usuários do sis­tema de mon­i­tora­men­to online de arbovi­ros­es Info­Dengue, o coor­de­nador do pro­je­to e pesquisador da Esco­la de Matemáti­ca Apli­ca­da da FGV, Flávio Coel­ho, desen­volveu o primeiro aplica­ti­vo para celu­lares Android e IOS do Info­Dengue. A par­tir desse aplica­ti­vo, é pos­sív­el bus­car a situ­ação das arbovi­ros­es na região de inter­esse de cada cidadão.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Orquestra Ouro Preto lança álbum e prepara ópera de Feliz Ano Velho

Grupo faz 25 anos com forte presença em plataformas digitais Cristi­na Índio do Brasil — …