...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Saúde / InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste

Síndrome Respiratória Aguda Grave tem 9.726 óbitos e 158.788 casos

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/11/2024 — 17:33
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O Bole­tim Info­Gripe da Fiocruz apon­ta que o rinovírus per­manece como o prin­ci­pal vírus respon­sáv­el por casos de Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG) em cri­anças e ado­les­centes de até 14 anos, sobre­tu­do nos esta­dos das regiões Norte e Nordeste, enquan­to a Covid-19 pre­dom­i­na entre os idosos.

A pesquisado­ra do Pro­gra­ma de Com­putação Cien­tí­fi­ca (Procc/Fiocruz) e do Info­Gripe, Tatiana Portel­la, diz que, ape­sar do aler­ta rela­ciona­do ao rinovírus e Covid-19 em alguns esta­dos e faixas etárias, as hos­pi­tal­iza­ções asso­ci­adas a ambos os vírus estão em tendên­cia de que­da ou esta­bil­i­dade na maior parte do país.

“Nes­sa últi­ma atu­al­iza­ção do Bole­tim Info­Gripe a gente obser­va uma redução dos novos casos de SRAG no agre­ga­do nacional e tam­bém de redução ou esta­bil­i­dade dos casos de SRAG na maio­r­ia dos esta­dos no país”, afir­ma Tatiana.

Desaceleração

“No esta­do do Rio de Janeiro, o aumen­to dos casos de SRAG ocorre em prati­ca­mente todas as faixas etárias, e está asso­ci­a­do ao rinovírus nas cri­anças e ado­les­centes de até 14 anos, e à Covid-19 entre os idosos. Con­tu­do, com exceção ape­nas da pop­u­lação idosa de 50 a 64 anos, os casos de SRAG no esta­do já apre­sen­tam sinal de desacel­er­ação do cresci­men­to”, diz a Fiocruz.

A Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG) reg­istrou, em 2024, 9.726 óbitos, sendo noti­fi­ca­dos 158.788 casos no país.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

Dermatologistas estarão de 10h às 15h em mais de 100 postos no país Agên­cia Brasil …