...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Saúde / InfoGripe indica aumento de síndromes respiratórias por covid-19

InfoGripe indica aumento de síndromes respiratórias por covid-19

Ocorrências por rinovírus mantêm desaceleração em quase todo país

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 26/09/2024 — 18:18
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Pessoas com máscara caminham no centro do Rio de Janeiro
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Em seis esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al, o cenário de aumen­to de casos de Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave (SRAG) por covid-19 tem se man­ti­do, segun­do o Bole­tim Info­Gripe divul­ga­do hoje (26) pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz). O cresci­men­to do número de casos foi reg­istra­do em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

A análise apon­ta que, nos esta­dos de São Paulo e Mato Grosso do Sul, já se obser­va a desacel­er­ação do cresci­men­to dos casos graves de SRAG por Sars-CoV­‑2. Já as ocor­rên­cias de SRAG por rinovírus, que atingem prin­ci­pal­mente cri­anças e ado­les­centes de até 14 anos, man­têm a desacel­er­ação ou que­da em grande parte dos esta­dos da região Cen­tro-Sul e Nordeste, exce­to no Ceará e Per­nam­bu­co, que ain­da apre­sen­tam aumen­to do vírus.

Segun­do a Fiocruz, dez das 27 unidades fed­er­a­ti­vas apre­sen­tam indí­cios de cresci­men­to de SRAG na tendên­cia de lon­go pra­zo (últi­mas seis sem­anas): Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Per­nam­bu­co, Rio de Janeiro, Roraima e Tocan­tins.

Ape­sar da diminuição do cresci­men­to dos casos graves, o estu­do mostra que a covid-19 ain­da é a prin­ci­pal causa de mor­tal­i­dade por sín­drome res­pi­ratória entre os idosos, segui­da pela influen­za A.

“É muito impor­tante que todos os idosos e pes­soas dos gru­pos de risco  busquem o pos­to de saúde e se vacin­em con­tra a covid-19”, ressaltou a pesquisado­ra do Pro­gra­ma de Com­putação Cien­tí­fi­ca da Fiocruz e do Info­Gripe Tatiana Portel­la.

“Em relação às recomen­dações, é impor­tante sem­pre usar más­caras em locais fecha­dos com maior aglom­er­ação de pes­soas e den­tro dos pos­tos de saúde. Para as pes­soas que moram em esta­dos da Região Norte com aumen­to de casos de Sín­drome Res­pi­ratória Agu­da Grave, é tam­bém impor­tante lem­brar que já começou a cam­pan­ha de vaci­nação con­tra a influen­za A. Então todas as pes­soas elegíveis a tomarem essa vaci­na devem bus­car vaci­nar con­tra o vírus”, ori­en­ta a pesquisado­ra.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio

Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …