...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Infovia subfluvial vai levar internet ao Norte, por rios da Amazônia

Infovia subfluvial vai levar internet ao Norte, por rios da Amazônia

Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na "Oca Digital" durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.( Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Repro­du­ção:  © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

No Nordeste, projeto leva internet pela rede da Chesf


Publi­ca­do em 08/05/2021 — 08:02 Por Cláu­dia Felc­zak — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

É no Bra­sil, mais pre­ci­sa­men­te na Região Nor­te, que se con­cen­tra a mai­or bacia hidro­grá­fi­ca do pla­ne­ta: a Bacia Amazô­ni­ca, for­ma­da pelo Rio Ama­zo­nas e seus milha­res de aflu­en­tes. De acor­do com a Agên­cia Naci­o­nal de Águas (ANA) a região con­cen­tra 81% da dis­po­ni­bi­li­da­de de águas super­fi­ci­ais do país.

Os rios fazem par­te da vida de quem mora na região para o bem e para o mal. De acor­do com o pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia, José Fran­cis­co Gon­çal­ves Júni­or, se, por um lado, os rios for­ne­cem água e ali­men­to e são vias de trans­por­te, por outro, o des­lo­ca­men­to é len­to e o aces­so a pro­du­tos urba­nos, ser­vi­ços essen­ci­ais e comu­ni­ca­ções é pre­ju­di­ca­do. “Pre­ci­sa­mos de outras estra­té­gi­as melho­res de comu­ni­ca­ção para essas comu­ni­da­des”, diz.

Um deles é a inter­net. De acor­do com o secre­tá­rio de Tele­co­mu­ni­ca­ções do Minis­té­rio das Comu­ni­ca­ções (MCom), José Afon­so Cos­mo Júni­or, mui­tas des­sas loca­li­da­des só têm aces­so à inter­net via saté­li­te pois não há cabe­a­men­to para que o flu­xo de dados pos­sa tra­fe­gar. “Mui­tas des­sas cida­des não têm sequer estra­das que che­guem até lá. Então não tem por onde pas­sar o cabe­a­men­to.”

Como não há estra­das, a saí­da para ter uma inter­net de qua­li­da­de será pelos rios. E é dis­so que tra­ta o Nor­te Conec­ta­do. O pro­gra­ma vai cri­ar nove info­vi­as sub­flu­vi­ais. Serão cabos de fibra óti­ca pas­san­do pelos rios da Amazô­nia. A ideia é que os cabos “atra­quem” em cida­des-polo e que, a par­tir delas, seja fei­ta a dis­tri­bui­ção para os muni­cí­pi­os mais dis­tan­tes.

Para aten­der a toda essa deman­da, numa região cer­ca­da por rios e com áre­as de difí­cil aces­so, estão pre­vis­tos mais de 10 mil quilô­me­tros de cabo de fibra ópti­ca, o sufi­ci­en­te para cobrir a dis­tân­cia de 100 mil cam­pos de fute­bol. A estru­tu­ra per­mi­te trá­fe­go de dados a 100 giga­bits por segun­do.

A pri­mei­ra info­via sub­flu­vi­al liga­rá San­ta­rém (PA) a Maca­pá (AP) e deve ser entre­gue ain­da este ano. “Mui­to pro­va­vel­men­te esses muni­cí­pi­os seri­am os últi­mos a serem aten­di­dos com tec­no­lo­gi­as novas até pela difi­cul­da­de geo­grá­fi­ca. Com essa rede ins­ta­la­da eles podem ser aten­di­dos ime­di­a­ta­men­te. Essas cida­des vão poder rece­ber o 5G pri­mei­ro do que mui­tas outras cida­des do Bra­sil”, afir­ma o secre­tá­rio de Tele­co­mu­ni­ca­ções.

Nordeste

Em fase final de ins­ta­la­ção, o pro­gra­ma Nor­des­te Conec­ta­do deve levar inter­net de alta velo­ci­da­de a mais de 20 mil alu­nos e 1,2 mil pro­fes­so­res de Mos­so­ró, no Rio Gran­de do Nor­te.

Além de Mos­so­ró, mais qua­tro cida­des da região já rece­be­ram a inter­net de alta velo­ci­da­de por meio do pro­gra­ma: Caru­a­ru (PE), Cam­pi­na Gran­de (PB), Qui­xa­dá (CE) e Pau­lo Afon­so (BA). Até o fim do ano outras qua­tro cida­des serão aten­di­das.

O pro­je­to apro­vei­ta a rede da Com­pa­nhia Hidre­lé­tri­ca do São Fran­cis­co (Chesf) que está sen­do uti­li­za­da pela Rede Naci­o­nal de Ensi­no e Pes­qui­sa (RNP). De acor­do com o secre­tá­rio de Tele­co­mu­ni­ca­ções, a RNP fica res­pon­sá­vel pela liga­ção entre enti­da­des edu­ca­ci­o­nais e, por meio de uma par­ce­ria com o minis­té­rio, faz um cha­ma­men­to públi­co para que pro­ve­do­res inte­res­sa­dos cons­tru­am a rede metro­po­li­ta­na, res­pon­sá­vel por levar a inter­net para as cida­des mais dis­tan­tes.

Nes­se cha­ma­men­to as empre­sas tam­bém podem se ofe­re­cer para aten­der a órgãos públi­cos “Nis­so a gen­te tem aten­di­do milha­res de esco­las, cen­te­nas de pos­tos de saú­de e órgãos públi­cos do Judi­ciá­rio e de segu­ran­ça públi­ca”, afir­ma Cos­mo Júni­or.

O inves­ti­men­to na cons­tru­ção des­sas redes é de R$ 35 milhões. No total, 77 loca­li­da­des serão as cida­des-polo de onde pode­rão par­tir redes metro­po­li­ta­nas que levem a ban­da lar­ga de 100 giga­bits a vila­re­jos mais dis­tan­tes. “É uma capa­ci­da­de mui­to alta de comu­ni­ca­ção de dados. Então, todo o tipo de comu­ni­ca­ção e mui­tos negó­ci­os vão sur­gir dis­so”, ava­lia Cos­mo Júni­or.

Semana Nacional das Comunicações

Des­de a últi­ma segun­da-fei­ra (3), até domin­go (9), os veí­cu­los da Empre­sa Bra­sil de Comu­ni­ca­ção (EBC) publi­cam o Espe­ci­al Conec­ta, com con­teú­dos sobre a Sema­na Naci­o­nal das Comu­ni­ca­ções. O espe­ci­al reú­ne repor­ta­gens sobre his­tó­ria das tele­co­mu­ni­ca­ções, 5G, Inter­net das Coi­sas, o impac­to das novas tec­no­lo­gi­as na edu­ca­ção e no agro­ne­gó­cio, entre outros temas.

>Con­fi­ra todo o con­teú­do no hot­si­te.       

banner_SNC2021

 

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mega-Sena acumula e prêmio vai agora a R$ 120 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 03 – 07 – 10 – …