...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Inmet alerta para chuvas intensas no Amazonas até terça-feira

Inmet alerta para chuvas intensas no Amazonas até terça-feira

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Estado enfrenta seca severa; Rio Negro tem menor nível em 121 anos


Pub­li­ca­do em 20/11/2023 — 21:04 Por Luciano Nasci­men­to – Repórter da Agên­cia Brasil — Man­aus

ouvir:

Após o retorno de nuvens de fumaça em pon­tos de Man­aus durante o final de sem­ana, o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) lançou um aler­ta de peri­go para a pos­si­bil­i­dade de chu­vas inten­sas na cap­i­tal e em regiões do Ama­zonas.

O aler­ta, emi­ti­do nes­ta segun­da-feira (20), vale até terça-feira (21) e tam­bém abrange regiões dos esta­dos do Acre, Mato Grosso, Pará, Rondô­nia e Roraima.

Segun­do o Inmet, o aler­ta vale para as regiões do Vale do Acre, Leste Ron­doniense, Cen­tro Ama­zo­nense, Sudoeste Ama­zo­nense, Norte Mato-grossense, Sul Ama­zo­nense, Norte Ama­zo­nense, Madeira-Gua­poré, Sul de Roraima, Vale do Juruá, Sudoeste Paraense.

Para terça-feira, o Inmet pre­vê para a cap­i­tal a ocor­rên­cia de tem­po nubla­do com pan­cadas de chu­va e tro­voadas iso­ladas, a tem­per­atu­ra mín­i­ma deve ficar em 28°C e a máx­i­ma em 32°C.

Em Man­aus, a nuvem de fumaça que deixou o céu cinzen­to voltou no sába­do (18) e pode ser obser­va­da até a man­hã des­ta segun­da-feira. No iní­cio da tarde, a cidade reg­istrou chu­vas esparsas em pon­tos iso­la­dos. Segun­do o mon­i­tora­men­to do Sis­tema Eletrôni­co de Vig­ilân­cia Ambi­en­tal (Sel­va) da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Ama­zonas (UEA), a qual­i­dade do ar em boa parte da cap­i­tal ficou mod­er­a­da.

O esta­do do Ama­zonas enfrenta uma seca sev­era, com o Rio Negro alcançan­do ao pior mar­ca em 121 anos, quan­do começaram as medições. No dia 26 de out­ubro, a cota do rio chegou no nív­el mais baixo reg­istra­do, fican­do em 12,7 met­ros.

No iní­cio de novem­bro o rio começou a subir, fican­do nova­mente aci­ma dos 13 met­ros. Mas a últi­ma medição reg­istra­da pelo Por­to de Man­aus, do últi­mo dia 17, apon­tou um recuo no vol­ume, com a cal­ha do rio em 12,96 met­ros.

Segun­do bole­tim divul­ga­do hoje pela Defe­sa Civ­il do Ama­zonas, os 62 municí­pios do esta­do seguem em situ­ação de emergên­cia. São 598 mil pes­soas e 150 mil famílias afe­tadas.

A Defe­sa Civ­il disse que, no perío­do de 1º de janeiro a 19 de novem­bro de 2023, foram reg­istra­dos 19.339 focos de calor no esta­dos, dos quais 2.801 na região met­ro­pol­i­tana de Man­aus.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …