...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Inmet alerta para chuvas intensas no fim de semana

Inmet alerta para chuvas intensas no fim de semana

Há risco de cortes de energia elétrica e queda de árvores

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/11/2024 — 13:02
Brasília
São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), vin­cu­la­do ao Min­istério da Agri­cul­tura e Pecuária, aler­tou nes­ta quin­ta-feira (7) para pos­sív­el for­mação de nova zona de con­vergên­cia do Atlân­ti­co Sul (ZCAS) no próx­i­mo fim de sem­ana, dias 9 e 10.

A zona de con­vergên­cia é um fenô­meno mete­o­rológi­co que provo­ca grande vol­ume de chu­vas e tem­pes­tades na nas regiões Cen­tro-Oeste e Sud­este, entre o fim da pri­mav­era e o verão. É car­ac­ter­i­za­da por uma faixa (corre­dor) de nuvens que se estende des­de o sul da região amazôni­ca, pas­san­do pela faixa cen­tral do país, em direção ao sul do oceano Atlân­ti­co.

Brasília (DF), 07/11/2024 - INMET publica aviso laranja de chuvas de até 100 mm/dia, com ventos intensos de 100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Foto: Inmet/Reprodução
INMET pub­li­ca avi­so laran­ja de chu­vas de até 100 mm/dia, com ven­tos inten­sos de 100 km/h, risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as. Foto: Inmet/Reprodução

O Inmet esclarece que para que haja a estru­tu­ra de uma ZCAS é necessária a per­sistên­cia desse canal de umi­dade por, pelo menos, qua­tro dias con­sec­u­tivos. Por isso, o insti­tu­to acon­sel­ha o acom­pan­hamen­to de novas pre­visões climáti­cas e a obser­vação da per­sistên­cia da faixa de neb­u­losi­dade.

Enem

O aler­ta do Inmet englo­ba o segun­do domin­go de provas do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) de 2024, no próx­i­mo domin­go (10). Os inscritos vão tes­tar os con­hec­i­men­tos em 90 questões de múlti­pla escol­ha de ciên­cias da natureza (quími­ca, físi­ca e biolo­gia) e de matemáti­ca.

Alerta

O Inmet tam­bém emi­tiu avi­so mete­o­rológi­co laran­ja, que indi­ca peri­go dev­i­do às chu­vas inten­sas em toda a área dos esta­dos de Goiás, de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondô­nia e Dis­tri­to Fed­er­al, além de parte do Tocan­tins, no Triân­gu­lo Mineiro/Alto Paranaí­ba, na região cen­tral de Minas Gerais, no extremo oeste baiano, no cen­tro-sul ama­zo­nense e oeste catari­nense, e região met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro.

O avi­so é váli­do entre 13 horas des­ta quin­ta-feira (7) e 10 horas da man­hã des­ta sex­ta-feira (8). As chu­vas podem atin­gir até 60 milímet­ros por hora (mm/h) e os ven­tos inten­sos podem chegar à veloci­dade de 100 quilômetro por hora (km/h). De acor­do com a insti­tu­ição, há risco de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de gal­hos de árvores, alaga­men­tos e de descar­gas elétri­c­as.

De acor­do com a gravi­dade dos fenô­menos mete­o­rológi­cos, o Inmet clas­si­fi­ca os aler­tas por cores. O amare­lo rep­re­sen­ta peri­go poten­cial. Enquan­to, o laran­ja sig­nifi­ca peri­go. A mais alar­mante é a ver­mel­ha, que rep­re­sen­ta peri­go.

São Paulo

Especi­fi­ca­mente para o esta­do de São Paulo, o Inmet tem avi­so mete­o­rológi­co de nív­el laran­ja que indi­ca grande peri­go cau­sa­do por tem­pes­tades até o iní­cio da tarde des­ta quin­ta-feira em Itape­tininga, no litoral sul paulista, e, tam­bém, na macro met­ro­pol­i­tana paulista, área que abrange as seguintes regiões met­ro­pol­i­tanas: de São Paulo, Baix­a­da San­tista, Camp­inas, região met­ro­pol­i­tana do Vale do Paraí­ba e o litoral Norte de São Paulo.

A Defe­sa Civ­il do estad­ual aler­ta para chu­vas de forte inten­si­dade que atin­girão todas as regiões do ter­ritório paulista entre esta quin­ta-feira (7) e sex­ta-feira (8).

Os níveis de acu­mu­la­dos de chu­va poderão vari­ar entre altos e muito altos, com atenção de maior risco às regiões dos municí­pios de Marília e Pres­i­dente Pru­dente. Na região met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Vale do Ribeira, regiões de Itape­va, Soro­ca­ba, Camp­inas, Baix­a­da San­tista, litoral norte, Vale do Paraí­ba, São José do Rio Pre­to, Araçatu­ba, Bar­retos, Fran­ca e Ribeirão Pre­to, o nív­el de acu­mu­la­do de chu­va será muito alto.

A Defe­sa Civ­il paulista desta­ca atenção espe­cial para as regiões de Bau­ru e Araraquara, pois os níveis serão ain­da mais ele­va­dos. As chu­vas podem vir acom­pan­hadas de raios, rajadas de ven­to e pos­si­bil­i­dade de grani­zo. Este aler­ta é dev­i­do à pas­sagem de uma frente fria pela cos­ta da região sud­este, a qual cri­ará condições para pan­cadas de chu­va forte, além de condições para tem­po­rais.

Paraná

No Paraná, as fortes chu­vas causaram alaga­men­tos na cidade de Gen­er­al Carneiro, no sul do Paraná, na madru­ga­da des­ta quin­ta-feira (7). Profis­sion­ais da Defe­sa Civ­il e do Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar do Paraná (CBMPR) atu­am em parce­ria com o municí­pio no atendi­men­to às víti­mas.

As infor­mações pre­lim­inares do gov­er­no estad­ual apon­tam que aprox­i­mada­mente 200 pes­soas pre­cis­aram sair de suas casas dev­i­do à situ­ação mais críti­ca do nív­el de água.

Orientações

Em caso de rajadas de ven­to, a ori­en­tação é não se abri­gar debaixo de árvores, pois há risco de que­da e descar­gas elétri­c­as e não esta­cionar veícu­los próx­i­mos a tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da, quan­do há risco de quedas.

Em casa e esta­b­elec­i­men­tos com­er­ci­ais, o mel­hor é desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia, se pos­sív­el.

Em caso de emergên­cias, o Cor­po de Bombeiros Mil­i­tar local deve ser aciona­do pelo tele­fone 193. E para ter mais infor­mações, o número da Defe­sa Civ­il estad­ual é o 199.

Para solic­i­tar o rece­bi­men­to de avi­sos e aler­tas de riscos de desas­tres e even­tos adver­sos, da Defe­sa Civ­il, bas­ta enviar uma men­sagem do tipo SMS para o número 40199, com o CEP da área de inter­esse.

No aplica­ti­vo What­sApp é pos­sív­el cadas­trar o número 61 2034–4611 e enviar um “oi” para o robô de aler­tas, que auto­mati­ca­mente repas­sará os pas­sos da tela para cadas­trar as áreas de inter­esse ou pesquis­ar os aler­tas já vigentes.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …