...
domingo ,23 março 2025
Home / Noticias / Inmet alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Norte e Paraíba

Inmet alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Norte e Paraíba

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Precipitações também devem atingir Sergipe, Pernambuco e Alagoas


Pub­li­ca­do em 09/06/2022 — 10:49 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) divul­gou um aler­ta de peri­go dev­i­do à pos­si­bil­i­dade de chu­vas inten­sas nos esta­dos do Rio Grande do Norte e Paraí­ba. O aler­ta vale des­ta quin­ta-feira (9) até a man­hã de aman­hã (10), e os tem­po­rais são esper­a­dos para as regiões leste e agreste potiguar e tam­bém na mata paraibana. Segun­do o insti­tu­to, as chu­vas podem vari­ar entre 50 milímet­ros e 100 milímet­ros ao dia (mm/dia).

O Inmet aler­ta que o vol­ume de chu­vas aumen­ta os “alaga­men­tos, desliza­men­tos de encostas, trans­bor­da­men­tos de rios, em cidades com tais áreas de risco”.

A pre­visão para os esta­dos de Per­nam­bu­co e Alagoas, atingi­dos por fortes chu­vas nos últi­mos 15 dias, é de que as condições mete­o­rológ­i­cas per­manecerão favoráveis à con­tinuidade das chu­vas, com acu­mu­la­dos aci­ma de 60 mm/dia

As pre­cip­i­tações tam­bém devem atin­gir Sergipe e ten­dem ain­da a se inten­si­ficar no recôn­ca­vo baiano, incluin­do a cap­i­tal Sal­vador.

“Fatores como a alta con­vergên­cia de umi­dade vin­da do Oceano Atlân­ti­co, asso­ci­a­da à pas­sagem de frentes frias pelo litoral da região, bem como o padrão de cir­cu­lação dos ven­tos em altos níveis da atmos­fera e a anom­alia da tem­per­atu­ra da super­fí­cie do mar (águas mais quentes do que o nor­mal), dev­erão man­ter o tem­po instáv­el e chu­voso des­de o litoral até o agreste, prin­ci­pal­mente entre os esta­dos de Sergipe até a Paraí­ba”, infor­mou o Inmet.

O insti­tu­to ori­en­ta para que as pes­soas evitem enfrentar o mau tem­po e prestem atenção em encostas. Se pos­sív­el, é recomen­da­do desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia.

Ness­es casos, a recomen­dação é para que as pes­soas fiquem aten­tas aos aler­tas da Defe­sa Civ­il (tele­fone 199) e do Cor­po de Bombeiros (tele­fone 193).

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

ONU alerta sobre impactos da mudança climática nas geleiras

Países em desenvolvimento nas montanhas precisam de US$ 187 bi anuais Fabío­la Sin­im­bú — Repórter …