...
sexta-feira ,18 abril 2025
Home / Noticias / Inmet alerta para onda de calor no Rio de Janeiro com riscos à saúde

Inmet alerta para onda de calor no Rio de Janeiro com riscos à saúde

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Temperatura deve ficar 5ºC acima da média


Publicado em 02/05/2024 — 10:47 Por Bruno de Freitas Moura — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

Moradores de diver­sos municí­pios do Rio de Janeiro devem enfrentar uma onda de calor até o domin­go (5), inclu­sive com riscos à saúde. O aler­ta é do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), que pre­vê tem­per­at­uras 5º Cel­sius © aci­ma da média por perío­do de três a cin­co dias, a con­tar de quar­ta-feira (1º).

O aler­ta, clas­si­fi­ca­do como peri­go, abrange municí­pios nas regiões met­ro­pol­i­tana, sul, noroeste, norte, cen­tro flu­mi­nense e baix­adas.

Para o esta­do do Rio de Janeiro, o insti­tu­to pre­vê para esta quin­ta-feira (2) tem­per­atu­ra máx­i­ma de 37ºC. Na sex­ta-feira (3), o dia deve ficar mais quente ain­da, com máx­i­ma de 38ºC.

Com o aler­ta, o Rio de Janeiro se jun­ta à lista de seis esta­dos que já viven­ci­avam uma onda de calor ain­da mais sev­era, de grande peri­go, ini­ci­a­da no dia 27 de abril e pre­vista para durar até o iní­cio da noite deste sába­do (4): Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Cuidados

Ondas de calor podem impactar a saúde de toda a pop­u­lação, em espe­cial idosos, cri­anças, pes­soas com prob­le­mas renais, cardía­cos, res­pi­ratórios ou de cir­cu­lação, dia­béti­cos, ges­tantes e pop­u­lação em situ­ação de rua.

Com as ocor­rên­cias cada vez mais fre­quentes desse fenô­meno climáti­co, o Min­istério da Saúde disponi­bi­liza um por­tal com ori­en­tações para as pes­soas se pro­te­gerem.

Con­fi­ra as prin­ci­pais recomen­dações:

Sol e calor

Evite a exposição dire­ta ao sol, em espe­cial, de 10h às 16h;

se expor ao sol sem a pro­teção ade­qua­da con­tra os raios ultra­vi­o­le­ta deixa a pele ver­mel­ha, sen­sív­el e até com bol­has. Use pro­te­tor solar;

use chapéus e ócu­los escuros (espe­cial­mente pes­soas de pele clara);

pro­te­ja as cri­anças com chapéu de abas;

use roupas leves e que não retêm muito calor;

dimin­ua os esforços físi­cos e repouse fre­quente­mente em locais com som­bra, fres­cos e are­ja­dos;

em veícu­los sem ar-condi­ciona­do, deixe as janelas aber­tas;

não deixe cri­anças ou ani­mais em veícu­los esta­ciona­dos.

Hidratação

Aumente a ingestão de água ou de sucos de fru­tas nat­u­rais, sem adição de açú­car, mes­mo sem ter sede;

evite bebidas alcoóli­cas e com ele­va­do teor de açú­car;

faça refeições leves, pouco condi­men­tadas e mais fre­quentes.

recém-nasci­dos, cri­anças, idosos e pes­soas doentes podem não sen­tir sede. Ofer­eça-lhes água.

Cuida­dos cole­tivos

Se pos­sív­el, feche corti­nas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a cir­cu­lação do ar;

abra as janelas durante a noite;

uti­lize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobre­tu­do, em bebês e pes­soas aca­madas;

informe-se peri­odica­mente sobre o esta­do de saúde das pes­soas que vivem só, idosas ou com dependên­cia que vivam per­to de si e ajude-as a pro­te­gerem-se do calor;

man­ten­ha ambi­entes úmi­dos com umid­i­fi­cadores de ar, toal­has mol­hadas ou baldes de água.

Cuida­dos com a saúde

Man­ten­ha medica­men­tos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazena­men­to na embal­agem);

pro­cure acon­sel­hamen­to médi­co se sofr­er de uma doença crôni­ca condição médi­ca ou tomar vários medica­men­tos;

busque aju­da se sen­tir ton­turas, fraque­za, ansiedade ou tiv­er sede inten­sa e dor de cabeça;

se sen­tir algum mal-estar, busque um lugar fres­co o mais rápi­do pos­sív­el e meça a tem­per­atu­ra do seu cor­po e beba um pouco de água ou suco de fru­tas para rei­dratar;

no perío­do de maior calor, tome ban­ho com água ligeira­mente mor­na. Evite mudanças brus­cas de tem­per­atu­ra.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos

Registro é voluntário e gratuito Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/04/2025 …