...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Inmet alerta para onda de calor que chega ao país nos próximos dias

Inmet alerta para onda de calor que chega ao país nos próximos dias

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Temperatura poderá subir até 5º C no período de 2 a 3 dias


Publicado em 16/08/2024 — 20:31 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) divul­gou hoje (16) aler­ta sobre uma onda de calor que vai durar até a próx­i­ma segun­da-feira (19) em várias regiões do país. A tem­per­atu­ra poderá subir até 5º C no perío­do de 2 a 3 dias, poden­do provo­car leve risco à saúde da pop­u­lação.

O Inmet enu­mer­ou as regiões que podem ser mais atingi­das pela onda de calor nos pçróx­i­mos dias: Norte Pio­neiro Paranaense, Ser­rana, Oeste Catari­nense, Cen­tro-Sul Mato-grossense, Pres­i­dente Pru­dente, São José do Rio Pre­to, Met­ro­pol­i­tana de Curiti­ba, Vale do Ita­jaí, Leste de Mato Grosso do Sul, Camp­inas, Noroeste Rio-grandense, Bau­ru, Piraci­ca­ba, Grande Flo­ri­anópo­lis.

As cidades do Sul/Sudoeste de Minas, Itape­tininga, Cen­tro Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Leste Ron­doniense, Cen­tro Oci­den­tal Paranaense, Ribeirão Pre­to, Araçatu­ba, Sud­este Mato-grossense, Noroeste Paranaense, Macro Met­ro­pol­i­tana Paulista, Marília, Norte Cen­tral Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Pan­tanais Sul Mato-grossense tá mbém faz­er parte da lista.

Tam­bém pode ser atingi­do pela onda de calor, o Nordeste Rio-grandense, Sul Flu­mi­nense, Cam­po das Ver­tentes, Sud­este Paranaense, Vale do Paraí­ba Paulista, Sul Goiano, Cen­tro Ori­en­tal Paranaense, Sudoeste Mato-grossense, Sul Catari­nense, Met­ro­pol­i­tana de São Paulo, Assis, Litoral Sul Paulista, Norte Catari­nense, Cen­tro-Sul Paranaense, Triân­gu­lo Mineiro/Alto Paranaí­ba, Norte Mato-grossense, Cen­tro Oci­den­tal Rio-grandense, Cen­tro Flu­mi­nense, Sudoeste Rio-grandense, Met­ro­pol­i­tana do Rio de Janeiro, Cen­tro Ori­en­tal Rio-grandense.

Alerta

De acor­do com o Sis­tema Aler­ta Rio, na noite des­ta sex­ta-feira (16), a pre­visão é de pre­domínio de céu claro, sem chu­va, na cidade do Rio de Janeiro. Os ven­tos estarão fra­cos. Um sis­tema de alta pressão deixou o tem­po firme nes­ta sex­ta-feira (16). O dia foi de céu claro e não hou­ve reg­istro de chu­va. Os ven­tos ficaram fra­cos e as tem­per­at­uras apre­sen­taram ele­vação, com mín­i­ma reg­istra­da de 14°C às 4h da madru­ga­da e máx­i­ma reg­istra­da de 35,3°C às 15h30.

O sis­tema  pre­vê, entre sába­do (17) e terça-feira (20), tem­po estáv­el no municí­pio. A pre­visão é de céu claro e sem chu­va ao lon­go do perío­do. Os ven­tos vari­am de fra­cos a mod­er­a­dos.

O aler­ta vai para sába­do (17) à tarde, segun­da-feira (19) e terça-feira (20), quan­do a umi­dade rel­a­ti­va do ar pode cair de 21% e 30% em alguns pon­tos da cidade. A pop­u­lação deve ficar aten­ta e se hidratar bem durante o perío­do.

Dicas

Algu­mas dicas, pas­sadas por médi­cos, quan­do a umi­dade rel­a­ti­va do ar está baixa são: lave as mãos com fre­quên­cia e evite colocá-las na boca e no nar­iz. Pro­cure man­ter o cor­po sem­pre bem hidrata­do. Beba bas­tante água, mes­mo sem sen­tir sede. Na hora do lanche ou da sobreme­sa, dê prefer­ên­cia a fru­tas ric­as em líqui­dos, como melan­cia, melão e laran­ja, por exem­p­lo.

Em espe­cial, fique aten­to à hidratação das cri­anças, idosos e doentes. Aplique soro fisi­ológi­co no nar­iz e nos olhos para evi­tar o resse­ca­men­to. Evite a práti­ca de exer­cí­cios físi­cos entre 10h e 16 h e coloque chapéus e ócu­los escuros para pro­te­ger-se do sol.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …