...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Inmet divulga alerta de baixa umidade em três estados do Centro-Oeste

Inmet divulga alerta de baixa umidade em três estados do Centro-Oeste

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol


Publicado em 16/09/2024 — 11:56 Por Luciano Nascimento — Repórter da Agência Brasil — São Luís

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu hoje (16) um aler­ta de baixa umi­dade em áreas dos esta­dos de Mato Grosso, Goiás e do Tocan­tins, na Região Cen­tro-Oeste. Com grau de sev­eri­dade “grande peri­go”, o avi­so diz que o horário mais críti­co é a par­tir das 14h des­ta segun­da-feira.

A pre­visão é a umi­dade rel­a­ti­va do ar ficar abaixo de 12% nas seguintes regiões: cen­tro, leste, norte, noroeste e sul goiano; nordeste e norte mato-grossense; e oci­den­tal e ori­en­tal do Tocan­tins.

Fachada do instituto nacional de meteorologia (INMET), em Brasília.
Facha­da do insti­tu­to nacional de mete­o­rolo­gia (INMET), em Brasília. — Marce­lo Camargo/Agência Brasil

O Inmet tam­bém emi­tiu um aler­ta de peri­go de baixa umi­dade, com a umi­dade rel­a­ti­va do ar var­ian­do entre 20% e 12%, nes­ta segun­da-feira, para o sud­este do Pará; nordeste mato-grossense; partes ori­en­tal e oci­den­tal do Tocan­tins; leste, oeste e cen­tro maran­hense; sud­este, sudoeste e cen­tro-norte piauiense; sertões cearens­es, extremo oeste baiano; cen­tro, leste e sul goiano; triân­gu­lo mineiro, alto Paranaí­ba, noroeste, norte e cen­tral de Minas Gerais, além do Dis­tri­to Fed­er­al.

O Inmet tam­bém lançou para esta segun­da um avi­so de peri­go poten­cial de baixa umi­dade, var­ian­do entre 30% e 20%. Além do Pará, Mato Grosso, Goiás, Dis­tri­to Fed­er­al, Tocan­tins, Maran­hão, Piauí, Ceará, o aler­ta tam­bém vale para o Rio Grande do Norte, Paraí­ba e Per­nam­bu­co.

A baixa umi­dade causa resse­ca­men­to da pele, descon­for­to nos olhos, boca e nar­iz. Entre as recomen­dações estão beber bas­tante líqui­do, evi­tar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evi­tar a práti­ca de ativi­dades físi­cas. Tam­bém são recomen­da­dos o uso hidratante para pele e umid­i­ficar o ambi­ente.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …