...
sexta-feira ,14 junho 2024
Home / Noticias / Inmet divulga alerta de perigo para o sul do país

Inmet divulga alerta de perigo para o sul do país

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Chuvas, vento e granizo requerem mais cuidados da população


Publicado em 23/05/2024 — 09:09 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Aler­ta de peri­go, divul­ga­do na madru­ga­da des­ta quin­ta-fei­ra (23) pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet), pede à popu­la­ção de algu­mas áre­as do Rio Gran­de do Sul que ado­tem medi­das de segu­ran­ça em decor­rên­cia das chu­vas, ven­tos inten­sos e que­da de gra­ni­zo pre­vis­tos para esta quin­ta-fei­ra.

As áre­as de mai­or ris­co são a região ser­ra­na, o noro­es­te, o cen­tro ori­en­tal e oci­den­tal do Rio Gran­de do Sul, o oes­te e o sul de San­ta Cata­ri­na e a área metro­po­li­ta­na de Por­to Ale­gre.

Estão pre­vis­tas chu­vas entre 30 milí­me­tros por hora (mm/h) e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia; ven­tos inten­sos (60 a 100 km/h); e que­da de gra­ni­zo. Há ris­co de cor­te de ener­gia elé­tri­ca, estra­gos em plan­ta­ções, que­da de árvo­res e de ala­ga­men­tos.

O Inmet suge­re que, em caso de raja­das de ven­to, as pes­so­as não se abri­guem debai­xo de árvo­res, pois há ris­co de que­da e des­car­gas elé­tri­cas, e que não esta­ci­o­nem veí­cu­los pró­xi­mos a tor­res de trans­mis­são e pla­cas de pro­pa­gan­da.

“Se pos­sí­vel, des­li­gue apa­re­lhos elé­tri­cos e qua­dro geral de ener­gia”, acres­cen­ta o ins­ti­tu­to. Mais infor­ma­ções podem ser obti­das jun­to à Defe­sa Civil (tele­fo­ne 199) e ao Cor­po de Bom­bei­ros (tele­fo­ne 193).

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …