...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Noticias / Inmet e Defesa Civil do RS emitem alerta para risco de chuvas intensas

Inmet e Defesa Civil do RS emitem alerta para risco de chuvas intensas

Nas próximas horas, deve chover muito, em pouco tempo

Alex Rodrigues – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/02/2025 — 17:44
Brasília
Chuvas no Rio Grande do Sul: Mais de 31 mil pessoas afetadas, 399 desabrigadas e 1.665 desalojadas. Foto: Defesa Civil/RS
Repro­dução: © Defe­sa Civil/RS

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) e a Defe­sa Civ­il do Rio Grande do Sul emi­ti­ram, neste domin­go (16), aler­tas quan­to ao risco de chu­vas inten­sas atin­girem boa parte do ter­ritório gaú­cho entre hoje e aman­hã (17), poden­do causar transtornos em difer­entes regiões do esta­do.

Segun­do o Inmet, além do risco de chu­vas fortes, entre 30 milímet­ros (mm) e 60 mm por hora, e de que­da de grani­zo, os ven­tos podem atin­gir entre 60 quilômet­ros (km) e 100 km/h, com riscos de corte de ener­gia elétri­ca, que­da de árvores, alaga­men­tos e estra­gos.

O avi­so do insti­tu­to vale das 13h deste domin­go às 10h da segun­da-feira (17), para a região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre e regiões sudoeste, noroeste, sud­este, nordeste, cen­tro oci­den­tal e cen­tro ori­en­tal e rio-grandense, além das regiões ser­rana do esta­do e para o sul catari­nense.

Já a Defe­sa Civ­il gaúcha pre­vê que, nas próx­i­mas horas, deve chover muito, em pouco tem­po, o que poten­cial­iza o risco de cheia de rios, arroios, cór­re­gos, pequenos cur­sos d´água e demais áreas suscetíveis a alaga­men­tos.

“Em função de ele­va­dos acu­mu­la­dos pre­vis­tos, com chu­vas de altas inten­si­dades (ele­va­do vol­ume em pouco tem­po), é indi­ca­da a condição de aler­ta em prati­ca­mente todas as bacias hidro­grá­fi­cas do esta­do”, comu­ni­cou o órgão estad­ual, que tam­bém já emi­tiu, hoje, aler­tas para chu­vas e ven­tos fortes, com a pos­si­bil­i­dade de que­da de grani­zo, em Eldo­ra­do do Sul, Guaí­ba, Por­to Ale­gre, Viamão, Alvo­ra­da, Canoas, Cachoeir­in­ha, Gra­vataí, São Leopol­do, Novo Ham­bur­go, Sapi­ran­ga, Taquari, Char­queadas, Arroio dos Ratos e Mon­tene­gro.

Os órgãos públi­cos recomen­dam que, caso sejam sur­preen­di­das por condições adver­sas de tem­po, com peri­go imi­nente, as pes­soas devem bus­car abri­go ime­di­ata­mente. Se estiverem em casa, o recomendáv­el é fechar bem por­tas e janelas. E durante os tem­po­rais, reti­rar os fios de eletroeletrôni­cos das tomadas, além de abri­gar ani­mais e man­tê-los em segu­rança. Tam­bém é impor­tante con­hecer os planos de con­tingên­cia munic­i­pais para saber como pro­ced­er em caso de risco ou desas­tre. Os planos podem ser obti­dos com os órgãos de pro­teção munic­i­pais.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …