...
sexta-feira ,24 janeiro 2025
Home / Noticias / Inmet emite alerta de baixa umidade para 15 estados e o DF

Inmet emite alerta de baixa umidade para 15 estados e o DF

Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Instituto emitiu alerta laranja


Publicado em 03/09/2024 — 18:08 Por Ana Carolina Alli* — Brasília

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu aler­ta laran­ja de peri­go para baixa umi­dade para 15 esta­dos e o Dis­tri­to Fed­er­al. 

Serão afe­ta­dos pelo tem­po seco os esta­dos de Goiás, Tocan­tins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maran­hão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Per­nam­bu­co, Paraí­ba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondô­nia.

Ness­es locais, a umi­dade rel­a­ti­va do ar não deve pas­sar dos 20% e há risco de incên­dios flo­restais e à saúde da pop­u­lação. De acor­do com a Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS), o lim­ite ide­al da umi­dade rel­a­ti­va do ar é em torno de 60%.

O Inmet ori­en­ta a pop­u­lação a beber mais líqui­do e evi­tar tan­to ativi­dades físi­cas quan­to a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Tam­bém é impor­tante que as pes­soas inten­si­fiquem o uso de hidratante de pele e umid­i­fiquem os ambi­entes.

Con­fi­ra as unidades da fed­er­ação que devem reg­is­trar o tem­po mais seco:

Dis­tri­to Fed­er­al

Brasília (DF), 03.09.2024 - Seca e alta temperatura em Brasília. Pessoa com garrafa de água passa pelo Setor de Diversões Sul. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: Seca e alta tem­per­atu­ra em Brasília. Pes­soa com gar­rafa de água pas­sa pelo Setor de Diver­sões Sul. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Inmet emi­tiu aler­ta laran­ja de baixa umi­dade, com peri­go para onda de calor e risco à saúde, com casos de resse­ca­men­to da pele e descon­for­to nos olhos, boca e nar­iz. A umi­dade rel­a­ti­va do ar deve vari­ar entre 12% e 20%.

Minas Gerais

A Sec­re­taria de Esta­do de Meio Ambi­ente e Desen­volvi­men­to Sus­ten­táv­el (Semad) pub­li­cou uma nota aler­tan­do para as regiões que enfrentarão umi­dades rel­a­ti­vas do ar mais baixas, sendo o Triân­gu­lo, Noroeste, Oeste e Sul do esta­do as áreas mais afe­tadas. A Semad tam­bém recomen­da o uso de roupas leves e incen­ti­va o con­sumo de fru­tas e ver­duras.

Mato Grosso do Sul

O Inmet emi­tiu aler­tas amare­lo, laran­ja e ver­mel­ho de baixa umi­dade, com peri­go para onda de calor e risco de incên­dios flo­restais e à saúde. A umi­dade do ar está com a mín­i­ma pre­vista de 8% e a máx­i­ma 20%. Em nota, a Gov­er­nado­ria do Esta­do do Mato Grosso do Sul expli­ca que a situ­ação decorre de uma onda de calor, impul­sion­a­da pela atu­ação de uma mas­sa de ar quente e seca.

 

*Estag­iária sob a super­visão de Marce­lo Brandão

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 268 mil contribuintes receberão R$ 864,8 milhões Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia …