...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Inmet faz novo alerta de perigo de tempestade para 10 estados

Inmet faz novo alerta de perigo de tempestade para 10 estados

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil

Risco se mantém até esta segunda (22)


Publi­ca­do em 21/01/2024 — 12:43 Por Elai­ne Patrí­cia Cruz — Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

ouvir:

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Mete­o­ro­lo­gia (Inmet) emi­tiu hoje (21) um novo aler­ta laran­ja para chu­vas inten­sas em 10 esta­dos bra­si­lei­ros. O aler­ta laran­ja é o segun­do na esca­la uti­li­za­do pelo Inmet, que varia entre o ama­re­lo (peri­go poten­ci­al), o laran­ja (peri­go) e o ver­me­lho (gran­de peri­go).

O aler­ta laran­ja, que sig­ni­fi­ca uma situ­a­ção de peri­go para chu­vas e ven­tos inten­sos, vale para os esta­dos do Acre, Bahia, Goiás, Mato Gros­so, Minas Gerais, Rio de Janei­ro, Ama­zo­nas, Espí­ri­to San­to, Pará e Rondô­nia. Esse aler­ta vale até ama­nhã (22). Nes­sas regiões, o acu­mu­la­do de chu­va pode che­gar a 100 mm.

Só não estão em aler­ta para chu­vas os esta­dos do Ama­pá, Ala­go­as, Paraí­ba, Rio Gran­de do Nor­te, Rio Gran­de do Sul e Ser­gi­pe. Os demais esta­dos bra­si­lei­ros e o Dis­tri­to Fede­ral estão em aler­ta ama­re­lo.

Ontem (20), as for­tes chu­vas pro­vo­ca­ram mor­tes no esta­do de São Pau­lo. Uma mulher de 60 anos, que esta­va na praia, mor­reu após ser atin­gi­da por um raio na cida­de de Praia Gran­de (SP). Uma outra pes­soa mor­reu em Soro­ca­ba após ter seu car­ro arras­ta­do pela enxur­ra­da.

No Rio Gran­de do Sul, o tem­po­ral que ocor­reu na últi­ma ter­ça-fei­ra (16) dei­xou qua­se 1 milhão de pes­so­as sem ener­gia. Segun­do o últi­mo bole­tim, divul­ga­do pelo gover­no na manhã de hoje, mais de 30 mil cli­en­tes da CEEE Equa­to­ri­al e outros 53 mil cli­en­tes da RGE Sul con­ti­nu­am sem ener­gia elé­tri­ca.

 

Edi­ção: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …