...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Noticias / Inmet faz novo alerta de perigo de tempestade para 10 estados

Inmet faz novo alerta de perigo de tempestade para 10 estados

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Risco se mantém até esta segunda (22)


Pub­li­ca­do em 21/01/2024 — 12:43 Por Elaine Patrí­cia Cruz — Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu hoje (21) um novo aler­ta laran­ja para chu­vas inten­sas em 10 esta­dos brasileiros. O aler­ta laran­ja é o segun­do na escala uti­liza­do pelo Inmet, que varia entre o amare­lo (peri­go poten­cial), o laran­ja (peri­go) e o ver­mel­ho (grande peri­go).

O aler­ta laran­ja, que sig­nifi­ca uma situ­ação de peri­go para chu­vas e ven­tos inten­sos, vale para os esta­dos do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ama­zonas, Espíri­to San­to, Pará e Rondô­nia. Esse aler­ta vale até aman­hã (22). Nes­sas regiões, o acu­mu­la­do de chu­va pode chegar a 100 mm.

Só não estão em aler­ta para chu­vas os esta­dos do Amapá, Alagoas, Paraí­ba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os demais esta­dos brasileiros e o Dis­tri­to Fed­er­al estão em aler­ta amare­lo.

Ontem (20), as fortes chu­vas provo­caram mortes no esta­do de São Paulo. Uma mul­her de 60 anos, que esta­va na pra­ia, mor­reu após ser atingi­da por um raio na cidade de Pra­ia Grande (SP). Uma out­ra pes­soa mor­reu em Soro­ca­ba após ter seu car­ro arras­ta­do pela enx­ur­ra­da.

No Rio Grande do Sul, o tem­po­ral que ocor­reu na últi­ma terça-feira (16) deixou quase 1 mil­hão de pes­soas sem ener­gia. Segun­do o últi­mo bole­tim, divul­ga­do pelo gov­er­no na man­hã de hoje, mais de 30 mil clientes da CEEE Equa­to­r­i­al e out­ros 53 mil clientes da RGE Sul con­tin­u­am sem ener­gia elétri­ca.

 

Edição: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu Histórico Nacional fecha para modernização do sistema elétrico

Obras devem ser concluídas em outubro de 2025 Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil …