...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / Inmet: julho terá temperaturas acima da média em grande parte do país

Inmet: julho terá temperaturas acima da média em grande parte do país

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

Instituto alerta para risco de queimadas e incêndios florestais


Publicado em 28/06/2024 — 11:48 Por Agência Brasil  — Brasília

ouvir:

O mês de jul­ho terá tem­per­at­uras aci­ma da média em boa parte do país, mostra a pre­visão do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), com calor aci­ma dos 26° graus Cel­sius (°C) na região cen­tro-norte, na fron­teira entre Pará, Mato Grosso e Tocan­tins.

As tem­per­at­uras mais altas são oca­sion­a­dos pela mas­sa de ar seco que cos­tu­ma esta­cionar sobre a região nes­ta época do ano. Val­ores aci­ma da média tam­bém dev­erão ser reg­istra­dos no Paraná e em San­ta Cata­ri­na, desta­cou o insti­tu­to fed­er­al.

Em regiões como o norte de Goiás e inte­ri­or de esta­dos do Nordeste, as tem­per­at­uras devem ficar den­tro ou ligeira­mente abaixo da média, entre 20°C e 22°C. O mes­mo ocorre no Rio Grande do Sul, onde o frio deve ficar em torno dos 14o ou menos. Em regiões altas do Sud­este devem ser reg­istradas geadas provo­cadas por mas­sas de ar frio comuns no mês de jul­ho.

Em relação às chu­vas, a pre­visão é de redução das pre­cip­i­tações em grande parte do país, algo comum para jul­ho. As áreas com maior seca devem ficar no Cen­tro-Oeste, no norte do Paraná e na região con­heci­da como Matopi­ba (área que abrange os esta­dos do Maran­hão, Tocan­tins, Piauí e Bahia).

As chu­vas devem ficar aci­ma da média na região Norte e em áreas pon­tu­ais do leste das regiões Nordeste, Sud­este e Sul. Em grande parte das regiões Cen­tro-Oeste e Sud­este, sul da Região Norte, inte­ri­or da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é pre­vis­to chu­va próx­i­ma e abaixo da média cli­ma­tológ­i­ca, infor­mou o Inmet.

O insti­tu­to frisa o risco de queimadas e incên­dios flo­restais dev­i­do a fal­ta de chu­va em algu­mas regiões, como no cen­tro-oeste, onde fica o Pan­tanal.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …