...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Noticias / Inmet prevê chuvas fortes em MG, ES e BA; Defesa Civil faz alerta

Inmet prevê chuvas fortes em MG, ES e BA; Defesa Civil faz alerta

Divul­gação: logo Eninews

Há risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios


Pub­li­ca­do em 24/10/2022 — 18:32 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

O iní­cio da sem­ana será mar­ca­do com fortes chu­vas no Espíri­to San­to, em Minas Gerais e na Bahia. Segun­do infor­mações do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), as chu­vas atin­girão ess­es esta­dos hoje (24) e aman­hã (25). A Defe­sa Civ­il Nacional fez um aler­ta para chu­vas inten­sas. Os Vales do Mucuri e do Jequit­in­hon­ha e o norte de Minas, o cen­tro-sul e sul baiano e o noroeste e litoral norte espíri­to-san­tense dev­erão ser os locais mais afe­ta­dos.

De acor­do com o Inmet, os acu­mu­la­dos de chu­vas podem ser supe­ri­ores a 60 milímet­ros por hora ou 100 milímet­ros por dia. Com isso, há risco de alaga­men­tos, desliza­men­tos de encostas e trans­bor­da­men­tos de rios. Segun­do as autori­dades, as pop­u­lações das regiões den­tro do aler­ta pre­cisam ado­tar medi­das de auto­pro­teção.

“É fun­da­men­tal que a pop­u­lação adote algu­mas medi­das de pre­venção, como desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia. Em caso de enx­ur­ra­da, coloque doc­u­men­tos e obje­tos de val­or em sacos plás­ti­cos. Já em situ­ação de grande peri­go con­fir­ma­da, pro­cure abri­go e evite per­manecer ao ar livre. É impor­tante que a pop­u­lação fique aten­ta às infor­mações ofi­ci­ais e aos locais onde serão divul­ga­dos os aler­tas, além de ado­tar as medi­das de auto­pro­teção”, disse o coor­de­nador-ger­al de Geren­ci­a­men­to de Desas­tres da Defe­sa Civ­il Nacional, Tia­go Moli­na Schnorr.

A Defe­sa Civ­il Nacional ori­en­ta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de aler­ta, envian­do um SMS com o CEP do local onde mora, ou out­ro local de inter­esse, para o número 40199.

Não há lim­ite de locais cadastra­dos e o serviço é total­mente gra­tu­ito para a pop­u­lação. A par­tir da pre­visão de desas­tre, a pop­u­lação rece­berá um avi­so con­tendo infor­mações de risco e ori­en­tações para a auto­pro­teção. Out­ra recomen­dação é ficar aten­to aos aler­tas pub­li­ca­dos no Twit­ter da Defe­sa Civ­il Nacional (@defesacivilbr) e do Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (@inmet_).

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …