...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Economia / Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar

Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar

Observar o selo do Instituto qualificando o produto é essencial

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/01/2025 — 07:59
Rio de Janeiro
Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Como todo janeiro, a movi­men­tação nas lojas de ven­da de mate­r­i­al esco­lar aumen­ta. A procu­ra por livros didáti­cos, cader­nos e out­ros equipa­men­tos, como lápis, cane­tas e bor­rachas, faz os pais e respon­sáveis a bus­car os mel­hores preços e qual­i­dade dos pro­du­tos.

Para aux­il­iar na hora da com­pra e garan­tir que os itens adquiri­dos aten­dam aos padrões de segu­rança e qual­i­dade, o Insti­tu­to Nacional de Metrolo­gia, Qual­i­dade e Tec­nolo­gia (Inmetro) dá dicas essen­ci­ais para que os respon­sáveis evitem prob­le­mas.

O pres­i­dente do Inmetro, Már­cio André Brito, ori­en­ta que o fun­da­men­tal é que o con­sum­i­dor este­ja aten­to para algu­mas dicas impor­tantes, como obser­var a pre­sença do selo de cer­ti­fi­cação do Insti­tu­to e as infor­mações descritas nas embal­a­gens dos pro­du­tos. A nota fis­cal é essen­cial para com­pro­var a pro­cedên­cia do mate­r­i­al e facil­i­tar even­tu­ais recla­mações.

“Ori­en­ta­mos pais e con­sum­i­dores a ver­i­fi­carem, ao com­prar mate­ri­ais esco­lares, se os pro­du­tos pos­suem o selo [do Inmetro], se são ade­qua­dos à faixa etária da cri­ança e se estão sendo adquiri­dos em esta­b­elec­i­men­tos for­mais, que garan­tem a pro­cedên­cia dess­es itens. Essas medi­das aju­dam a pre­venir pos­síveis riscos à saúde e à segu­rança das cri­anças, bem como de todos os usuários”, expli­cou.

Preços

De acor­do com a Asso­ci­ação Brasileira de Fab­ri­cantes e Impor­ta­dores de Arti­gos Esco­lares (Abfi­ae), o mate­r­i­al esco­lar deve ficar entre 5% e 9% mais caro em 2025. O pres­i­dente-exec­u­ti­vo da asso­ci­ação, Sid­nei Berga­m­aschi, disse que a ele­vação nos preços é atribuí­da a uma com­bi­nação de fatores econômi­cos e logís­ti­cos, como a alta trib­u­tação, cus­tos de pro­dução e a val­oriza­ção do dólar.

“Os impos­tos são um com­po­nente impor­tante no peço final do mate­r­i­al esco­lar. Diver­sos pro­du­tos têm até 40% de impos­tos. Os itens que for­mam a ces­ta, quase metade do preço do pro­du­to final é impos­to”, infor­mou.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …