...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Noticias / Inmetro vai instalar certificação em bombas de combustível

Inmetro vai instalar certificação em bombas de combustível

wdo_2750

Repro­du­ção: © Val­ter Campanato/Agência Bra­sil

Presidente do instituto foi entrevistado no A Voz do Brasil


Publi­ca­do em 30/07/2021 — 21:07 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Metro­lo­gia, Qua­li­da­de e Tec­no­lo­gia (Inme­tro) pre­ten­de ins­ta­lar, em bre­ve,  cer­ti­fi­ca­ção digi­tal em bom­bas de com­bus­tí­vel, dis­se nes­ta sex­ta-fei­ra (30) o pre­si­den­te do Inme­tro, Mar­cos Oli­vei­ra Júni­or, duran­te entre­vis­ta no pro­gra­ma A Voz do Bra­sil. Des­de junho, o ins­ti­tu­to está habi­li­ta­do a emi­tir cer­ti­fi­ca­dos digi­tais. 

“Infe­liz­men­te tem alguns pos­tos de gaso­li­na no país que adul­te­ram a bom­ba de com­bus­tí­vel na pla­ca-mãe, o que nós cha­ma­mos uma frau­de digi­tal, que inse­re alguns pul­sos elé­tri­cos e quan­do você vai ver no dis­play, a bom­ba vai mar­car mais do que está abas­te­cen­do o seu car­ro. Com a cer­ti­fi­ca­ção digi­tal, o pos­to vai assi­nar digi­tal­men­te. Isso vai ali­men­tar uma base de dados e nós vamos poder veri­fi­car se está ten­do frau­de ou não”, dis­se Oli­vei­ra Juni­or.

Segun­do o pre­si­den­te, o con­su­mi­dor, por meio de um apli­ca­ti­vo de celu­lar, vai poder veri­fi­car o que está sen­do abas­te­ci­do e o que está sen­do assi­na­do digi­tal­men­te.

Oli­vei­ra Juni­or dis­se que a gran­de ino­va­ção dos cer­ti­fi­ca­dos digi­tais é que o Inme­tro pas­sa a poder cer­ti­fi­car obje­tos, como é o caso das bom­bas de com­bus­tí­vel. “Com isso a gen­te pode cer­ti­fi­car não só a exis­tên­cia des­se obje­to, que esse obje­to está legal, está ok, como tam­bém as medi­das que esse obje­to faz, as carac­te­rís­ti­cas dele”, dis­se.

O pre­si­den­te do Inme­tro tam­bém falou sobre cui­da­dos com a com­pra de mate­ri­ais esco­la­res. Ele dis­se que o ins­ti­tu­to tem cer­ca de 25 pro­du­tos regu­la­men­ta­dos por­que ofe­re­ce algum tipo de ris­co para cri­an­ças. “A gran­de dica para o con­su­mi­dor é veri­fi­car se esse pro­du­to está regu­la­men­ta­do pelo Inme­tro, se ele tem o selo do Inme­tro. Se ele não tiver, repor­ta, pro­cu­ra o Inme­tro para comu­ni­car para que a gen­te pos­sa atu­ar”, ori­en­tou

Veja a entre­vis­ta com­ple­ta:

Edi­ção: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Voto feminino Fonte: Agência Câmara de Notícias

Hoje é Dia: combate ao alcoolismo e voto feminino são destaques

Repro­du­ção: © FGV/CPDOC Confira as principais datas e fatos da semana entre 18 e 24/02 …