...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias / Inovação era uma das marcas de Silvio Santos, lembra jornalista

Inovação era uma das marcas de Silvio Santos, lembra jornalista

Repro­dução: Por Anto­nio Cruz/ABr — Agên­cia Brasil, CC BY 3.0 br

Albino Castro trabalhou por 12 anos com o dono do SBT


Publicado em 17/08/2024 — 16:13 Por Bruno Bocchini — Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

O apre­sen­ta­dor de tele­visão e empresário Sil­vio San­tos, que mor­reu na madru­ga­da deste sába­do (17), em São Paulo, foi respon­sáv­el por ino­vações no jor­nal­is­mo brasileiro. Fil­i­a­do ao Sindi­ca­to dos Jor­nal­is­tas do Rio de Janeiro des­de os anos 50, ele aju­dou a cri­ar o primeiro tele­jor­nal no país com a pre­sença de um ânco­ra – jor­nal­ista que, além de apre­sen­tar o jor­nal, comen­ta e anal­isa as notí­cias.     

“Ele nos aju­dou a cri­ar o primeiro jor­nal anco­ra­do. Ele nos aju­dou a faz­er o primeiro jor­nal apre­sen­ta­do por um ânco­ra no Brasil, que foi o Tele­jor­nal Brasil, o TJ Brasil, com Boris Casoy”, con­ta o jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Albi­no Cas­tro, que tra­bal­hou com Sil­vio San­tos no SBT por 12 anos.

Albi­no lem­bra que o apre­sen­ta­dor e empresário ain­da par­ticipou da cri­ação do primeiro tele­jor­nal com uma mul­her como ânco­ra, a jor­nal­ista Lil­lian Witte Fibe, no Jor­nal do SBT, e do pro­gra­ma poli­cial Aqui Ago­ra.

“O Aqui Ago­ra era um pro­du­to jor­nalís­ti­co ide­al­iza­do por ele e que nós tocamos com a aju­da dele e com a ori­en­tação dele. O Sil­vio San­tos era jor­nal­ista, sindi­cal­iza­do no Rio des­de 1954, e tin­ha uma visão jor­nalís­ti­ca muito inter­es­sante, porque era uma visão mis­tu­ra­da com lin­ha de show. Ele con­ce­bia o jor­nal­is­mo tam­bém como algu­ma coisa espetac­u­lar, extra­ordinária”, desta­ca Albi­no.

Inovação

Ele recor­da ain­da que o apre­sen­ta­dor mudou inclu­sive a for­ma como o tele­jor­nal era mon­ta­do, basea­do nos jor­nais impres­sos, divi­di­do em seções ou edi­to­rias.

“Ele dizia que fazíamos um roteiro muito igual ao jor­nal impres­so. [Ele dizia que] você pode mis­tu­rar todas as notí­cias, como a capa do jor­nal, não pre­cisa faz­er a seção de esporte, a seção inter­na­cional, a seção de econo­mia. E aí você vê que é uma coisa que foi implan­ta­da por nós no SBT e que depois gan­hou espaço em todas as emis­so­ras. E hoje, o Jor­nal Nacional e todos os demais jor­nais são feitos assim”, enfa­ti­za.

O apre­sen­ta­dor e empresário mor­reu às 4h50 deste sába­do, na cap­i­tal paulista, em decor­rên­cia de uma bron­cop­neu­mo­nia após uma infecção por Influen­za (H1N1). Ele esta­va inter­na­do no Hos­pi­tal Israeli­ta Albert Ein­stein. Sil­vio San­tos deixa a esposa Íris, duas fil­has do primeiro casa­men­to e qua­tro fil­has do segun­do casa­men­to, além de netos e bis­ne­tos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e‑Título

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil É para garantir tranquilidade e facilidade ao …