...
domingo ,14 julho 2024
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Inpa inaugura laboratório com nível de biossegurança especial

Inpa inaugura laboratório com nível de biossegurança especial

Repro­dução: © Min­istério da Ciên­cia

Instituto poderá manipular microrganismos como o do Sars-Cov‑2


Pub­li­ca­do em 03/06/2022 — 15:34 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações (MCTI) inau­gurou hoje (3), em Man­aus, um bio­mó­du­lo do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas da Amazô­nia (Inpa), que pos­si­bil­i­tará a manip­u­lação de micror­gan­is­mos clas­si­fi­ca­dos com Nív­el de Biosse­gu­rança 3 (NB3).

Ao ele­var o nív­el de segu­rança de seus lab­o­ratórios, o Inpa terá condições de manip­u­lar o Sars-Cov­‑2 e, tam­bém, out­ros patógenos que exigem esse nív­el de segu­rança. Segun­do o min­istério, a infraestru­tu­ra inau­gu­ra­da teve um cus­to de R$ 2,86 mil­hões.

O min­istro da pas­ta, Paulo Alvim, disse que a nova estru­tu­ra “vai ala­van­car tremen­da­mente a pesquisa na região, além de prestar serviço para a cri­ação de uma rede de biosse­gu­rança de todo o país”, lem­bran­do que é o segun­do lab­o­ratório do tipo con­struí­do na Região Amazôni­ca, e o primeiro no esta­do.

De acor­do com o secretário de Pesquisa e For­mação Cien­tí­fi­ca, Marce­lo Morales, 18 estru­turas nacionais rece­ber­am recur­sos para ele­var, de 2 para 3, o nív­el de segu­rança de seus lab­o­ratórios. “Na Região Amazôni­ca, isso é fun­da­men­tal. É estratégi­co para o país”, disse.

“Pesquisa, ino­vação e ciên­cia nos trazem sobera­nia, e den­tro do ambi­ente da Amazô­nia, que é essa riqueza descon­heci­da, a pesquisa tem de estar pre­sente para desven­dar ess­es mis­térios, em meio às riquezas da região”, disse o secretário.

A expec­ta­ti­va é de que, com suas estru­turas, o Inpa pos­sa prestar serviços não só para out­ras insti­tu­ições e empre­sas, como para aju­dar na trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gias para o setor pro­du­ti­vo.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil Objetivo é ampliar participação das comunidades na cúpula Publicado em …