...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Inpe: desmatamento na Amazônia Legal tem aumento de 21,97% em 2021

Inpe: desmatamento na Amazônia Legal tem aumento de 21,97% em 2021

Repro­du­ção: © TV Bra­sil

Mapeamento é feito com base em imagens do satélite Landsat


Publi­ca­do em 18/11/2021 — 19:18 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Pes­qui­sas Espa­ci­ais (Inpe) divul­gou nes­ta quin­ta-fei­ra (18) que a taxa de des­ma­ta­men­to na Amazô­nia Legal Bra­si­lei­ra (ALB) ficou em 13.235 quilô­me­tros qua­dra­dos (km²) no perío­do de 01 agos­to de 2020 a 31 julho de 2021. O índi­ce apu­ra­do pelo Pro­je­to de Moni­to­ra­men­to do Des­ma­ta­men­to na Amazô­nia Legal por Saté­li­te (Pro­des) repre­sen­ta um aumen­to de 21,97% em rela­ção à taxa de des­ma­ta­men­to do perío­do ante­ri­or. 

O mape­a­men­to é fei­to com base em ima­gens do saté­li­te Land­sat ou simi­la­res e con­si­de­ra como des­ma­ta­men­to a “remo­ção com­ple­ta da cober­tu­ra flo­res­tal pri­má­ria por cor­te raso, inde­pen­den­te­men­te da futu­ra uti­li­za­ção des­tas áre­as”.

Con­for­me os dados do Inpe, os esta­dos do Pará, Ama­zo­nas, Mato Gros­so e Rondô­nia cor­res­pon­dem a 87,25% do des­ma­ta­men­to esti­ma­do na Amazô­nia Legal, sen­do o Pará o esta­do com mai­or con­tri­bui­ção abso­lu­ta de des­ma­ta­men­to (5.257 km²) e tam­bém o esta­do com menor vari­a­ção per­cen­tu­al de des­ma­ta­men­to (7,31%).

Repro­du­ção: Des­ma­ta­men­to na Amazô­nia Legal — Divulgação/Inpe

Repro­du­ção: Taxa de des­ma­ta­men­to — con­tri­bui­ção por esta­do — Divulgação/Inpe

Edi­ção: Bru­na Sani­e­le

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …