...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Educação / Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Resultado final deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro


Publi­ca­do em 25/01/2024 — 07:19 Por Fabío­la Sinim­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Estu­dan­tes têm até esta quin­ta-fei­ra (25), às 23h59 (horá­rio de Bra­sí­lia), para fazer a ins­cri­ção no Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) 2024. Eles devem con­fe­rir a clas­si­fi­ca­ção no Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or, e esco­lher duas opções de cur­so.

Todos os can­di­da­tos que par­ti­ci­pa­ram, fora da con­di­ção de trei­nei­ro, do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) e não zera­ram a pro­va de reda­ção podem se ins­cre­ver no Sisu e optar por con­cor­rer às vagas em dois cur­sos. Auto­ma­ti­ca­men­te são clas­si­fi­ca­dos de acor­do com a média da nota do Enem, nas vagas dis­po­ni­bi­li­za­das pelas uni­ver­si­da­des e os ins­ti­tu­tos fede­rais.

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) dis­po­ni­bi­li­za a nota de cor­te par­ci­al, por esco­lha de cur­so, que é a pon­tu­a­ção do últi­mo clas­si­fi­ca­do no total das vagas ofer­ta­das. Essa nota e a clas­si­fi­ca­ção dos can­di­da­tos osci­lam con­for­me os ins­cri­tos e as novas ins­cri­ções.

A clas­si­fi­ca­ção tam­bém obe­de­ce à reser­va de vagas, pre­vis­ta na nova Lei de Cotas e pelas polí­ti­cas de ações afir­ma­ti­vas das ins­ti­tui­ções de ensi­no, aos can­di­da­tos ele­gí­veis que não se clas­si­fi­ca­rem nas vagas de ampla con­cor­rên­cia.

Até a noi­te de ontem, 1.156.941 pes­so­as já esta­vam ins­cri­tas, ocu­pan­do 2.196.597 clas­si­fi­ca­ções. Este ano, 2.208.932 estu­dan­tes estão aptos a par­ti­ci­par do Sisu, que ofe­re­ce 264.181 vagas, em 6.827 cur­sos de gra­du­a­ção, em 127 ins­ti­tui­ções públi­cas de ensi­no supe­ri­or de todo o Bra­sil.

O resul­ta­do final do Sisu deve­rá ser divul­ga­do no dia 30 de janei­ro e ser­vi­rá para vagas em cur­sos com iní­cio das aulas pre­vis­to para o pri­mei­ro e o segun­do semes­tres des­te ano. Nes­sa data tam­bém terá iní­cio o perío­do de mani­fes­ta­ção de inte­res­se pela lis­ta de espe­ra, por can­di­da­tos não clas­si­fi­ca­dos, até o dia 7 de feve­rei­ro. As vagas rema­nes­cen­tes pode­rão ser pre­en­chi­das ao lon­go de todo o ano.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prefeitura do Rio proíbe uso de celulares em sala de aula e no recreio

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil Decreto foi assinado nesta sexta-feira Publi­ca­do em 02/02/2024 — 10:24 …