...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Educação / Inscrições em programa de formação gratuita do Sesc terminam dia 12

Inscrições em programa de formação gratuita do Sesc terminam dia 12

Repro­du­ção: © Sesc/divulgação

Interessados podem cursar ensino médio com qualificação profissional


Publi­ca­do em 09/01/2024 — 08:02 Por Ala­na Gan­dra — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

Jovens e adul­tos têm até o pró­xi­mo dia 12 para se ins­cre­ver no pro­ces­so sele­ti­vo do Sesc EAD EJA, que ofe­re­ce for­ma­ção gra­tui­ta no ensi­no médio com qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal em pro­du­ção cul­tu­ral. O edi­tal e o for­mu­lá­rio de ins­cri­ção estão dis­po­ní­veis na pági­na do pro­gra­ma.

O geren­te de Edu­ca­ção do Depar­ta­men­to Naci­o­nal do Ser­vi­ço Naci­o­nal do Comér­cio (Sesc), Luiz Fer­nan­do de Mora­es Bar­ros, infor­mou que estão dis­po­ní­veis mais de 2 mil vagas em 14 esta­dos bra­si­lei­ros — Ama­zo­nas, Bahia, Cea­rá, Pará, Paraí­ba, Para­ná, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio de Janei­ro, Rio Gran­de do Sul, Rondô­nia, San­ta Cata­ri­na, Ser­gi­pe e Tocan­tins.

Os can­di­da­tos pre­ci­sam ter mais de 18 anos e devem ter con­cluí­do o ensi­no fun­da­men­tal. “O impor­tan­te é que a gen­te con­si­ga aten­der o mai­or núme­ro pos­sí­vel des­se públi­co que vem bus­can­do um pro­ces­so de trans­for­ma­ção soci­al”, dis­se Bar­ros, lem­bran­do que esses 14 esta­dos englo­bam mais de 60 polos hoje em fun­ci­o­na­men­to. “Esse pro­je­to é tão impor­tan­te e dá tão cer­to que temos esta­dos com mais de um polo, em dife­ren­tes cida­des”.

Segun­do o geren­te, o Sesc Naci­o­nal ofe­re­ce o pro­je­to a todas as regi­o­nais e depar­ta­men­tos do Sesc. Na medi­da em que reco­nhe­cem que ali há uma deman­da impor­tan­te a ser aten­di­da, vão ade­rin­do ao pro­je­to naci­o­nal. O Sesc Ead EJA tem dois anos de rea­li­za­ção, con­se­guiu atin­gir 14 esta­dos e há soli­ci­ta­ções de outras uni­da­des da Fede­ra­ção para a aber­tu­ra de novos polos. “Tal­vez para o pró­xi­mo edi­tal. O pro­je­to vem cres­cen­do cada vez mais.”.

Transformação

Des­de sua cri­a­ção, o Sesc EAD EJA já for­mou 1.044 estu­dan­tes e atu­al­men­te con­ta com 3.250 matrí­cu­las ati­vas. ‘É emo­ci­o­nan­te quan­do a gen­te obser­va que um jovem adul­to que pre­ci­sou, por razões dis­tin­tas, aban­do­nar os estu­dos no ensi­no médio, se sen­te con­tem­pla­do e trans­for­ma­do com a con­clu­são da edu­ca­ção bási­ca, poden­do modi­fi­car não só sua vida, mas a da famí­lia. Por­que isso é um movi­men­to de trans­for­ma­ção soci­al de ver­da­de. A pes­soa modi­fi­ca a sua vida e de sua famí­lia, con­se­gue pro­gres­são no empre­go e, com isso, a gen­te vai auxi­li­an­do, pela edu­ca­ção, uma ver­da­dei­ra revo­lu­ção de pos­si­bi­li­da­des. É um res­ga­te de sonhos”.

De acor­do com o geren­te de Edu­ca­ção, o pro­je­to vai ganhan­do ampli­tu­de naci­o­nal para dar cober­tu­ra, às vezes em redes que não con­se­guem alcan­çar esse alu­no. O mode­lo de fun­ci­o­na­men­to é divi­di­do 80% em aulas a dis­tân­cia, pela inter­net, e 20% em for­ma­to pre­sen­ci­al obri­ga­tó­rio. “O mode­lo é mui­to favo­rá­vel ao tra­ba­lha­dor, para que pos­sa con­cluir o cur­so com qua­li­da­de. Nes­ses 20%, a gen­te tra­ba­lha edu­ca­ção inte­gral. O jovem tra­ba­lha­dor que vem con­cluir a edu­ca­ção bási­ca tem opor­tu­ni­da­de de fre­quen­tar tam­bém, nas uni­da­des do Sesc, ati­vi­da­des de cul­tu­ra, de lazer. Por­que  enten­de­mos que a pes­soa tem que ser edu­ca­da por intei­ro. Edu­ca­ção inte­gral pas­sa por todas as áre­as do conhe­ci­men­to, por­que isso é direi­to dele: aces­so à cul­tu­ra, ao lazer, à saú­de”.

Retomada

O cur­so tem dura­ção de três semes­tres e car­ga horá­ria de 1.200 horas. Ao final, os alu­nos rece­bem cer­ti­fi­ca­do de con­clu­são do ensi­no médio inte­gra­do à qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal em pro­du­ção cul­tu­ral. A for­ma­tu­ra está pre­vis­ta para 2025. Luiz Fer­nan­do de Mora­es Bar­ros des­ta­cou que o fato de con­cluir o ensi­no médio em um ano e meio tam­bém é outro faci­li­ta­dor que apro­xi­ma o jovem des­sa con­ti­nui­da­de ou reto­ma­da dos estu­dos. “É pro­gre­dir com sua vida e tam­bém com todo o país. Tudo é arti­cu­la­do com uma pro­gres­são soci­al”.

O Sesc EAD EJA é desen­vol­vi­do em par­ce­ria com o Ser­vi­ço Naci­o­nal de Apren­di­za­gem Comer­ci­al do Rio Gran­de do Sul (Senac RS), res­pon­sá­vel pela pla­ta­for­ma de rea­li­za­ção do cur­so. A cons­tru­ção dos con­teú­dos foi base­a­da em expe­ri­men­ta­ções, simu­la­ção de prá­ti­cas, meca­nis­mos de jogos, dra­ma­ti­za­ções e outras estra­té­gi­as que pos­si­bi­li­tam mai­or inte­ra­ção com os par­ti­ci­pan­tes. O iní­cio das aulas da nova tur­ma está pre­vis­to para 11 de mar­ço.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saldos remanescentes do Brasil Alfabetizado vão para jovens e adultos

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr./Arquivo/Agência Bra­sil Regras para aplicação dos recursos foram publicadas no DOU …