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Inscrições em programa de formação gratuita do Sesc terminam dia 12

Repro­dução: © Sesc/divulgação

Interessados podem cursar ensino médio com qualificação profissional


Pub­li­ca­do em 09/01/2024 — 08:02 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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Jovens e adul­tos têm até o próx­i­mo dia 12 para se inscr­ev­er no proces­so sele­ti­vo do Sesc EAD EJA, que ofer­ece for­mação gra­tui­ta no ensi­no médio com qual­i­fi­cação profis­sion­al em pro­dução cul­tur­al. O edi­tal e o for­mulário de inscrição estão disponíveis na pági­na do pro­gra­ma.

O ger­ente de Edu­cação do Depar­ta­men­to Nacional do Serviço Nacional do Comér­cio (Sesc), Luiz Fer­nan­do de Moraes Bar­ros, infor­mou que estão disponíveis mais de 2 mil vagas em 14 esta­dos brasileiros — Ama­zonas, Bahia, Ceará, Pará, Paraí­ba, Paraná, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondô­nia, San­ta Cata­ri­na, Sergipe e Tocan­tins.

Os can­didatos pre­cisam ter mais de 18 anos e devem ter con­cluí­do o ensi­no fun­da­men­tal. “O impor­tante é que a gente con­si­ga aten­der o maior número pos­sív­el desse públi­co que vem bus­can­do um proces­so de trans­for­mação social”, disse Bar­ros, lem­bran­do que ess­es 14 esta­dos englobam mais de 60 polos hoje em fun­ciona­men­to. “Esse pro­je­to é tão impor­tante e dá tão cer­to que temos esta­dos com mais de um polo, em difer­entes cidades”.

Segun­do o ger­ente, o Sesc Nacional ofer­ece o pro­je­to a todas as region­ais e depar­ta­men­tos do Sesc. Na medi­da em que recon­hecem que ali há uma deman­da impor­tante a ser aten­di­da, vão aderindo ao pro­je­to nacional. O Sesc Ead EJA tem dois anos de real­iza­ção, con­seguiu atin­gir 14 esta­dos e há solic­i­tações de out­ras unidades da Fed­er­ação para a aber­tu­ra de novos polos. “Talvez para o próx­i­mo edi­tal. O pro­je­to vem crescen­do cada vez mais.”.

Transformação

Des­de sua cri­ação, o Sesc EAD EJA já for­mou 1.044 estu­dantes e atual­mente con­ta com 3.250 matrícu­las ati­vas. ‘É emo­cio­nante quan­do a gente obser­va que um jovem adul­to que pre­cisou, por razões dis­tin­tas, aban­donar os estu­dos no ensi­no médio, se sente con­tem­pla­do e trans­for­ma­do com a con­clusão da edu­cação bási­ca, poden­do mod­i­ficar não só sua vida, mas a da família. Porque isso é um movi­men­to de trans­for­mação social de ver­dade. A pes­soa mod­i­fi­ca a sua vida e de sua família, con­segue pro­gressão no emprego e, com isso, a gente vai aux­il­ian­do, pela edu­cação, uma ver­dadeira rev­olução de pos­si­bil­i­dades. É um res­gate de son­hos”.

De acor­do com o ger­ente de Edu­cação, o pro­je­to vai gan­han­do ampli­tude nacional para dar cober­tu­ra, às vezes em redes que não con­seguem alcançar esse aluno. O mod­e­lo de fun­ciona­men­to é divi­di­do 80% em aulas a dis­tân­cia, pela inter­net, e 20% em for­ma­to pres­en­cial obri­gatório. “O mod­e­lo é muito favoráv­el ao tra­bal­hador, para que pos­sa con­cluir o cur­so com qual­i­dade. Ness­es 20%, a gente tra­bal­ha edu­cação inte­gral. O jovem tra­bal­hador que vem con­cluir a edu­cação bási­ca tem opor­tu­nidade de fre­quen­tar tam­bém, nas unidades do Sesc, ativi­dades de cul­tura, de laz­er. Porque  enten­demos que a pes­soa tem que ser edu­ca­da por inteiro. Edu­cação inte­gral pas­sa por todas as áreas do con­hec­i­men­to, porque isso é dire­ito dele: aces­so à cul­tura, ao laz­er, à saúde”.

Retomada

O cur­so tem duração de três semes­tres e car­ga horária de 1.200 horas. Ao final, os alunos recebem cer­ti­fi­ca­do de con­clusão do ensi­no médio inte­gra­do à qual­i­fi­cação profis­sion­al em pro­dução cul­tur­al. A for­matu­ra está pre­vista para 2025. Luiz Fer­nan­do de Moraes Bar­ros desta­cou que o fato de con­cluir o ensi­no médio em um ano e meio tam­bém é out­ro facil­i­ta­dor que aprox­i­ma o jovem dessa con­tinuidade ou retoma­da dos estu­dos. “É pro­gredir com sua vida e tam­bém com todo o país. Tudo é artic­u­la­do com uma pro­gressão social”.

O Sesc EAD EJA é desen­volvi­do em parce­ria com o Serviço Nacional de Apren­diza­gem Com­er­cial do Rio Grande do Sul (Senac RS), respon­sáv­el pela platafor­ma de real­iza­ção do cur­so. A con­strução dos con­teú­dos foi basea­da em exper­i­men­tações, sim­u­lação de práti­cas, mecan­is­mos de jogos, drama­ti­za­ções e out­ras estraté­gias que pos­si­bili­tam maior inter­ação com os par­tic­i­pantes. O iní­cio das aulas da nova tur­ma está pre­vis­to para 11 de março.

Edição: Graça Adju­to

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