...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Educação / Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Anúncio foi feito pelo ministro da Educação nas redes sociais


Publicado em 08/06/2024 — 10:03 Por Agência Brasil — Brasília

As inscrições no Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) foram pror­ro­gadas até o dia 14 de jun­ho, anun­ciou o min­istro da Edu­cação, Cami­lo San­tana, nas redes soci­ais. Ini­cial­mente, ter­mi­nar­i­am nes­sa sex­ta-feira (7).

O pra­zo já havia sido flex­i­bi­liza­do para os can­didatos do Rio Grande do Sul, em razão do desas­tre climáti­co que atinge o esta­do, mas foi ago­ra ampli­a­do para todo o Brasil. Para se inscr­ev­er, os estu­dantes devem aces­sar a Pági­na do Par­tic­i­pante e uti­lizar o cadas­tro na con­ta gov.br.

“Estu­dantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil ago­ra têm mais uma sem­ana para se inscr­ev­er pela Pági­na do Par­tic­i­pante”, escreveu San­tana. As provas serão apli­cadas nos dias 3 e 10 de novem­bro.

A taxa de inscrição, no val­or de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de jun­ho pelos estu­dantes não isen­tos. O paga­men­to pode ser feito por pix, cartão de crédi­to, débito, em con­ta cor­rente ou poupança e por bole­to, emi­ti­do na Pági­na do Par­tic­i­pante, onde tam­bém con­s­ta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse val­or. Os con­cluintes do ensi­no médio em esco­la públi­ca tam­bém não pagam taxa de inscrição.

O Min­istério da Edu­cação divul­gou bal­anço segun­do o qual cer­ca de 100% dos con­cluintes do ensi­no médio da rede públi­ca estão inscritos no Enem em esta­dos como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Dis­tri­to Fed­er­al, Espíri­to San­to, Goiás, Pará, Paraí­ba, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, emb­o­ra a rede de ensi­no ain­da este­ja em recu­per­ação das enchentes, mais de 70% dos for­man­dos da rede públi­ca estão inscritos, segun­do o MEC. A pas­ta não divul­gou o número par­cial de inscritos.

Enem

Cri­a­do em 1998, o Enem avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca e tam­bém é a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no país.

Os resul­ta­dos da avali­ação podem ser usa­dos para aces­so ao Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e ao Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e tam­bém são aceitos em insti­tu­ições pri­vadas e de out­ros país­es de lín­gua por­tugue­sa que ten­ham acor­do com o Brasil.

Os estu­dantes que não con­cluíram o ensi­no médio tam­bém podem par­tic­i­par na condição de treineiros, para autoavali­ação nos anos ante­ri­ores ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

Programa atende cerca de 3,9 milhões de estudantes de ensino médio Pedro Rafael Vilela — …