...
sábado ,15 junho 2024
Home / Educação / Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Anúncio foi feito pelo ministro da Educação nas redes sociais


Publicado em 08/06/2024 — 10:03 Por Agência Brasil — Brasília

As ins­cri­ções no Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) foram pror­ro­ga­das até o dia 14 de junho, anun­ci­ou o minis­tro da Edu­ca­ção, Cami­lo San­ta­na, nas redes soci­ais. Ini­ci­al­men­te, ter­mi­na­ri­am nes­sa sex­ta-fei­ra (7).

O pra­zo já havia sido fle­xi­bi­li­za­do para os can­di­da­tos do Rio Gran­de do Sul, em razão do desas­tre cli­má­ti­co que atin­ge o esta­do, mas foi ago­ra ampli­a­do para todo o Bra­sil. Para se ins­cre­ver, os estu­dan­tes devem aces­sar a Pági­na do Par­ti­ci­pan­te e uti­li­zar o cadas­tro na con­ta gov.br.

“Estu­dan­tes do Rio Gran­de do Sul e de todo o Bra­sil ago­ra têm mais uma sema­na para se ins­cre­ver pela Pági­na do Par­ti­ci­pan­te”, escre­veu San­ta­na. As pro­vas serão apli­ca­das nos dias 3 e 10 de novem­bro.

A taxa de ins­cri­ção, no valor de R$ 85, pode­rá ser paga até o dia 12 de junho pelos estu­dan­tes não isen­tos. O paga­men­to pode ser fei­to por pix, car­tão de cré­di­to, débi­to, em con­ta cor­ren­te ou pou­pan­ça e por bole­to, emi­ti­do na Pági­na do Par­ti­ci­pan­te, onde tam­bém cons­ta o QR Code.

Os mora­do­res do Rio Gran­de do Sul têm isen­ção des­se valor. Os con­cluin­tes do ensi­no médio em esco­la públi­ca tam­bém não pagam taxa de ins­cri­ção.

O Minis­té­rio da Edu­ca­ção divul­gou balan­ço segun­do o qual cer­ca de 100% dos con­cluin­tes do ensi­no médio da rede públi­ca estão ins­cri­tos no Enem em esta­dos como como Ala­go­as, Ama­pá, Bahia, Cea­rá, Dis­tri­to Fede­ral, Espí­ri­to San­to, Goiás, Pará, Paraí­ba, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio Gran­de do Nor­te e Ser­gi­pe.

No Rio Gran­de do Sul, embo­ra a rede de ensi­no ain­da este­ja em recu­pe­ra­ção das enchen­tes, mais de 70% dos for­man­dos da rede públi­ca estão ins­cri­tos, segun­do o MEC. A pas­ta não divul­gou o núme­ro par­ci­al de ins­cri­tos.

Enem

Cri­a­do em 1998, o Enem ava­lia o desem­pe­nho esco­lar dos estu­dan­tes ao tér­mi­no da edu­ca­ção bási­ca e tam­bém é a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­ca­ção supe­ri­or no país.

Os resul­ta­dos da ava­li­a­ção podem ser usa­dos para aces­so ao Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) e ao Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni) e tam­bém são acei­tos em ins­ti­tui­ções pri­va­das e de outros paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa que tenham acor­do com o Bra­sil.

Os estu­dan­tes que não con­cluí­ram o ensi­no médio tam­bém podem par­ti­ci­par na con­di­ção de trei­nei­ros, para auto­a­va­li­a­ção nos anos ante­ri­o­res ao tér­mi­no da edu­ca­ção bási­ca.

Edi­ção: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 …