...
sábado ,15 junho 2024
Home / Educação / Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Provas de habilidades clínicas serão nos dias 20 e 21 de julho


Publicado em 10/06/2024 — 10:14 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Clas­si­fi­ca­dos na pri­mei­ra edi­ção de 2024 do Exa­me Naci­o­nal de Reva­li­da­ção de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Ins­ti­tui­ção de Edu­ca­ção Supe­ri­or Estran­gei­ra (Reva­li­da) têm até esta ter­ça-fei­ra (11) para se ins­cre­ver para as pro­vas de habi­li­da­des clí­ni­cas, que serão apli­ca­das nos dias 20 e 21 de julho.

A ins­cri­ção deve ser fei­ta pelo Sis­te­ma Reva­li­da. A taxa — de R$ 4.106,09 — pode ser paga até a pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (13) em qual­quer ban­co, casa loté­ri­ca ou apli­ca­ti­vo ban­cá­rio, por meio da Guia de Reco­lhi­men­to da União emi­ti­da pelo sis­te­ma. Outras for­mas de paga­men­to como PIX, car­tão de cré­di­to, trans­fe­rên­cia ou depó­si­to não são acei­tas.

Duran­te a ins­cri­ção, os can­di­da­tos devem optar pela cida­de de apli­ca­ção do exa­me. Tam­bém é pos­sí­vel soli­ci­tar aten­di­men­to espe­ci­a­li­za­do e tra­ta­men­to por nome soci­al. A pre­vi­são é que o car­tão de con­fir­ma­ção seja dis­po­ni­bi­li­za­do a par­tir do dia 12 de julho.

Para serem clas­si­fi­ca­dos para a segun­da eta­pa do Reva­li­da, os par­ti­ci­pan­tes pre­ci­sam ter alcan­ça­do no míni­mo 64,277 de um total de 100 pon­tos na pri­mei­ra eta­pa. A nota de cor­te foi divul­ga­da no dia 29 de maio, por meio de edi­tal publi­ca­do no Diá­rio Ofi­ci­al da União.

Entenda

Com a fina­li­da­de de reva­li­dar diplo­mas de médi­cos estran­gei­ros e bra­si­lei­ros que se for­ma­ram no exte­ri­or, o exa­me ava­lia habi­li­da­des e conhe­ci­men­tos a par­tir de prin­cí­pi­os e neces­si­da­des do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS).

Com­pos­to por duas eta­pas — teó­ri­ca e prá­ti­ca — o Reva­li­da ava­lia as com­pe­tên­ci­as em cin­co áre­as da medi­ci­na: clí­ni­ca médi­ca, cirur­gia, gine­co­lo­gia e obs­te­trí­cia, pedi­a­tria, medi­ci­na da famí­lia e comu­ni­da­de.

Na pri­mei­ra eta­pa são apli­ca­das pro­vas teó­ri­cas, obje­ti­va e dis­cur­si­va. Já na segun­da fase, os pro­fis­si­o­nais pas­sam por dez esta­ções ava­li­a­ti­vas. Todo o pro­ces­so é base­a­do na Dire­triz Cur­ri­cu­lar Naci­o­nal do Cur­so de Medi­ci­na e nor­ma­ti­vas asso­ci­a­das, além da legis­la­ção pro­fis­si­o­nal bra­si­lei­ra.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 …