...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Educação / Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

Inscrições para a segunda etapa do Revalida terminam nesta terça-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Provas de habilidades clínicas serão nos dias 20 e 21 de julho


Publicado em 10/06/2024 — 10:14 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Clas­si­fi­ca­dos na primeira edição de 2024 do Exame Nacional de Reval­i­dação de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Insti­tu­ição de Edu­cação Supe­ri­or Estrangeira (Reval­i­da) têm até esta terça-feira (11) para se inscr­ev­er para as provas de habil­i­dades clíni­cas, que serão apli­cadas nos dias 20 e 21 de jul­ho.

A inscrição deve ser fei­ta pelo Sis­tema Reval­i­da. A taxa — de R$ 4.106,09 — pode ser paga até a próx­i­ma quin­ta-feira (13) em qual­quer ban­co, casa lotéri­ca ou aplica­ti­vo bancário, por meio da Guia de Recol­hi­men­to da União emi­ti­da pelo sis­tema. Out­ras for­mas de paga­men­to como PIX, cartão de crédi­to, trans­fer­ên­cia ou depósi­to não são aceitas.

Durante a inscrição, os can­didatos devem optar pela cidade de apli­cação do exame. Tam­bém é pos­sív­el solic­i­tar atendi­men­to espe­cial­iza­do e trata­men­to por nome social. A pre­visão é que o cartão de con­fir­mação seja disponi­bi­liza­do a par­tir do dia 12 de jul­ho.

Para serem clas­si­fi­ca­dos para a segun­da eta­pa do Reval­i­da, os par­tic­i­pantes pre­cisam ter alcança­do no mín­i­mo 64,277 de um total de 100 pon­tos na primeira eta­pa. A nota de corte foi divul­ga­da no dia 29 de maio, por meio de edi­tal pub­li­ca­do no Diário Ofi­cial da União.

Entenda

Com a final­i­dade de reval­i­dar diplo­mas de médi­cos estrangeiros e brasileiros que se for­maram no exte­ri­or, o exame avalia habil­i­dades e con­hec­i­men­tos a par­tir de princí­pios e neces­si­dades do Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS).

Com­pos­to por duas eta­pas — teóri­ca e práti­ca — o Reval­i­da avalia as com­petên­cias em cin­co áreas da med­i­c­i­na: clíni­ca médi­ca, cirur­gia, gine­colo­gia e obstetrí­cia, pedi­a­tria, med­i­c­i­na da família e comu­nidade.

Na primeira eta­pa são apli­cadas provas teóri­c­as, obje­ti­va e dis­cur­si­va. Já na segun­da fase, os profis­sion­ais pas­sam por dez estações avalia­ti­vas. Todo o proces­so é basea­do na Dire­triz Cur­ric­u­lar Nacional do Cur­so de Med­i­c­i­na e nor­ma­ti­vas asso­ci­adas, além da leg­is­lação profis­sion­al brasileira.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …