...
quinta-feira ,10 julho 2025
Home / Noticias / Inscrições para o CNU 2025 começam nesta quarta-feira

Inscrições para o CNU 2025 começam nesta quarta-feira

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição

Daniel­la Almei­da — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/07/2025 — 08:28
Brasília
Brasília - Para evitar confrontos entre manifestantes pró e contra impeachment a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal delimitou área na Esplanada dos Ministérios (José Cruz/Agência Brasil)
Repro­dução: © Anto­nio Cruz/ Agên­cia Brasil

As inscrições para a segun­da edição do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) começam nes­ta quar­ta-feira, às 10h, e vão até as 23h59 min­u­tos de 20 de jul­ho, horário ofi­cial de Brasília.

O pra­zo para os inter­es­sa­dos solic­itarem a isenção da taxa de inscrição tam­bém começa hoje e se estende até 8 de jul­ho.

Como se inscrever

Os inter­es­sa­dos devem se inscr­ev­er exclu­si­va­mente pelo site da Fun­dação Getulio Var­gas (FGV), ban­ca respon­sáv­el pela orga­ni­za­ção do con­cur­so.

Ao se inscr­ev­er, os inter­es­sa­dos dev­erão:

  • optar por ape­nas um dos nove blo­cos temáti­cos;
  • optar pelos difer­entes car­gos e espe­cial­i­dades, entre as opções ofer­tadas den­tro do mes­mo blo­co temáti­co;
  • indicar a ordem de prefer­ên­cia de ocu­pação dos car­gos, como foi no CNU 2024;
  • indicar a cidade de real­iza­ção das provas.

O can­dida­to poderá escol­her todos os car­gos e suas respec­ti­vas espe­cial­i­dades ofer­tadas em um úni­co blo­co temáti­co.

Como parte do proces­so de inscrição, o can­dida­to dev­erá ain­da preencher um ques­tionário socioe­conômi­co. No entan­to, o edi­tal úni­co do CNU 2025 expli­ca que as infor­mações não serão usadas como critério de clas­si­fi­cação ou elim­i­nação no cer­tame.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição úni­ca é de R$ 70, para todos os 3.652 car­gos de nív­el supe­ri­or e nív­el médio.

A Guia de Recol­hi­men­to da União (GRU) dev­erá ser paga até 21 de jul­ho, por meio de Pix, com a leitu­ra do QR Code disponív­el no próprio doc­u­men­to.

Há ain­da as opções de paga­men­to online pela platafor­ma PagTe­souro, geri­da pela Sec­re­taria do Tesouro Nacional. Nes­sa fer­ra­men­ta dig­i­tal, os paga­men­tos podem ser feitos por meio de Pix, bole­to bancário, cartão de crédi­to ou sal­do em carteira dig­i­tal.

Out­ra for­ma é pres­en­cial­mente, em qual­quer agên­cia bancária, casa lotéri­ca e unidades dos Cor­reios.

O can­dida­to deve obser­var o horário de fun­ciona­men­to das agên­cias e dos cor­re­spon­dentes bancários, bem como as regras de aplica­tivos e inter­net bank­ing da insti­tu­ição.

Em caso de feri­ado ou de qual­quer even­to que implique o fechamen­to de agên­cias bancárias na local­i­dade, o can­dida­to dev­erá ante­ci­par o paga­men­to ou real­izá-lo por out­ro meio váli­do, no pra­zo lim­ite.

A inscrição somente será val­i­da­da após a con­fir­mação do paga­men­to até a data do venci­men­to.

Isenção da taxa

A isenção total do paga­men­to do val­or de inscrição poderá ser solic­i­ta­da entre 2 e 8 de jul­ho na pági­na do con­cur­so, por pes­soas com os seguintes per­fis:

  • ter inscrição ati­va no Cadas­tro Úni­co para Pro­gra­mas Soci­ais do gov­er­no fed­er­al (CadÚni­co);
  • ser doador de medu­la óssea em enti­dades recon­heci­das pelo Min­istério da Saúde;
  • ser ou ter sido bol­sista do Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni) do Min­istério da Edu­cação (MEC);
  • com­pro­var ser ou ter sido finan­cia­do pelo Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies) do MEC.

Para com­pro­var a condição de doador de medu­la óssea, o can­dida­to dev­erá encam­in­har, via upload no sis­tema de inscrição seu doc­u­men­to de iden­ti­dade com foto e o com­pro­vante da doação, con­tendo data da cole­ta de célu­las de medu­la óssea, data da emis­são do doc­u­men­to, assi­natu­ra da pes­soa respon­sáv­el pelo órgão emis­sor e o nome legív­el e com­ple­to da assi­nante.

A Fun­dação Getúlio Var­gas expli­ca que para análise cor­re­ta da solic­i­tação de isenção do paga­men­to da taxa de inscrição, irá con­sul­tar os órgãos fed­erais respon­sáveis pelo CadÚni­co, Prouni, Fies ou o órgão gestor do Reg­istro Nacional de Doadores Vol­un­tários de Medu­la Óssea (Redome), con­forme o caso de cada pedi­do.

Inscrição única

As provas de todos os nove blo­cos temáti­cos serão apli­cadas em 228 cidades, nos mes­mos dias e horários:

  • primeira eta­pa: pro­va obje­ti­va, em 5 de out­ubro de 2025, das 13h às 16h30;
  • segun­da eta­pa: pro­va dis­cur­si­va, em: 7 de dezem­bro de 2025, das 13h às 15h, aos aprova­dos na primeira.

Por isso, não é per­mi­ti­da mais de uma inscrição no CNU 2025.

Caso a Fun­dação Getúlio Var­gas ver­i­fique a existên­cia de mais de uma inscrição efe­ti­va­da (por meio de paga­men­to ou isenção da taxa) por um mes­mo can­dida­to somente será con­sid­er­a­da vál­i­da e homolo­ga­da aque­la que tiv­er sido fei­ta por últi­mo, iden­ti­fi­ca­da pelo sis­tema de inscrições online pela data e hora de envio do requer­i­men­to por meio da inter­net.

Con­se­quente­mente, as demais inscrições serão auto­mati­ca­mente can­ce­ladas, não caben­do recla­mações nem mes­mo quan­to à resti­tu­ição do val­or pago pela taxa de inscrição.

Após o paga­men­to da taxa de inscrição de R$ 70, se o can­dida­to se inscr­ev­er nova­mente não pre­cis­ará efe­t­u­ar novo paga­men­to. O val­or será trans­feri­do para a inscrição mais atu­al­iza­da no chama­do Enem dos Con­cur­sos.

Inclusão [ou Reserva de vagas]

O con­cur­so unifi­ca­do apre­sen­tará as seguintes modal­i­dades de con­cor­rên­cia de vagas: ampla con­cor­rên­cia; pes­soas com defi­ciên­cia (PCD); pes­soas negras; indí­ge­nas e quilom­bo­las.

As vagas ofer­tadas serão reser­vadas da seguinte for­ma:

  • 65% para ampla con­cor­rên­cia;
  • 25% para pes­soas negras;
  • 5% para pes­soas com defi­ciên­cia (PCD);
  • 3% para indí­ge­nas;
  • 2% para quilom­bo­las.

Para con­cor­rer às vagas reser­vadas, o can­dida­to dev­erá, no ato da solic­i­tação de inscrição, optar por dis­putar as reser­vadas às pes­soas negras, indí­ge­nas e quilom­bo­las.

Vale lem­brar que essas pes­soas serão con­vo­cadas, pos­te­ri­or­mente, con­forme crono­gra­ma descrito no edi­tal, para pas­sar por pro­ced­i­men­tos com­ple­mentares que com­pro­vem a autode­clar­ação: pes­soas com defi­ciên­cia (PCD); pes­soas negras; indí­ge­nas e quilom­bo­las..

A autode­clar­ação é fac­ul­ta­ti­va. Caso não opte pela reser­va de vagas, o can­dida­to será sub­meti­do às regras gerais do cer­tame e dis­putará as vagas da ampla con­cor­rên­cia.

Out­ra novi­dade é que haverá equiparação entre gêneros dos can­didatos, quan­do hou­ver chama­da para a segun­da fase do proces­so sele­ti­vo.

Com isso, o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) anun­ciou segun­da-feira (30) que será chama­do para a pro­va dis­cur­si­va o mes­mo número de home­ns e de mul­heres. A regra fun­ciona tan­to para ampla con­cor­rên­cia quan­to para as vagas des­ti­nadas às cotas.

Blocos temáticos

O CNU 2 terá nove blo­cos temáti­cos, sendo dois deles para car­gos de nív­el médio. Con­fi­ra:

  1. seguri­dade social: saúde, assistên­cia social e pre­v­idên­cia: 789 vagas;
  2. cul­tura e edu­cação: 130 vagas;
  3. ciên­cias, dados e tec­nolo­gia: 212 vagas;
  4. engen­harias e arquite­tu­ra: 306 vagas;
  5. admin­is­tração: 1.171 vagas;
  6. desen­volvi­men­to socioe­conômi­co: 286 vagas;
  7. justiça e defe­sa: 250 vagas;
  8. inter­mediário – saúde: 168 vagas;
  9. inter­mediário – reg­u­lação: 340 vagas.

CNU 2025

Ao todo, o CNU 2025 vai sele­cionar 3.652 can­didatos para 32 órgãos da admin­is­tração públi­ca fed­er­al.

São 3.144 vagas de nív­el supe­ri­or, incluin­do 1.172 para preenchi­men­to a cur­to pra­zo e 508 de nív­el inter­mediário.

As provas serão apli­cadas em 228 municí­pios, dis­tribuí­dos em todas as 27 unidades fed­er­a­ti­vas, com questões obje­ti­vas de con­hec­i­men­tos gerais e especí­fi­cos e dis­ser­ta­ti­vas, por área de atu­ação, nos nove blo­cos temáti­cos do cer­tame.

Do total das 3.652 vagas, 135 são para a Região Norte, 165 para o Nordeste, 814 para o Sud­este, 54 para o Sul e 4 para o Cen­tro-Oeste (exce­to o Dis­tri­to Fed­er­al, que con­cen­tra 2.089 vagas por abri­gar a maior parte dos órgãos fed­erais).

Out­ras 391 vagas serão para difer­entes regiões, de acor­do com o inter­esse da admin­is­tração públi­ca fed­er­al.

Mais infor­mações sobre o Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do 2 podem ser obti­das pelo tele­fone da FGV (0800 591 0452) e pelo e‑mail [email protected] .

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …