...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Educação / Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Repro­dução: © Divul­gação / MEC

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país


Publicado em 29/04/2024 — 09:37 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil — Brasília

Inter­es­sa­dos em par­tic­i­par do Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) 2024 já podem faz­er a inscrição. O pra­zo segue aber­to até 10 de maio. Solic­i­tações de atendi­men­to espe­cial­iza­do e de trata­men­to pelo nome social tam­bém devem ser feitas durante o mes­mo perío­do. O exame será no dia 25 de agos­to em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al.

O atendi­men­to espe­cial­iza­do será ofer­e­ci­do a par­tic­i­pantes com baixa visão, cegueira, visão monoc­u­lar, defi­ciên­cia físi­ca, defi­ciên­cia audi­ti­va, sur­dez, defi­ciên­cia int­elec­tu­al (men­tal), sur­do­cegueira, dislex­ia, déficit de atenção, transtorno do espec­tro autista e dis­cal­cu­lia. Tam­bém podem ser con­tem­pla­dos ges­tantes, lac­tantes, idosos e pes­soas com out­ras condições especí­fi­cas.

O edi­tal do Enc­ce­ja 2024 foi pub­li­ca­do em março pelo Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep). Par­tic­i­pantes que fal­taram às provas do Enc­ce­ja 2023 devem ter jus­ti­fi­ca­do sua ausên­cia no exame caso queiram se inscr­ev­er gra­tuita­mente na edição deste ano. Quem não jus­ti­ficar sua ausên­cia ou tiv­er a solic­i­tação de jus­ti­fica­ti­va reprova­da dev­erá ressar­cir ao Inep o val­or de R$ 40.

O paga­men­to deve ser feito por meio de bole­to, que será ger­a­do no sis­tema de inscrição e poderá ser pago em qual­quer ban­co ou casa lotéri­ca.

O exame

O Enc­ce­ja foi real­iza­do pela primeira vez em 2002, para aferir com­petên­cias, habil­i­dades e saberes de jovens e adul­tos que não con­cluíram o ensi­no fun­da­men­tal ou médio na idade ade­qua­da. O exame é real­iza­do pelo Inep, respon­sáv­el pela apli­cação, em colab­o­ração com as sec­re­tarias estad­u­ais e munic­i­pais de Edu­cação. Já a emis­são do cer­ti­fi­ca­do e da declar­ação de profi­ciên­cia é respon­s­abil­i­dade das sec­re­tarias de Edu­cação.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

Programa atende cerca de 3,9 milhões de estudantes de ensino médio Pedro Rafael Vilela — …