...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Educação / Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro

Inscrições para o Encceja são prorrogadas até 25 de janeiro

encceja

© Divulgação/ MEC (Repro­dução)

Provas para ensino fundamental e médio serão no dia 25 de abril


Pub­li­ca­do em 22/01/2021 — 06:00 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Atu­al­iza­do em 22/01/2021 — 07:23

O pra­zo para inscrição no Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) foi pror­ro­ga­do para a próx­i­ma segun­da-feira (25). As inscrições podem ser feitas pelo site do exame.

O perío­do para que os par­tic­i­pantes solicitem atendi­men­to espe­cial­iza­do e trata­men­to pelo nome social para o exame tam­bém foi pror­ro­ga­do até as 23h59 do dia 25. A apli­cação das provas para o ensi­no fun­da­men­tal e médio está pre­vista para o dia 25 de abril em todos os esta­dos e no Dis­tri­to Fed­er­al.

O Enc­ce­ja per­mite con­ced­er o diplo­ma de con­clusão do ensi­no fun­da­men­tal ou médio para jovens e adul­tos que não con­seguiram obter o doc­u­men­to na idade pre­vista.

“A par­tic­i­pação no Enc­ce­ja Nacional 2020 é vol­un­tária, gra­tui­ta e des­ti­na­da a jovens e adul­tos que não con­cluíram os estu­dos na idade apro­pri­a­da para cada eta­pa de ensi­no, des­de que ten­ham, no mín­i­mo, 15 anos com­ple­tos para o ensi­no fun­da­men­tal e, no mín­i­mo, 18 anos com­ple­tos no caso do ensi­no médio, na data do exame”, infor­mou o Min­istério da Edu­cação.

Provas objetivas e redação

O exame é con­sti­tuí­do de qua­tro provas obje­ti­vas, de acor­do com o nív­el de ensi­no, con­tendo, cada uma, 30 questões de múlti­pla escol­ha nas áreas de ciên­cias nat­u­rais, matemáti­ca, lín­gua por­tugue­sa, lín­gua estrangeira mod­er­na, artes, edu­cação físi­ca, história e geografia. O can­dida­to tam­bém será avali­a­do por meio de uma redação.

Ausência e ressarcimento

O edi­tal do Enc­ce­ja 2020 pre­vê que o par­tic­i­pante inscrito que não com­pare­cer para a real­iza­ção das provas de todas as áreas do con­hec­i­men­to e quis­er par­tic­i­par da edição no ano seguinte dev­erá jus­ti­ficar a ausên­cia. Caso o par­tic­i­pante não faça a jus­ti­fica­ti­va, dev­erá ressar­cir um val­or deter­mi­na­do pelo gov­er­no fed­er­al, con­forme ori­en­tações divul­gadas no site de inscrição.

Matéria alter­a­da às 7h23 para cor­reção de infor­mação. O pra­zo de con­clusão das inscrições do Enc­ce­ja esta­va ini­cial­mente pre­vis­to para 22 de janeiro.

Edição: Graça Adju­to


LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro …