...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Educação / Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Publicado em 27/05/2024 — 07:58 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

Come­ça nes­ta segun­da-fei­ra (27) e vai até 7 de junho o perío­do de ins­cri­ções para o Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) 2024. No Rio Gran­de do Sul, devi­do à cala­mi­da­de públi­ca no esta­do, have­rá um calen­dá­rio esten­di­do, que ain­da será divul­ga­do pelo Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep).

As pro­vas serão apli­ca­das nos dias 3 e 10 de novem­bro. Para se ins­cre­ver, os estu­dan­tes devem aces­sar a Pági­na do Par­ti­ci­pan­te e uti­li­zar o cadas­tro na con­ta gov.br.

Os resul­ta­dos dos recur­sos sobre a isen­ção da taxa de ins­cri­ção foram divul­ga­dos na últi­ma sex­ta-fei­ra (24), assim como dos recur­sos que tra­tam das jus­ti­fi­ca­ti­vas de ausên­cia no Enem 2023, para can­di­da­tos que esta­vam isen­tos da taxa e fal­ta­ram às pro­vas.

A taxa de ins­cri­ção cus­ta R$ 85 e pode­rá ser paga até o dia 12 de junho. Os mora­do­res do Rio Gran­de do Sul tam­bém terão isen­ção des­se valor.

Cri­a­do em 1998, o Enem ava­lia o desem­pe­nho esco­lar dos estu­dan­tes ao tér­mi­no da edu­ca­ção bási­ca e tam­bém é a prin­ci­pal por­ta de entra­da para a edu­ca­ção supe­ri­or no país. Os resul­ta­dos da ava­li­a­ção podem ser usa­dos para aces­so ao Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu) e ao Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni). Tam­bém são acei­tos em ins­ti­tui­ções pri­va­das e de outros paí­ses de lín­gua por­tu­gue­sa que tenham acor­do com o Bra­sil.

Os estu­dan­tes que não con­cluí­ram o ensi­no médio tam­bém podem par­ti­ci­par na con­di­ção de trei­nei­ros, para auto­a­va­li­a­ção nos anos ante­ri­o­res ao tér­mi­no da edu­ca­ção bási­ca.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

RS: 18 escolas públicas de Porto Alegre retomam aulas na segunda-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Até quarta-feira, 36 instituições da rede municipal vão reabrir Publicado …