...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Educação / Inscrições para o Prouni começam hoje

Inscrições para o Prouni começam hoje

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE
Repro­dução:  © Arqui­vo Agên­cia Brasil

Mais de 134 mil bolsas serão ofertadas; inscrições vão até sexta


Pub­li­ca­do em 13/07/2021 — 10:31 Por Agên­cia Brasil — Brasília

As inscrições para o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (Prouni), do Min­istério da Edu­cação (MEC), começam nes­ta terça-feira (13). Ele ofer­ece bol­sas de estu­do, inte­grais e par­ci­ais (50%), em insti­tu­ições par­tic­u­lares de edu­cação supe­ri­or, em cur­sos de grad­u­ação e sequen­ci­ais de for­mação especí­fi­ca, a estu­dantes brasileiros sem diplo­ma de nív­el supe­ri­or. Os inter­es­sa­dos têm até as 23h59 de sex­ta-feira (16) para se inscr­ev­er.

São ofer­tadas 134.329 bol­sas, sendo 69.482 inte­grais e 64.847 par­ci­ais, para 10.821 cur­sos em 952 insti­tu­ições de ensi­no supe­ri­or da rede pri­va­da.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal, por pes­soa, de até 1,5 salário mín­i­mo. Para as bol­sas par­ci­ais (50%), a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até três salários mín­i­mos por pes­soa.

Somente poderá se inscr­ev­er no Prouni,  estu­dante brasileiro que não pos­sua diplo­ma de cur­so supe­ri­or e que ten­ha par­tic­i­pa­do do Enem mais recente e obti­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos de média das notas. Além dis­so, o estu­dante não pode ter tira­do zero na redação.

As modal­i­dades de par­tic­i­pação são para os estu­dantes que ten­ham cur­sa­do todo o ensi­no médio na rede públi­ca ou na rede par­tic­u­lar na condição de bol­sista inte­gral da própria esco­la; estu­dantes com defi­ciên­cia, neste caso não é necessário ter cur­sa­do todo ensi­no médio na rede públi­ca ou na rede par­tic­u­lar na condição de bol­sista inte­gral da própria esco­la e, por fim,  pro­fes­sores  da rede públi­ca de ensi­no, no efe­ti­vo exer­cí­cio do mag­istério da edu­cação bási­ca, inte­grantes de quadro de pes­soal per­ma­nente de insti­tu­ição públi­ca. Nesse caso, não é necessário com­pro­var ren­da.

Processo seletivo

O can­dida­to a bol­sas do Prouni não pre­cisa faz­er vestibu­lar, nem estar matric­u­la­do na insti­tu­ição na qual pre­tende se inscr­ev­er. Entre­tan­to, é per­mi­ti­do às insti­tu­ições par­tic­i­pantes do pro­gra­ma sub­me­ter os pré-sele­ciona­dos a proces­so sele­ti­vo especí­fi­co, isen­to de cobrança de taxa. Essa infor­mação será dada ao can­dida­to no momen­to da inscrição.

O proces­so sele­ti­vo do Prouni tem uma úni­ca eta­pa de inscrição. Essa inscrição, gra­tui­ta, é fei­ta exclu­si­va­mente pela inter­net, na pági­na do Prouni. O can­dida­to pode escol­her, em ordem de prefer­ên­cia, até duas opções de insti­tu­ição, cur­so e turno den­tre as bol­sas disponíveis, de acor­do com seu per­fil.

O can­dida­to com defi­ciên­cia ou que se autode­clarar indí­ge­na, pre­to ou par­do, pode optar por con­cor­rer a bol­sas des­ti­nadas a políti­cas de ações afir­ma­ti­vas. Durante o perío­do de inscrição, o can­dida­to pode alter­ar as opções. Será con­sid­er­a­da vál­i­da a últi­ma inscrição con­fir­ma­da.

Pré-selecionados

Encer­ra­do o pra­zo de inscrição, o sis­tema do Prouni clas­si­fi­ca os estu­dantes de acor­do com as opções e as notas obti­das no Enem. Os estu­dantes são pré-sele­ciona­dos em ape­nas uma das opções de cur­so, obser­vadas a ordem escol­hi­da no momen­to da inscrição e o lim­ite de bol­sas disponíveis.

Serão real­izadas duas chamadas. A cada chama­da, os can­didatos pré-sele­ciona­dos têm um pra­zo para com­pare­cer à insti­tu­ição de ensi­no e apre­sen­tar os doc­u­men­tos que com­pro­vem as infor­mações prestadas na ficha de inscrição. Para se cer­ti­ficar da veraci­dade das infor­mações prestadas, a insti­tu­ição pode pedir ao estu­dante out­ros doc­u­men­tos que jul­gar necessários.

É per­mi­ti­da às insti­tu­ições a real­iza­ção de proces­so sele­ti­vo próprio dos pré-sele­ciona­dos pelo Prouni. Essa infor­mação é dada ao can­dida­to no momen­to da inscrição. Ness­es casos, as insti­tu­ições que optarem por proces­so próprio de seleção devem explicar for­mal­mente aos estu­dantes, no pra­zo máx­i­mo de 24 horas da divul­gação dos resul­ta­dos das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação, os quais não podem ser mais rig­orosos do que aque­les apli­ca­dos aos pré-sele­ciona­dos em seus proces­sos sele­tivos reg­u­lares. É veda­da a cobrança de taxas para real­iza­ção do proces­so sele­ti­vo próprio.

Fila de espera

Ao final das duas chamadas, o can­dida­to pode man­i­fes­tar inter­esse em par­tic­i­par da lista de espera do Prouni. As bol­sas even­tual­mente não preenchi­das nas duas chamadas serão ocu­padas pelos estu­dantes par­tic­i­pantes da lista de espera que com­pro­varem as infor­mações prestadas na ficha de inscrição.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …