...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Educação / Inscrições para o Prouni começam hoje

Inscrições para o Prouni começam hoje

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004 Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE
Repro­du­ção:  © Arqui­vo Agên­cia Bra­sil

Mais de 134 mil bolsas serão ofertadas; inscrições vão até sexta


Publi­ca­do em 13/07/2021 — 10:31 Por Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

As ins­cri­ções para o Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (Prou­ni), do Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), come­çam nes­ta ter­ça-fei­ra (13). Ele ofe­re­ce bol­sas de estu­do, inte­grais e par­ci­ais (50%), em ins­ti­tui­ções par­ti­cu­la­res de edu­ca­ção supe­ri­or, em cur­sos de gra­du­a­ção e sequen­ci­ais de for­ma­ção espe­cí­fi­ca, a estu­dan­tes bra­si­lei­ros sem diplo­ma de nível supe­ri­or. Os inte­res­sa­dos têm até as 23h59 de sex­ta-fei­ra (16) para se ins­cre­ver.

São ofer­ta­das 134.329 bol­sas, sen­do 69.482 inte­grais e 64.847 par­ci­ais, para 10.821 cur­sos em 952 ins­ti­tui­ções de ensi­no supe­ri­or da rede pri­va­da.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais, o estu­dan­te deve com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal, por pes­soa, de até 1,5 salá­rio míni­mo. Para as bol­sas par­ci­ais (50%), a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal deve ser de até três salá­ri­os míni­mos por pes­soa.

Somen­te pode­rá se ins­cre­ver no Prou­ni,  estu­dan­te bra­si­lei­ro que não pos­sua diplo­ma de cur­so supe­ri­or e que tenha par­ti­ci­pa­do do Enem mais recen­te e obti­do, no míni­mo, 450 pon­tos de média das notas. Além dis­so, o estu­dan­te não pode ter tira­do zero na reda­ção.

As moda­li­da­des de par­ti­ci­pa­ção são para os estu­dan­tes que tenham cur­sa­do todo o ensi­no médio na rede públi­ca ou na rede par­ti­cu­lar na con­di­ção de bol­sis­ta inte­gral da pró­pria esco­la; estu­dan­tes com defi­ci­ên­cia, nes­te caso não é neces­sá­rio ter cur­sa­do todo ensi­no médio na rede públi­ca ou na rede par­ti­cu­lar na con­di­ção de bol­sis­ta inte­gral da pró­pria esco­la e, por fim,  pro­fes­so­res  da rede públi­ca de ensi­no, no efe­ti­vo exer­cí­cio do magis­té­rio da edu­ca­ção bási­ca, inte­gran­tes de qua­dro de pes­so­al per­ma­nen­te de ins­ti­tui­ção públi­ca. Nes­se caso, não é neces­sá­rio com­pro­var ren­da.

Processo seletivo

O can­di­da­to a bol­sas do Prou­ni não pre­ci­sa fazer ves­ti­bu­lar, nem estar matri­cu­la­do na ins­ti­tui­ção na qual pre­ten­de se ins­cre­ver. Entre­tan­to, é per­mi­ti­do às ins­ti­tui­ções par­ti­ci­pan­tes do pro­gra­ma sub­me­ter os pré-sele­ci­o­na­dos a pro­ces­so sele­ti­vo espe­cí­fi­co, isen­to de cobran­ça de taxa. Essa infor­ma­ção será dada ao can­di­da­to no momen­to da ins­cri­ção.

O pro­ces­so sele­ti­vo do Prou­ni tem uma úni­ca eta­pa de ins­cri­ção. Essa ins­cri­ção, gra­tui­ta, é fei­ta exclu­si­va­men­te pela inter­net, na pági­na do Prou­ni. O can­di­da­to pode esco­lher, em ordem de pre­fe­rên­cia, até duas opções de ins­ti­tui­ção, cur­so e tur­no den­tre as bol­sas dis­po­ní­veis, de acor­do com seu per­fil.

O can­di­da­to com defi­ci­ên­cia ou que se auto­de­cla­rar indí­ge­na, pre­to ou par­do, pode optar por con­cor­rer a bol­sas des­ti­na­das a polí­ti­cas de ações afir­ma­ti­vas. Duran­te o perío­do de ins­cri­ção, o can­di­da­to pode alte­rar as opções. Será con­si­de­ra­da váli­da a últi­ma ins­cri­ção con­fir­ma­da.

Pré-selecionados

Encer­ra­do o pra­zo de ins­cri­ção, o sis­te­ma do Prou­ni clas­si­fi­ca os estu­dan­tes de acor­do com as opções e as notas obti­das no Enem. Os estu­dan­tes são pré-sele­ci­o­na­dos em ape­nas uma das opções de cur­so, obser­va­das a ordem esco­lhi­da no momen­to da ins­cri­ção e o limi­te de bol­sas dis­po­ní­veis.

Serão rea­li­za­das duas cha­ma­das. A cada cha­ma­da, os can­di­da­tos pré-sele­ci­o­na­dos têm um pra­zo para com­pa­re­cer à ins­ti­tui­ção de ensi­no e apre­sen­tar os docu­men­tos que com­pro­vem as infor­ma­ções pres­ta­das na ficha de ins­cri­ção. Para se cer­ti­fi­car da vera­ci­da­de das infor­ma­ções pres­ta­das, a ins­ti­tui­ção pode pedir ao estu­dan­te outros docu­men­tos que jul­gar neces­sá­ri­os.

É per­mi­ti­da às ins­ti­tui­ções a rea­li­za­ção de pro­ces­so sele­ti­vo pró­prio dos pré-sele­ci­o­na­dos pelo Prou­ni. Essa infor­ma­ção é dada ao can­di­da­to no momen­to da ins­cri­ção. Nes­ses casos, as ins­ti­tui­ções que opta­rem por pro­ces­so pró­prio de sele­ção devem expli­car for­mal­men­te aos estu­dan­tes, no pra­zo máxi­mo de 24 horas da divul­ga­ção dos resul­ta­dos das cha­ma­das, a natu­re­za e os cri­té­ri­os de apro­va­ção, os quais não podem ser mais rigo­ro­sos do que aque­les apli­ca­dos aos pré-sele­ci­o­na­dos em seus pro­ces­sos sele­ti­vos regu­la­res. É veda­da a cobran­ça de taxas para rea­li­za­ção do pro­ces­so sele­ti­vo pró­prio.

Fila de espera

Ao final das duas cha­ma­das, o can­di­da­to pode mani­fes­tar inte­res­se em par­ti­ci­par da lis­ta de espe­ra do Prou­ni. As bol­sas even­tu­al­men­te não pre­en­chi­das nas duas cha­ma­das serão ocu­pa­das pelos estu­dan­tes par­ti­ci­pan­tes da lis­ta de espe­ra que com­pro­va­rem as infor­ma­ções pres­ta­das na ficha de ins­cri­ção.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Pré-selecionados devem confirmar dados informados no ato de inscrição. Publi­ca­do …