...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Educação / Inscrições para o Revalida começam hoje

Inscrições para o Revalida começam hoje

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Prova será aplicada dia 5 de março em sete capitais e no DF


Publi­ca­do em 16/01/2023 — 06:02 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Estão aber­tas, a par­tir de hoje (16), as ins­cri­ções para a pri­mei­ra eta­pa do Exa­me Naci­o­nal de Reva­li­da­ção de Diplo­mas Médi­cos Expe­di­dos por Ins­ti­tui­ção de Edu­ca­ção Supe­ri­or Estran­gei­ra (Reva­li­da) 2023.

Os inte­res­sa­dos em par­ti­ci­par do exa­me têm até o dia 20 para e ins­cre­ver por meio do Sis­te­ma Reva­li­da. O valor da taxa é R$ 410, deven­do ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Reco­lhi­men­to da União (GRU).

A pro­va será apli­ca­da no dia 5 de mar­ço em Bra­sí­lia (DF), Cam­po Gran­de (MS), Curi­ti­ba (PR), Por­to Ale­gre (RS), Reci­fe (PE), Rio Bran­co (AC), Sal­va­dor (BA) e São Pau­lo (SP).

Segun­do o Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), podem par­ti­ci­par do exa­me pro­fis­si­o­nais bra­si­lei­ros ou estran­gei­ros em situ­a­ção legal no Bra­sil, que tenham diplo­ma de gra­du­a­ção em medi­ci­na expe­di­do por ins­ti­tui­ção de edu­ca­ção supe­ri­or estran­gei­ra, reco­nhe­ci­da no país de ori­gem ou órgão equi­va­len­te.

O exa­me é com­pos­to por uma eta­pa teó­ri­ca e outra prá­ti­ca que abor­dam, de for­ma inter­dis­ci­pli­nar, as cin­co gran­des áre­as da medi­ci­na: clí­ni­ca médi­ca, cirur­gia, gine­co­lo­gia e obs­te­trí­cia, pedi­a­tria e medi­ci­na da famí­lia e comu­ni­da­de (saú­de cole­ti­va).

A pri­mei­ra eta­pa (teó­ri­ca) é for­ma­da pela ava­li­a­ção escri­ta, com a apli­ca­ção de duas pro­vas: uma obje­ti­va, com­pos­ta por 100 ques­tões de múl­ti­pla esco­lha, e outra dis­cur­si­va, com cin­co ques­tões.

Quem for apro­va­do na pri­mei­ra eta­pa esta­rá apto para se sub­me­ter à ava­li­a­ção prá­ti­ca. O edi­tal com o cro­no­gra­ma para a rea­li­za­ção da segun­da eta­pa ain­da será divul­ga­do pelo Inep.

Apli­ca­do des­de 2011, o Reva­li­da tem por obje­ti­vo sub­si­di­ar a reva­li­da­ção, no Bra­sil, do diplo­ma de gra­du­a­ção em medi­ci­na expe­di­do no exte­ri­or. O exa­me ava­lia as habi­li­da­des, com­pe­tên­ci­as e os conhe­ci­men­tos neces­sá­ri­os para o exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal ade­qua­do aos prin­cí­pi­os e neces­si­da­des do Sis­te­ma Úni­co de Saú­de (SUS).

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Pais veem importância de atividade cultural na vida escolar dos filhos

Repro­du­ção: © Jose Cruz/Agência Bra­sil Opinião é de 97% dos entrevistados na pesquisa Hábitos Culturais …