...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Educação / Inscrições para vestibular da Uerj vão até 12 de janeiro

Inscrições para vestibular da Uerj vão até 12 de janeiro

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

São mais de 5,7 mil vagas para cursos de graduação


Publicado em 20/12/2021 — 11:35 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

Estão aber­tas até 12 de janeiro as inscrições para o Vestibu­lar 2022 da Uni­ver­si­dade do Esta­do do Rio de Janeiro (Uerj), que ofer­ece 5.736 vagas em 64 cur­sos de grad­u­ação no Rio, Duque de Cax­i­as, São Gonça­lo, Nova Fribur­go, Petrópo­lis e Resende. O edi­tal e todas as infor­mações estão no site.

Dev­i­do à pan­demia de covid-19, o vestibu­lar será real­iza­do em um úni­co exame, no dia 20 de março próx­i­mo, com questões de múlti­pla escol­ha e redação.

A parte obje­ti­va terá 60 questões das dis­ci­plinas Biolo­gia, Físi­ca, Geografia, História, Lín­gua Portuguesa/Literatura, Lín­gua Estrangeira (espan­hol, francês e inglês), Matemáti­ca e Quími­ca. São indi­ca­dos os livros de lit­er­atu­ra Sone­tos, de Luís de Camões, para a pro­va de Lín­gua Portuguesa/Literatura, e Uma janela em Copaca­bana, de Luiz Alfre­do Gar­cia-Roza, para a redação.

As aulas dos aprova­dos para o primeiro semes­tre terão iní­cio no dia 13 de jun­ho. Os clas­si­fi­ca­dos para o segun­do semes­tre começam em 19 de out­ubro.

Reserva de vagas

A Uerj ofer­ece aos can­didatos que vivem em condições de carên­cia socioe­conômi­ca a pos­si­bil­i­dade de con­cor­rer à reser­va de vagas no vestibu­lar, des­de que aten­dam ao req­ui­si­to de ter ren­da per capi­ta (por pes­soa da família) men­sal bru­ta igual ou infe­ri­or a R$ 1.650.

A dis­tribuição das vagas será da seguinte for­ma: 20% para estu­dantes negros, indí­ge­nas e ori­un­dos de comu­nidades quilom­bo­las; 20% para estu­dantes do ensi­no médio da rede públi­ca de ensi­no; 5% para pes­soas com defi­ciên­cia, fil­hos de poli­ci­ais civis e mil­itares, de bombeiros mil­itares e de inspetores de segu­rança e admin­is­tração pen­i­ten­ciária mor­tos ou inca­pac­i­ta­dos por moti­vo de serviço.

O estu­dante que ingres­sar na uni­ver­si­dade pelo sis­tema de cotas recebe a bol­sa per­manên­cia, que atual­mente é de R$ 550, até o tem­po máx­i­mo do cur­rícu­lo pre­vis­to para cada cur­so. Essa aju­da de cus­to tem o obje­ti­vo de garan­tir a fre­quên­cia nas dis­ci­plinas e ativi­dades.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Decisões favoráveis a policiais frustram famílias de vítimas no Rio

Repro­dução: © Freep­ick Em 2024, foram ao menos 5 absolvições ou transferências de corte Publicado …