...
domingo ,14 abril 2024
Home / Educação / Inscritos no Concurso Nacional Unificado têm até hoje para pagar taxa

Inscritos no Concurso Nacional Unificado têm até hoje para pagar taxa

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

1 milhão ainda não realizou o pagamento


Publi­ca­do em 16/02/2024 — 09:04 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC
Repro­du­ção: Arte/EBC

Dos 2,65 milhões de can­di­da­tos ins­cri­tos no Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do (CPNU), 1 milhão ain­da não rea­li­zou o paga­men­to, segun­do o Minis­té­rio da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos. O valor é R$ 60 para car­gos de nível médio e R$ 90 para nível supe­ri­or.

O pra­zo para paga­men­to da Guia de Reco­lhi­men­to da União (GRU) se encer­ra nes­ta sex­ta-fei­ra (16). A taxa pode ser paga no ban­co ou por meio de PIX, fazen­do uso de QR Code.

O cha­ma­do Enem dos Con­cur­sos vai sele­ci­o­nar 6.640 ser­vi­do­res para 21 órgãos públi­cos fede­rais. A pro­va – cons­ti­tuí­da de ques­tões obje­ti­vas espe­cí­fi­cas e dis­ser­ta­ti­vas, por área de atu­a­ção – será apli­ca­da no dia 5 de maio em 220 cida­des de todas as uni­da­des fede­ra­ti­vas.

Os ins­cri­tos pode­rão veri­fi­car os dados finais no dia 29 de feve­rei­ro, por meio do site da Ces­gran­rio, que é ban­ca rea­li­za­do­ra do pro­ces­so sele­ti­vo e por onde está sen­do rea­li­za­do o pro­ces­so de ins­cri­ção, com o uso da con­ta gov.br.

Local de prova e resultado

A con­sul­ta sobre o local de pro­va esta­rá dis­po­ní­vel a par­tir do dia 29 de abril. A pre­vi­são é que no dia 3 de junho sejam divul­ga­dos os resul­ta­dos das pro­vas obje­ti­vas, e pre­li­mi­na­res das pro­vas dis­cur­si­vas e de reda­ção. No dia 30 de julho, deve sair o resul­ta­do final, indi­can­do a clas­si­fi­ca­ção dos apro­va­dos.

De acor­do com o Minis­té­rio da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, o con­cur­so foi pla­ne­ja­do de for­ma a pro­mo­ver igual­da­de de opor­tu­ni­da­de de aces­so a car­gos públi­cos efe­ti­vos, zelan­do pelo prin­cí­pio da impes­so­a­li­da­de na sele­ção dos can­di­da­tos em todas as fases e eta­pas do cer­ta­me.

A ela­bo­ra­ção bus­cou, tam­bém, padro­ni­zar pro­ce­di­men­tos na apli­ca­ção das pro­vas, bem como apri­mo­rar os méto­dos de sele­ção de ser­vi­do­res públi­cos, “de modo a pri­o­ri­zar as qua­li­fi­ca­ções neces­sá­ri­as para o desem­pe­nho das ati­vi­da­des ine­ren­tes ao setor públi­co”.

O minis­té­rio aler­ta os can­di­da­tos sobre a impor­tân­cia de esta­rem cien­tes do con­teú­do do edi­tal esco­lhi­do. Ao todo são oito docu­men­tos que reú­nem as regras para con­cor­rer a uma ou mais car­rei­ras divi­di­das por blo­cos temá­ti­cos.

 

Arte Enem dos Concursos. Reserva de Vagas e Cronograma. Foto: Arte/EBC

 

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Lista de pré-selecionados atrasou quatro dias Publi­ca­do em 02/03/2024 — …